Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sporting CP

Primeiras medalhas Leoninas na Turquia

Por Sporting CP
03 Mar, 2023

Ouro para Auriol Dongmo e bronze para Roman Kokoshko no lançamento do peso

O segundo dia dos Campeonatos da Europa de atletismo em pista coberta, na Ataköy Arena, em Istambul, na Turquia, trouxe excelentes notícias para o Sporting Clube de Portugal. Dos 15 Leões e Leoas convocados - uma representação recorde - dez estiveram, esta sexta-feira, em competição num dia de várias decisões e corresponderam com grandes resultados entre a elite europeia.

Os principais destaques do dia deram-se ambos no lançamento do peso, tanto no masculino como no feminino, com Auriol Dongmo (ouro) e Roman Kokoshko (bronze) a conquistarem as primeiras medalhas Leoninas na Turquia.

E foi por muito pouco que não se somaram mais duas, uma vez que Tiago Pereira (triplo salto) e Jéssica Inchude (lançamento do peso) foram ambos quartos classificados e ficaram, respectivamente, a apenas seis e nove centímetros dos pódios. Além disso, o velocista João Coelho bateria o recorde de Portugal nos 400 metros, num dia com várias prestações a destacar.

Ora, para repetir um título europeu que tinha alcançado em 2021, Auriol Dongmo assinou, em Istambul, uma prova absolutamente dominadora. Logo a abrir o concurso, apresentou-se com um lançamento de 19,63 metros e nunca mais saiu da liderança da final. Se essa marca já significava a melhor feita este ano na Europa, a Leoa ainda voltaria a superar-se, no terceiro ensaio, com 19,76 metros - 18,68m, nulo, 19,38m e 19,62 foram os seus restantes registos.

A medalha de ouro nunca esteve em causa, batendo a sua concorrência em toda a linha. Concorrência essa que até chegaria a ser liderada por outra Leoa, neste caso, Jéssica Inchude, quando no quarto ensaio se fez com o segundo lugar, graças a um lançamento de 18,33.

No entanto, primeiro, a alemã Sara Gambetta assaltou o segundo lugar (18,83m) e, já na última ronda de lançamentos, a sueca Fanny Roos (18,42m) roubaria a Jéssica Inchude a hipótese de subir ao pódio. A atleta Leonina foi para o seu último lançamento a nove centímetros de distância do bronze, mas já não iria além de 18,29 metros, ficando às portas das medalhas - dois nulos, 18,12m e 18,06m foram as suas restantes marcas.

Contudo, a primeira medalha verde e branca nestes Campeonatos da Europa em pista coberta seria responsabilidade do ucraniano Roman Kokoshko, também no lançamento do peso. O Leão de 26 anos começaria da melhor maneira possível com um lançamento de 21,25 metros que o atirou de imediato para a liderança da prova, até que a concorrência começou a subir de nível.

O italiano Zane Weir - em grande - mostrou-se, primeiro, com uma marca de 21,89 metros e embora ainda tenha sido ultrapassado pelos 21,92 metros do checo Tomáš Stanek, respondeu de imediato com um lançamento impressionante: 22,06 metros, assinando a melhor marca europeia do ano e a segunda melhor do mundo.

Nesta fase, o atleta dos Leões ficou-se pelos 20,57 metros no segundo ensaio e perderia o terceiro lugar para o croata Filip Mihaljevic (21,42 metros). No entanto, quando tudo parecia muito difícil e nada saía a Roman Kokoshko - acumulou três nulos seguidos -, o lançador do Sporting CP encheu-se de inspiração para um grande momento no seu último lançamento: atingiu a marca dos 21,84 metros, arrebatou o terceiro lugar e a correspondente medalha de bronze e fixou um novo recorde da Ucrânia - 21,66 metros era o seu recorde pessoal.

Pouco depois, no triplo salto, Tiago Pereira ficaria a um pequeno passo das medalhas. O seu salto inaugural, de 16,29 metros, deixou-o de imediato no segundo lugar do concurso, apenas atrás do compatriota Pedro Pichardo, que acabaria por sair vencedor e somar, juntamente com Auriol Dongmo, as duas medalhas conquistadas até ao momento por Portugal.

O atleta verde e branco cairia, depois, na classificação - 16,10m, nulo e 16,32m – até que no quinto e penúltimo salto chegou aos 16,51 metros, a sua melhor marca do ano, e ao quarto lugar. Ainda com um salto por fazer, Tiago Pereira - a três centímetros do bronze - não foi além dos 16,34 metros.

Na final do triplo salto, mas na vertente feminina, estará mais uma vez Patrícia Mamona, onde terá na mira a hipótese de revalidar o seu título. A decisão está marcada para amanhã, sábado, às 19h50 locais (16h50 em Portugal continental).

Para lá chegar, a Leoa saiu da qualificação com um segundo lugar, esta manhã, depois de no primeiro salto ter atingido logo a marca de 14,09 metros, a um escasso centímetro da qualificação directa. Patrícia Mamona ainda fez um outro ensaio - nulo – e acabou por prescindir do último.

Já no salto em altura, Andriy Protsenko, atleta ucraniano do Sporting CP, também não teve problemas para garantir um lugar na final da sua disciplina: ultrapassada a fasquia dos 2,19 metros, ficou entre os oito melhores que discutirão, este domingo (16h00), as medalhas nestes Campeonatos da Europa em pista coberta.

Por seu turno, outro dos protagonistas com as cores nacionais seria também João Coelho, velocista do Sporting CP. Logo a abrir este segundo dia de competição em Istambul, o atleta verde e branco deu continuidade à sua boa época e, na qualificação, bateu o recorde de Portugal nos 400 metros em pista coberta com 46”54 no relógio – e um terceiro lugar que lhe deu acesso às meias-finais. Seria nessa fase, a correr na pista interior da primeira série, que encerraria a sua participação com um quinto lugar e um registo de 46”69.

Por sua vez, durante a manhã, Lorène Bazolo e Rosalina Santos conseguiram apurar-se para a meia-final dos 60 metros, já na parte da tarde, onde seriam, respectivamente, sétima (7“34) na segunda série e quinta (7”35) na primeira, ficando ambas eliminadas.

Também a Leoa Salomé Afonso esteve em acção no palco europeu, acabando com um sétimo lugar (4’16”59) na terceira das meias-finais nos 1500 metros.