Sporting CP vice-campeão nacional de corta-mato
26 Nov, 2023
Leoas e Leões no segundo lugar. Três títulos por equipas na formação
As equipas feminina e masculina do Sporting Clube de Portugal de atletismo terminaram no segundo lugar na prova colectiva da 100.ª edição do Campeonato Nacional de corta-mato longo.
As Leoas tiveram quatro atletas nos dez primeiros lugares. Fancy Cherono foi segunda classificada, Neide Dias foi quarta, Ana Mafalda Ferreira quinta e Carla Salomé Rocha oitava posicionada, para o segundo lugar colectivo.
Já nos homens, igualmente vice-campões nacionais, Vincent Kipsang Rono terminou a prova na segunda posição e Rui Pinto foi o melhor atleta português Leonino, com o sexto posto. O Sporting CP fechou a classificação colectiva com Rúben Amaral no 11.º lugar e Hélio Gomes em 14.º.
O Sporting CP conquistou ainda três títulos nacionais por equipas e foi o grande dominador nos escalões de formação, com os triunfos por equipas em sub-18 masculinos e femininos e sub-20 em masculinos, enquanto a equipa feminina de sub-20 foi vice-campeã nacional. Na estafeta mista, o emblema de Alvalade terminou no segundo lugar.
Inês Borba, do Sporting CP, foi a Campeã Nacional sub-23 e Rúben Amaral, também do Sporting CP, foi vice-campeão no mesmo escalão.
O evento foi também marcado pela homenagem aos Campeões Nacionais de corta-mato da história, entre eles o mais vencedor de todos, o campeoníssimo Carlos Lopes, do Sporting CP, que somou dez títulos individuais.