Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

José Carlos Pinto reforça o atletismo do Sporting CP

Por Sporting CP
03 Jan, 2026

Atleta aponta a objectivos ambiciosos e quer honrar a história do Clube

O Sporting Clube de Portugal continua a reforçar a sua equipa de atletismo com a chegada de José Carlos Pinto, meio-fundista que no passado dia 31 de Dezembro firmou novo recorde nacional nos cinco quilómetros de estrada. Para o atleta de 28 anos, representar o Sporting CP tem um significado especial. 

"É fantástico. O Sporting CP foi um grande impulsionador do atletismo desde o início, teve grandes nomes a correr pelo Clube, e é incrível poder continuar esse legado. É um sentimento inexplicável", confessou em declarações aos meios do Clube, traçando já metas bem definidas, do imediato até ao horizonte olímpico.

"A curto prazo temos já a Taça da Europa de Corta-Mato dos Clubes Campeões Europeus, e o meu objectivo é ajudar o Clube a conquistar essa competição, na estafeta mista. Depois disso, temos os Campeonatos Nacionais de Clubes. Individualmente, quero tentar, dentro de cerca de dez dias, bater o recorde nacional dos dez quilómetros de estrada. Venho agora de conseguir o recorde nacional dos cinco quilómetros, por isso creio que estou num bom momento de forma", explicou. "A longo prazo, claro, estão os Jogos Olímpicos de 2028, e ajudar o Clube no máximo de provas possível e angariar o maior número de pontos possível", apontou. 

O reforço verde e branco assume também uma responsabilidade junto dos mais jovens, que abraça com alegria.

"Espero poder ser um dia um exemplo para os atletas mais novos. É muito especial saber que alguns miúdos olham para mim como eu olhava para atletas mais antigos. Isso é muito bom", garantiu, ao mesmo tempo que acredita que a chegada ao Sporting CP será igualmente um espaço de crescimento pessoal e desportivo.

"Existe sempre espaço para aprender em todo o lado. Uma das melhores facetas do atletismo do Sporting CP é o sentido de camaradagem. É fantástico ter uma equipa em que somos bem recebidos, e eu estou a notar isso. Já tinha estado ligado ao Clube noutras ocasiões, ainda que sem estar dentro da instituição, e sempre fui muito bem tratado. É muito bom sentir-me em casa", atirou. 

Já Paulo Reis, director técnico do atletismo Leonino, sublinhou o impacto que o atleta poderá ter no presente e no futuro da modalidade no Clube. 

"Vai ter um impacto enorme, desde logo pelos resultados desportivos que pode aportar. É um atleta muito polivalente e extremamente competitivo, mas também pode ser uma grande influência para as novas gerações pela perseverança e pela luta constante pelos seus objectivos", começou por elogiar o responsável, que destacou ainda o percurso do atleta e a sua capacidade de superação. 

"Ao longo da carreira, quando teve de mudar de enquadramento técnico ou até de país para treinar, nunca teve receio de dar esses passos à procura do melhor. Esse nível de compromisso é um grande exemplo para os jovens que temos no Clube, sobretudo no meio-fundo, onde há muitos atletas a apostar forte", frisou. 

Paulo Reis recordou ainda que José Carlos Pinto mantinha já uma ligação próxima ao universo verde e branco. 

"Treinou durante muito tempo com atletas do Sporting CP, como a Patrícia Silva, a Susana Silva, o David Garcia ou a Marta Castro. Era um atleta já entrosado com a nossa equipa, apesar de ainda não representar oficialmente o Clube. Acredito que terá um impacto enorme, quer em termos desportivos, quer na influência positiva junto das novas gerações", finalizou.