Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto David Martins

Entrada de Leão

Por Sporting CP
21 maio, 2021

Basquetebol vence FC Porto e adianta-se na final

A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta sexta-feira, o FC Porto por 74-72 (17-14, 18-12, 11-24 e 28-22) no primeiro jogo da final do play-off da Liga Placard. Num embate com emoção até ao fim no Pavilhão João Rocha, Micah Downs foi o elemento em maior destaque ao apontar 27 pontos.

O jogo era de resultado imprevisível, como provam as duas vitórias para cada lado nos quatro duelos anteriores em 2020/2021, e o Sporting CP entrou a vencer por 4-0 graças aos dois lançamentos certeiros de James Ellisor. O FC Porto reagiu com um parcial de 7-0, mas os Leões responderam com 11-0, passando o resultado para 15-7. Em destaque, um triplo certeiro de Diogo Ventura.

O FC Porto reagiu ligeiramente nos minutos finais do primeiro quarto e reduziu a desvantagem para três pontos. Na frente por 17-14, o Sporting CP seguiu para o segundo quarto num jogo em que estava particularmente bem nas penetrações.

No recomeço, voltou a ser o Sporting CP a entrar bem, desta feita com um lançamento triplo de Micah Downs. Com alguma naturalidade, os Leões aumentaram a vantagem e dominaram as incidências. O jogo estava com poucos pontos e as defesas superiorizavam-se aos ataques, mas ao intervalo eram os visitados que estavam a ganhar por nove pontos (35-26). Com 11 pontos, Diogo Ventura era o melhor marcador.

O FC Porto reagiu, e de que maneira, no terceiro quarto, recuperando a desvantagem e passando para a frente nos 39-41. Com um parcial de 10-0, os dragões conseguiram mesmo deixar o Sporting CP cinco pontos atrás (39-44) e, mais tarde, dobraram essa diferença (40-50).

A situação não estava fácil para o emblema de Alvalade, mas uma boa ponta final, com triplos de Micah Downs e Shakir Smith, este último de muito longe, deixaram tudo em aberto para os dez minutos finais. O marcador assinalava um 46-50 favorável ao FC Porto.

Nada fazia adivinhar, contudo, o que aconteceria no último quarto. Os triplos começaram a entrar de parte a parte, com especial destaque para Micah Downs. O norte-americano do Sporting CP acertou dois consecutivos, Shakir Smith e Pedro Catarino também facturaram da linha dos três pontos e, com grande mérito, o conjunto de Luís Magalhães passou para a frente (65-64).

O FC Porto não desistiu e deu luta até ao fim, mas um novo triplo de Micah Downs, um afundanço de John Fields e um lançamento certeiro de Travante Williams mantiveram o Sporting CP na disputa pela vitória. Com 72-72 no marcador, os Leões tiveram a última posse de bola e quem resolveu foi... Micah Downs. O camisola 33 conquistou três lances livres a um segundo do fim, acertou dois e falhou propositadamente o último para não permitir o ataque portista e o clássico terminou com 74-72 para os visitados.

Vantagem Sportinguista na final do play-off, com o segundo jogo a acontecer já este domingo, 23 de Maio, novamente no Pavilhão João Rocha.

Sporting CP: Travante Williams (6), Francisco Amiel, John Fields (6), Shakir Smith (11), Jeremias Manjate, Diogo Ventura (11), João Fernandes, Cláudio Fonseca, Diogo Araújo, Pedro Catarino (5), Micah Downs (27) e James Ellisor [C] (8).