Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Lomba e Isabel Silva

Susana Cova: "Jogar no Estádio José Alvalade é inspirador"

Por Sporting CP
21 maio, 2021

Leoas e águias disputam título na última jornada

A equipa feminina do Sporting Clube de Portugal recebe, neste sábado (17h00), o SL Benfica no Estádio José Alvalade na 14.ª – e última – jornada da fase de apuramento de campeão da Liga BPI. Os dois emblemas estão separados por apenas dois pontos na classificação (SL Benfica: 36 e Sporting CP: 34) e às Leoas só a vitória interessa para conquistar o terceiro campeonato nacional, depois dos títulos de 2016/2017 e 2017/2018.

Susana Cova, treinadora da formação verde e branca, fez a antevisão ao dérbi deste sábado.

"Vai ser um jogo desafiante, com resultado incerto, e é algo que desejávamos há muito tempo em Portugal. É maravilhoso chegar ao fim do campeonato e disputarmos uma partida decisiva", começou por dizer aos jornalistas presentes na Academia Sporting, enaltecendo ainda o facto de a partida se realizar no Estádio José Alvalade, onde já treinaram na manhã desta sexta-feira: "Estas jogadoras merecem tudo isto e é óptimo terem acesso a este palco. Naturalmente, gostaríamos de ter público, ainda assim, isto é engrandecedor para o Sporting CP e para o futebol feminino. Vemos isso com gratidão e como um prémio pelo esforço e trabalho do grupo".

Até ao momento, os dois conjuntos enfrentaram-se por três vezes na temporada, com as Leoas a vencerem os dois jogos do campeonato, enquanto a final da Taça da Liga caiu para as águias. Ainda assim, a treinadora Leonina não atribui favoritismos.

"A equipa favorita vai ser aquela que trabalhar mais dentro de campo. Por isso, vamos trabalhar para apresentar a nossa melhor versão, de forma a que possamos ser colectivas, fazendo as coisas nos timings certos", referiu Susana Cova, antes de considerar que a derrota no último jogo, em Braga (2-1), "faz parte do percurso" e que agora resta "fazer melhor logo a seguir".

Depois de elogiar o projecto de formação do Sporting CP, que vai dando frutos com "várias jogadoras a chegarem à equipa principal", a treinadora das Leoas destacou por fim o facto de na decisão de sábado estarem frente-a-frente duas mulheres no comando técnico das equipas.

"É mais um indicador de evolução no futebol nacional, o que abre portas a outras treinadoras para que possam chegar a estas fases desafiantes e decisivas, estando não só dentro de campo como também a liderar o processo", concluiu.

Ana Borges, jogadora do Sporting CP, também perspectivou o dérbi que decidirá o título.

"Aconteceu este ano e acho que não se pode esperar um jogo melhor e num palco tão grande. Jogando no Sporting CP, qualquer jogador ou jogadora quer jogar em Alvalade e mais motivador ainda na última jornada para conquistar um título. Apesar de vazio, até porque nós e os adeptos merecíamos público, queremos conquistar este título por eles", sublinhou.

Ainda de acordo com Ana Borges, apesar do desaire em Braga, a mentalidade Leonina não mudou.

"Pensamos da mesma forma, entramos sempre para ganhar, porque quem pensa em empatar está mais perto de perder. Sabemos que continuamos a depender de nós e queremos os três pontos", disse, antes de sentenciar que "seria óptimo" juntar no mesmo ano o título nacional feminino ao masculino.