Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais/Sérgio Martins

Domínio avassalador na Europa

Por Sporting CP
03 Nov, 2021

​Leões não deram hipótese ao Antwerp Giants e venceram por 77-53

A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal venceu o Antwerp Giants por 77-53, esta quarta-feira, na quarta ronda do grupo F da FIBA Europe Cup. Os Leões alcançaram assim o terceiro triunfo consecutivo na prova e estão mais perto de garantir o acesso à próxima fase.   
 
Depois da derrota encaixada no jogo da primeira volta diante da formação belga (80-75), o Pavilhão João Rocha esteve bem preenchido para um duelo que se perspectivava de elevada dificuldade. Do outro lado estava o líder do grupo e a única equipa que ainda não sofrera qualquer desaire, cenário que os Leões conseguiram reverter com uma vitória clara e inquestionável.
 
Luís Magalhães apostou num cinco inicial com Travante Williams, Diogo Ventura, Joshua Patton, Micah Downs e Joshua Martin, turma que deu bem conta do recado nos dez minutos inaugurais. Muito fortes defensivamente, os Campeões Nacionais foram superiores em todos os capítulos e provocaram vários turnovers e faltas do adversário, que apresentou uma baixa eficácia de dois pontos, o que resultou numa vantagem de 19-10 para os homens da casa.
 
No segundo quarto, já com uma equipa praticamente renovada, os Leões começaram por revelar algumas dificuldades e marcaram apenas quatro pontos nos cinco minutos iniciais. Em sentido inverso, o Antwerp Giants afinou a pontaria e foi aproximando-se aos poucos (23-18), só que o facto de ter atingido cedo as cinco faltas abriu caminho a nova fuga Leonina. Com 11 pontos neste período (três triplos), Travante Williams foi decisivo para o 38-24 ao intervalo. 
 

 
A segunda parte trouxe um domínio avassalador do conjunto de Alvalade, que se viu embalado pelos triplos de Travante Williams, Micah Downs e Joshua Martin. Bastante assertiva a lançar de todo o lado, a turma Leonina foi aumentando aos poucos a distância no placard, sempre com o forte apoio do público, e chegou aos dez minutos finais a vencer por 65-36, consequência de um parcial de 27-12, no terceiro quarto, em que só deu Sporting CP.   
 
Já com tudo praticamente decidido, o último período da partida foi quase uma formalidade, com Luís Magalhães a dar minutos aos atletas menos utilizados. Notou-se algum relaxamento por parte do Sporting CP mas, ainda assim, o conjunto de Antuérpia foi incapaz de retirar dividendos dessa situação e viu-se condenado à primeira derrota na prova por 77-53.
 
Nota de destaque para Travante Williams, que foi o MVP da partida com 27 pontos, quatro ressaltos e nove assistências, e para Micah Downs, que somou 18 pontos, quatro ressaltos e uma assistência. Já Joshua Patton registou 13 pontos, oito ressaltos e três assistências.
 
Os Leões ascendem assim à liderança do grupo F com os mesmos sete pontos do Antwerp Giants. O duelo da quinta jornada, em casa dos belgas do Mons-Hainaut, está agendado para a próxima quarta-feira, dia 10 de Novembro. Antes disso, a turma de Alvalade desloca-se ao terreno do SC Lusitânia, este sábado, para disputar a sétima ronda do Campeonato Nacional.
 
Sporting CP: Travante Williams (27), Diogo Ventura [C] (6), Micah Downs (18), Joshua Martin (3) e Joshua Patton (13); António Monteiro (2), Tanner Omlid (3), Afonso Guedes, Miguel Maria Cardoso (3), Mike Fofana (2) e Daniel Machado.