Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leões metem a sexta nos Açores

Por Sporting CP
06 Nov, 2021

Vitória suada em casa do SC Lusitânia (83-89)

No regresso ao Campeonato Nacional, a equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal visitou e bateu, neste sábado à noite, o SC Lusitânia por 83-89 na sétima jornada da fase regular.
Com 26 pontos, dez ressaltos e duas assistências, Travante Williams foi o MVP da partida que selou a sexta vitória consecutiva para os comandados de Luís Magalhães, conseguida num recinto sempre exigente.

Com Travante, Diogo Ventura, Tanner Omlid, Joshua Patton e Micah Downs no cinco incial, seriam os Leões a abrir o marcador na ilha Terceira (0-2), mas a reacção dos açorianos - que em seis jogos só tinham sofrido uma derrota - foi imediata (6-2). Contudo, do lado verde e branco emergiram Omlid e Travante, com quatro pontos cada um, para virar de novo o resultado (6-8). Sempre na frente do marcador, a turma de Alvalade fechou o primeiro quarto em 19-20.

Apesar da forte entrada do SC Lusitânia (26-23), a eficácia ofensiva verde e branca fez a diferença até ao intervalo. Downs recolocou os Leões na liderança (26-27) e António Monteiro – dois triplos -, Daniel Relvão e Omlid alargaram a vantagem, chegando ao 29-38. Daí em diante, o Sporting CP impôs a sua superioridade e saiu para o descanso a vencer por 41-52. Travante (15 pontos, quatro ressaltos e uma assistência) e Omlid (13 pontos e três ressaltos) eram os principais destaques individuais.

De forma implacável, com um parcial de 9-0 no reatamento, o emblema terceirense aproveitou o desacerto atacante dos Leões neste quarto – apenas 14 pontos marcados - e reentrou na discussão do encontro (50-52). Logo de seguida, dois triplos consecutivos de Travante e Downs colocaram um ponto final na 'seca' Leonina, minimizando os estragos (50-58). 

Ainda assim, com Alexander Thompson em evidência (15 pontos, cinco ressaltos e duas assistências), o SC Lusitânia nunca baixou os braços e manteve-se a par e passo no marcador, deixando tudo em aberto para os últimos dez minutos (65-66).

Mais forte desde o início, a turma de Alvalade foi aguentando a vantagem (67-73), apesar do último esforço do conjunto terceirense (72-73). O jogo acelerou nos últimos minutos, mas um novo triplo de Monteiro e um cesto de Relvão deixaram o marcador em 75-80 a pouco mais de um minuto e meio do fim. 

O ponto final na incerteza chegou desde a linha de lance livre, com Ventura a fazer o 81-85, antes de Downs concluir o 83-89 final. Ainda com uma jornada em atraso, os Leões de Luís Magalhães somam 11 pontos em seis jogos no campeonato, antes de voltarem a subir ao palco europeu às 19h30 desta quarta-feira: deslocação à Bélgica para disputar a quinta jornada do grupo F da FIBA Europe League contra o Belfius Mons-Hainaut.

Sporting CP: Travante Williams (26), Miguel Maria Cardoso, Diogo Ventura [C] (10), António Monteiro (14), Tanner Omlid (13), Daniel Relvão (8), Joshua Martin, Joshua Patton, Micah Downs (18) e Daniel Machado.