Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Novo teste exigente no Torneio Internacional de Lisboa

Por Sporting CP
04 Set, 2022

Dérbi decidido nos detalhes já em tempo extra (90-89 a.p.)

Depois de ter batido os espanhóis do Club Unicaja Baloncesto (85-82), a equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal caiu, este domingo, diante do SL Benfica por 90-89, após prolongamento, na final da segunda edição do Torneio Internacional de Lisboa.

Com Travante Williams, Ricardo Monteiro, Marko Loncovic, Diogo Ventura e Isaiah Armwood no cinco inicial, os Leões arrancaram com eficácia (3-8). Primeiro, Armwood e Travante iam fazendo a diferença para o lado verde e branco (8-14) e Aaron Broussard, para as águias, respondia (15-16). Muito equilíbrio em campo e no marcador nos primeiros dez minutos (18-18).

A seguir, Marcus LoVett Jr – 15 pontos ao intervalo - também emergiu a partir do banco de suplentes e contribuiu de forma decisiva para manter o Sporting CP na frente, primeiro, por 21-27 e, depois, 27-32. Já Diogo Ventura destacava-se com quatro assistências.

Depois, o SL Benfica reagiu, sobretudo, a partir de lançamentos exteriores e virou o resultado, mas por pouco tempo, uma vez que, sob o cesto, Loncovic garantiu a liderança ao intervalo para os Leões (38-39). Muita luta e dois emblemas quase sempre a par e passo no marcador, apesar da maior eficácia geral do Sporting CP (37%-46%). Por sua vez, era nos lances livres que os encarnados respondiam para se manterem por perto (62%-50%).

O reatamento trouxe um ritmo alto e com um João Fernandes omnipresente o ascendente foi verde e branco (39-46). Aproveitando algumas imprecisões, o SL Benfica, sobretudo à boleia de James Ellisor, foi assumindo algumas vantagens (58-56), mas António Monteiro encadeou três triplos para continuar a baralhar as contas, deixando tudo em aberto para os derradeiros dez minutos (61-63).

Ainda que a contar para um torneio de pré-época, as picardias e o lado emotivo do dérbi não ficaram esquecidos, aquecendo sempre um encontro disputado ao limite em cada bola.

A abrir o quarto período, o poste Ricardo Monteiro exibiu a sua capacidade para lançar de várias zonas e António Monteiro manteve a eficácia da linha de três pontos, abrindo uma brecha no resultado (61-68), que, no entanto, foi anulada pelas águias a cerca de cinco minutos do fim (73-70).

Era tal o equilíbrio de forças que nem os últimos instantes decidiram o dérbi. Mais um triplo de Broussard deu uma vantagem tardia às águias, mas na hora certa LoVett Jr apareceu e numa jogada com cesto e falta repôs a igualdade, levando o jogo a tempo extra (78-78).

Aqui tudo seguiu também a par e passo e, apesar do cansaço, deram-se momentos de muita qualidade, como o triplo longínquo de Travante para o 85-85. No entanto, a margem de três pontos alcançada perto do fim pelo SL Benfica bastaria para encerrar duas horas e meia de acção em 90-89.

Assim, os Leões de Pedro Nuno Monteiro terminaram no segundo lugar do Torneio Internacional de Lisboa, depois de um fim-de-semana muito competitivo para continuar a preparar a nova temporada.

Sporting CP: Travante Williams (10), Ricardo Monteiro (12), Marko Loncovic (4), Diogo Ventura [C] (9), António Monteiro (11), João Fernandes (8), DJ Fenner, João Troni, Diogo Araújo, Isaiah Armwood (12), Ivica Radić (2) e Marcus LoVett Jr (21).