Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Pedro Nuno Monteiro: "Temos de ser colectivos"

Por Sporting CP
13 Dez, 2022

Quarta-feira é dia de dérbi de basquetebol na Luz (19h00)

A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal desloca-se, esta quarta-feira, ao recinto do SL Benfica para disputar a 12.ª jornada da Liga, dando início à segunda volta da fase regular.

Em declarações aos meios de comunicação do Clube, Pedro Nuno Monteiro, treinador dos Leões, começou por fazer um balanço “positivo” desta primeira fase da época, antes de abordar o dérbi.

"Ganhámos a Supertaça, o único troféu que já foi disputado, e qualificámo-nos para a FIBA Europe Cup. Em termos de resultados e de evolução da equipa, tivemos dois períodos, um em que a equipa cresceu e cumpriu com esses objectivos e outro em que, na parte final da competição europeia, houve muito desgaste e tivemos um declínio. Agora estamos numa fase para nos reconstruir, precisámos de tempo, estamos a integrar o [Joshua] Patton e falta-nos mais um jogador", resumiu o técnico, mostrando-se confiante no que se segue: "A partir daqui, prevemos que a equipa vai voltar a subir e quando chegar a Taça Hugo dos Santos vamos estar prontos para disputar esse troféu também".

Agora, segue-se o SL Benfica, que esta época só perdeu dois jogos, um com os espanhóis do ICL Manresa para a Basketball Champions League e o outro na Supertaça, precisamente, perante o Sporting CP. 

"Temos de nos preocupar connosco", realçou Pedro Nuno Monteiro, considerando que se pode retirar “muita coisa positiva desse jogo”. "O nosso objectivo é sempre o mesmo: estar nos momentos de decisão", traçou ainda.

Com dois pontos a separarem os dois rivais na Liga, SL Benfica (22 pontos) e Sporting CP (20 pontos) partem para o quarto dérbi entre os dois emblemas em 2022/2023. Em jogos habitualmente decididos por detalhes, “pode fazer a diferença a forma como a equipa se preparar mentalmente”, apontou o treinador, antes de perspectivar o encontro, apostado em trazer algumas melhorias comparativamente ao último dérbi, no Pavilhão João Rocha.

"Temos de ser colectivos, foi uma coisa que nos falhou no último dérbi em casa, e sermos eficientes nos nossos tiros abertos. Falhámos muito em momentos decisivos e o SL Benfica não falhou esses lançamentos e criou uma diferença decisiva, que nos dificultou muito a voltar ao jogo, apesar de o termos tentado", referiu.

“As equipas conhecem-se muito” e “o tempo para treinar não é muito”, disse Pedro Nuno Monteiro, acrescentando que, ainda assim, “não são muitas, mas há sempre formas de surpreender com alguma coisa", atirou, por fim.