Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

"Se chegarmos à final, não podemos perder"

Por Sporting CP
25 Abr, 2019

Deo e Guitta falaram sobre a final four da UEFA Futsal Champions League

Um tem várias final four no currículo, enquanto o outro é estreante nesta fase. Contudo, ambos partilham uma carreira de sucesso com vários títulos no palmarés. Deo e Guitta, elementos da equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal que está em Almaty, Cazaquistão, falaram sobre a UEFA Futsal Champions League, sobre a importância de levar a taça para Lisboa e não esconderam o carinho que sentem por parte dos adeptos Leoninos.

"O sentimento é o mesmo das outras vezes. Sabemos que é uma competição onde várias equipas e vários jogadores gostavam de estar. Somos privilegiados por estar aqui mais uma vez. Claro que temos mérito, mas o sentimento continua o mesmo, assim como o nervosismo, a ansiedade e a vontade de vencer a competição", começou por dizer Deo em entrevista à Sporting TV, explicando de seguida que as finais são para vencer. "Se chegarmos à final, não podemos perder. Já tivemos várias oportunidades. É lógico que enfrentámos equipas muito fortes, mas nós também o somos. Vamos ter um jogo muito difícil e quem errar menos vai ganhar. Mas merecemos, pelo menos estar na final", acrescentou.

Para Guitta, no entanto, "a sensação é diferente". O guarda-redes brilhou durante muitos anos no futsal brasileiro e chegou agora à final four da UEFA Futsal Champions League logo no ano de estreia, o que o deixa claramente orgulhoso. "Por mais que já tenha disputado provas internacionais, é a primeira deste nível. Estou um pouco ansioso por entrar na quadra e demonstrar o nosso trabalho diário para sairmos com um grande resultado. (...) A equipa é formada para chegar às grandes competições. Quando tive a oportunidade de vir para o Sporting CP, esse era o meu desejo. E esta fase é um desejo meu. Esperava chegar aqui pela qualidade de todo o plantel", admitiu.

Com presenças nas final four de 2011, 2017 e 2018, Deo tem 36 anos e já não é um jogador jovem. Por isso mesmo, a motivação de conquistar a UEFA Futsal Champions League é ainda maior. "O fim da minha carreira está cada vez mais perto. É um título que eu e o Sporting CP estamos a tentar há muitos anos. O futsal do Sporting CP já merece uma UEFA Futsal Champions League pelo que tem feito pelo crescimento da modalidade em Portugal. Assim como pela qualidade do plantel que temos", considerou, revelando o que correu mal na final de 2011, ano em que o Sporting CP foi derrotado pelo Montesilvano em... Almaty. "A expectativa do Sporting CP não era tão grande como é agora. Tínhamos uma boa equipa e bons jogadores, mas não estávamos acostumados a esta competição. Sentimos muito nervosismo e ansiedade e talvez tenha sido por isso que perdemos. Estava toda a gente à flor da pele. Hoje estamos mais batidos, mais experientes", frisou.

Para Guitta, vencer a UEFA Futsal Champions League "seria um sonho realizado" "Acho que se conseguirmos chegar a esse título será muito gratificante. Logo na minha estreia. Será especial para todos nós, assim como para todos os Sportinguistas. (...) O 'friozinho' na barriga é normal e gratificante. Sabemos a importância deste título", disse. Questionado sobre a inexperiência em final four desta competição, o internacional brasileiro respondeu assim: "O trabalho diário faz-nos estar preparados para um jogo destes. Nunca joguei nesta fase, mas a minha carreira ajuda-me a chegar aqui preparado", assegurou.

Deo, colega de Guitta, concorda com o compatriota: "Mesmo sendo o jogador mais experiente da equipa, há outros que já jogaram e venceram a competição. Não é preciso dizer muito ao Guitta. O Guitta é campeão do Mundo pelo Brasil e também nos pode passar a sua experiência. Se todos se ajudarem, vamos conseguir o nosso objectivo. A única coisa que pedimos ao Guitta é que ele seja ele próprio e que faça o que tem vindo a fazer nestes anos todos. (...) O Guitta, desde que veio do Brasil, sabia para o que se tinha de preparar: os grandes jogos. Vai ser decisivo para nós. Todos temos responsabilidades, mas ele sabe a importância que tem na equipa. Está mais do que preparado".

Por fim, Deo e Guitta destacaram a importância de a Sporting TV transmitir a final four da UEFA Futsal Champions League em directo e agradeceram o apoio Leonino. "Só demonstra o tamanho do Sporting Clube de Portugal. Nós agradecemos por isso. As nossas famílias vão ter o privilégio de assistir, o que é uma motivação extra para nós. É dificíl agradecer mais aos Sportinguistas. Sabemos que temos o apoio deles onde quer que vamos. Esperamos dar-lhes a tão desejada felicidade este ano", finalizou o ala, enquanto o guardião mostrou esperar "vibrações positivas dos Sportinguistas".