Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Leões somam três pontos em Torres Vedras

Por Sporting CP
30 Mar, 2022

Triunfo sobre SCU Torrense com dois golos de Gonçalo Portugal (1-3)

A equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal soma e segue no Campeonato Nacional ao ter vencido, esta quarta-feira, o SCU Torreense por 1-3 no jogo antecipado da 24.ª jornada da fase regular.

Ainda assim, os Leões de Nuno Dias tiveram de se aplicar para passar em Torres Vedras e somar, assim, o 16.º triunfo consecutivo nesta fase da época. De baliza a baliza, o guarda-redes Gonçalo Portugal foi decisivo, marcando os dois golos que abriram e fecharam a contagem, a qual pelo meio ainda teve o contributo de Diego Cavinato.

Num duelo de extremos, enfrentaram-se o líder Sporting CP e o SCU Torreense, 14.º e último classificado, que vinha de quatro derrotas consecutivas. No entanto, na última jornada complicou a vida ao SL Benfica (2-1), o que deixava os Leões de sobreaviso para esta deslocação.

Com Guitta – dando lugar a Gonçalo Portugal no fim da primeira posse -, Tomás Paçó, Alex Merlim, Cavinato e Fernando Cardinal no cinco inicial, a turma de Alvalade foi a primeira a ameaçar, mas foi rápida e positiva a réplica do conjunto local, que equilibrou o encontro. Ora, seria até num momento de ataque torreense que nasceria o golo inaugural dos Leões: Gonçalo Portugal defendeu um remate, agarrou a bola e aproveitou o adiantamento do guardião adversário para marcar um grande golo de baliza a baliza.

Estava feito o 0-1, desbloqueando o marcador apesar do equilíbrio de forças que se sentia na quadra, mas que se reflectiu, pouco depois, também no marcador: a meio da primeira parte, Rafa Félix conduziu e finalizou uma rápida transição do SCU Torrense (1-1). Não faltava o apoio Sportinguista nas bancadas e a formação de Nuno Dias foi, aos poucos, crescendo na partida, embora Gonçalo Portugal também fosse posto à prova.

Na outra baliza, Caio Ruiz atirou à figura e Erick Mendonça, que regressou após paragem de cerca de um mês por lesão, rematou com estrondo ao poste, seguindo o empate para o segundo tempo, onde logo a abrir também Diego Cavinato acertou no ferro.

No entanto, a insistência verde e branca seria recompensada e, depois de cercar a área adversária, os Leões voltaram a colocar-se em vantagem, graças a Cavinato, que desviou com o peito um remate de Merlim. A toada de equilíbrio foi continuando, mas as defesas e seus guardiões iam levando a melhor sobre os ataques. Tanto que até teria de ser novamente o guarda-redes Gonçalo Portugal a decidir também no ataque. A menos de quatro minutos do fim, o experiente guardião repetiu a fórmula do primeiro golo e voltou a marcar de uma baliza à outra, sentenciando um jogo que obrigou os Campeões Nacionais a aplicarem-se a fundo.

A cinco jornadas do fim da fase regular, os Leões de Nuno Dias lideram isolados, agora com 60 pontos, mais sete do que o SL Benfica. O futsal verde e branco não pára e no sábado (16h00) volta a jogar para o campeonato, recebendo o Viseu 2001 ADSC.

Sporting CP: Gonçalo Portugal [GR], Guitta [GR], Luís Correia [GR], Tomás Paçó, Fernando Cardinal, Erick Mendonça, Pauleta, Waltinho, Diego Cavinato, Pany Varela, Caio Ruiz, Miguel Ângelo e Alex Merlim [C].