Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

João Filipe Soares é o novo técnico do futsal feminino

Por Sporting CP
19 Jun, 2023

Orientava a AA Coimbra e espera tirar o máximo rendimento da equipa Leonina

João Filipe Soares é o novo treinador da equipa de futsal feminino do Sporting CP. O técnico, que na temporada anterior orientou a Associação Académica de Coimbra, sucede a Márcio Marcelino no comando técnico das Leoas e na apresentação vincou a alegria pelo novo desafio profissional em declarações aos meios de comunicação Sporting CP.

“Estou extremamente orgulhoso por este convite e desejoso que comece esta aventura. As ambições têm de ser proporcionais à dimensão deste clube. Temos de colocar o futsal feminino no patamar de grande referência em Portugal e é esse o nosso propósito. Aposta na formação, gente nova com muita qualidade, acreditar nas jogadoras que cá estão, que somos capazes de lhes dar ainda condições para melhorarem o rendimento, acreditarmos todos na mensagem que vai ser passada e confio que os resultados vão ser positivos e que a época vai ser extremamente proveitosa”, referiu, nas primeiras palavras como treinador da equipa de futsal feminino do Sporting CP.

O treinador explicou as bases em que vai assentar o projecto da equipa principal de futsal feminino do Sporting CP.

“A ideia é a de ‘picar’ e ‘provocar’ as jogadoras já feitas e que fazem parte do plantel de que é possível melhorar o rendimento delas, trazer esta gente nova com ambição fresca e sangue na guelra para ‘provocarem’ essas jogadoras mais maduras e elas depois sentirem que estão a ter esse retorno que se traduz nos minutos de utilização dentro do campo. Vamos procurar fazer isto tudo. Não queremos precipitar ou acelerar rendimentos de atletas, mas em função daquilo que elas forem dando, de certeza absoluta que elas vão para dentro do campo para poderem mostrar aos sócios e simpatizantes a qualidade que têm. Terá de haver essa mescla [experiência e juventude] e depois, quem mostrar mais rendimento e mais motivação e melhor identificação com as ideias que pretendemos, estará dentro de campo a jogar”.

Na temporada anterior, João Filipe Soares defrontou o Sporting CP na qualidade de adversário das Leoas e já tem o raio X à qualidade das jogadoras da equipa Leonina.

“O Sporting CP tem muitas jogadoras de qualidade, julgo que é possível evoluírem ainda um pouco mais, é possível que o talento que elas têm seja traduzido em rendimento dentro do campo e é isso que eu vou procurar fazer. Quando chega um treinador novo há uma nova mensagem, há como que um ‘reset’ e todas as jogadoras se sentem um bocadinho mais motivadas e eu vou procura aproveitar esse elã e extrair delas mais rendimento. O que vi do Sporting CP na época passada foi gente competente, gente com qualidade, com margem de progressão muito grande, vou procurar ir ao encontro disso mesmo: procurar torná-las melhores jogadoras”, sintetizou.

Amigo de Nuno Dias, com quem jogou futsal, João Filipe Soares tem no treinador da equipa masculina de futsal a grande referência. “Sim. Joguei um ano com ele na Académica de Coimbra e cinco anos no Instituto D. João V. Vamo-nos encontrando e falando. O Nuno Dias já é o melhor do Mundo, eu estou a começar agora, quero que o futsal feminino olhe para o masculino e veja que é possível. Temos de colocar o futsal feminino também lá no topo. Nuno Dias vai ser uma referência para mim, vai ser um exemplo, espero aprender imenso com ele e, se calhar, trazer também alguma coisa de novo, que possa ser útil para o Sporting.”

Por fim, João Filipe Soares deixou uma mensagem aos adeptos Sportinguistas. “Os adeptos podem esperar de mim que vou tentar colocar esta equipa nas grandes decisões, nas finais, na luta pelos títulos. Quero ver este pavilhão com muita gente, a vibrar com aquilo que está a acontecer dentro da quadra e no final, espero que sejamos todos felizes.”      

Teresa Jordão, coordenadora de futsal feminino do Sporting CP, destacou a qualidade do novo treinador Leonino. “O grande objectivo do Sporting CP é uma aposta clara na formação, é óbvio que nós não conseguimos apostar na formação se não tivermos jogadoras mais experientes e isso vem nesta continuidade. O João Filipe é um treinador que está, há muitos anos, ligado ao feminino. Foi campeão nacional em 2014/2015 quando era treinador do Nova Semente Grupo Desportivo, antes disso coordenou e orientou as equipas da Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Louriçal. Desde sempre ligado ao feminino, conhece muito bem o feminino e é aposta para dar continuidade a este projecto, com base sempre na formação, que é o grande objectivo do Sporting CP”, descreveu.