Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Rui Farinha/NFactos

Leões na final da Liga Europeia

Por Sporting CP
15 maio, 2021

Sporting CP vence SL Benfica nas meias-finais

A equipa principal de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal qualificou-se, este sábado, no Luso, para a final da Liga Europeia da modalidade ao vencer o dérbi com o SL Benfica no desempate por grandes penalidades depois do 5-5 no final do prolongamento.

Numa reedição da meia-final de 2018/2019 (o Sporting CP viria a vencer essa edição da Liga Europeia no Pavilhão João Rocha), os Leões entraram em pista com Ângelo Girão, Ferran Font, Telmo Pinto, Toni Pérez e Gonzalo Romero no cinco inicial. Contudo, ninguém estava preparado para a intensidade e a loucura, no melhor dos sentidos, que as equipas viriam a colocar nos minutos iniciais.

O marcador foi logo inaugurado no segundo minuto. Depois de Telmo Pinto ver o cartão azul, o SL Benfica teve direito a um livre directo. Chamado a converter, Nicolía falhou à primeira, mas conseguiu bater Ângelo Girão à segunda e apontou o 1-0. A reacção verde e branca não tardou e tanto Toni Pérez como Ferran Font foram os protagonistas de chances perigosas, mas o guarda-redes Pedro Henriques negou o empate. Posto isto, os primeiros cinco minutos contaram com um golo, bolas nos ferros, bolas paradas, cartões azuis e várias oportunidades de golo e a toada não mudou nos instantes que se seguiram.

Toni Pérez voltou a ter o golo no stick, mas não conseguiu facturar, e o SL Benfica atirou, de seguida, ao ferro de Ângelo Girão, que por sua vez também ia actuando com qualidade quando era chamado. Aos nove minutos, nova bola no ferro por parte do ataque encarnado e, três minutos depois, foi Gonzalo Romero a aproximar-se de forma perigosa. Finalmente, aos 13 minutos, chegou o empate: maravilhosa assistência de Pedro Gil para Matías Platero, na cara de Pedro Henriques, fazer o 1-1.

O ritmo estava alto e, por isso, era pouco provável que não se vissem mais golos até ao intervalo. Assim sendo, o SL Benfica voltou a colocar-se em vantage, a sete minutos do final do primeiro tempo, desta feita graças ao golo de Lucas Ordoñez.

O Sporting CP, claro, não queria regressar ao balneário a perder e voltou a ir atrás do resultado. Gonzalo Romero teve uma grande oportunidade aos 20 minutos, mas foi aos 23 que aconteceu o 2-2. Num lance individual de elevado grau de brilhantismo, Ferran Font enganou um adversário e atirou colocado para o empate a duas bolas.

Tal como na primeira parte, os derradeiros 25 minutos começaram em grande força com um golo para cada lado ainda nos 60 segundos iniciais. Lucas Ordoñez 'bisou' para o SL Benfica (3-2) e, logo a seguir, Ferran Font assistiu Toni Pérez para o 3-3. Tudo em aberto, tudo na mesma com muito jogo pela frente.

O Sporting CP foi superior durante um período da segunda parte e não ficou nada longe de se colocar na frente em algumas ocasiões, como as de Gonzalo Romero, Matías Platero, Toni Pérez e João Souto, mas o SL Benfica continuava perigoso. Nesses momentos, Ângelo Girão foi respondendo sempre da melhor forma.

Entretanto, com nove faltas, o SL Benfica subiu as linhas e aumentou as posses de bola, não dando ao Sporting CP tempo ou espaço para sair a jogar em condições. Apesar da maior pressão, as águias não tiveram, contudo, maior domínio nas oportunidades de golo e os Leões conseguiram-se soltar dessas amarras. Os dois conjuntos continuavam a dar trabalho aos guarda-redes, que nesta fase da partida eram dos melhores em pista.

A cinco minutos do final do tempo regulamentar, o SL Benfica chegou, finalmente, às dez faltas. Chamado a converter o livre directo, Ferran Font não conseguiu bater Pedro Henriques e o 3-3 prevaleceu mesmo no final dos 50 minutos, o que significava que as decisões iam continuar para o prolongamento.

Como o resto da partida, o prolongamento foi de emoções bem altas. No segundo minuto, o Sporting CP marcou e ficou, pela primeira vez, em vantagem quando um passe perfeito de Gonzalo Romero encontrou Matías Platero à boca da baliza. Numa jogada de argentinos, o segundo não falhou e fez o 3-4 para o emblema de Alvalade. No entanto, o SL Benfica voltou a empatar o resultado quando um erro de Ferran Font permitiu a Sergi Aragonés colocar a bola no fundo das redes de Ângelo Girão.

Ferran Font redimiu-se da falha pouco depois. Num contra-ataque perfeito, Telmo Pinto serviu o internacional espanhol, que fez o golo e o 4-5 com que o Sporting CP terminou a primeira parte do prolongamento. Na segunda, o SL Benfica voltou a conseguir marcar por intermédio de Nicolía e o marcador assinalava 5-5 depois dos dez minutos de tempo extra, o que obrigou ao desempate através das grandes penalidades.

Aí, o Sporting CP foi mais forte e venceu por 1-2, com os dois golos Leoninos a serem apontados por Alessandro Verona. Na baliza, Ângelo Girão brilhou ao defender várias grandes penalidades, incluindo a última, convertida por Nicolía. Nesse momento, claro, rebentou a festa no Luso, com os comandados de Paulo Freitas a celebrarem a passagem à final.

O conjunto Sportinguista vai, este domingo, defrontar o FC Porto às 17h30 no mesmo local e tem a oportunidade de revalidar o título europeu de hóquei em patins.

Sporting CP: Ângelo Girão [GR], Ferran Font, Telmo Pinto, Pedro Gil [C], Alessandro Verona, Matías Platero, João Souto, Toni Pérez, Gonzalo Romero e Zé Diogo [GR].