Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Carlos Ferreira/EJU

Judo Leonino em acção no Campeonato da Europa

Por Sporting CP
19 Nov, 2020

Quatro judocas do Sporting CP no primeiro dia da prova

Esta quinta-feira marcou o início do Campeonato Europeu de judo de 2020 (European Seniors Championships) que vai decorrer até este sábado, dia 21 de Novembro, na O2 Arena, em Praga, na República Checa.

No primeiro dia da competição, o Sporting CP contou com a participação das judocas Joana Ramos (categoria -52 kg) e Wilsa Gomes (categoria -57 kg) e ainda dos Leões Sergiu Oleinic e Georgii Zantaraia (ambos na categoria -66 kg). A estes nomes vão juntar-se, na sexta-feira, os atletas João Fernando (categoria -73 kg) e João Martinho (categoria -81 kg) e, no sábado, será a vez de Jorge Fonseca (categoria -100 kg). No total, são sete os judocas que vão representar o Sporting CP no Campeonato da Europa de judo de 2020, três dos quais pela primeira vez, visto que Wilsa Gomes, João Fernando e João Martinho estreiam-se em Campeonatos da Europa de Seniores na presente edição.

Nesta quinta-feira, durante a manhã, Wilsa Gomes, Sergiu Oleinic e Georgii Zantaraia entraram com o pé direito na competição, vencendo cada um o seu primeiro encontro, apesar de no combate seguinte os três Leões terem sido eliminados da competição. Primeiro, a judoca verde e branca de 23 anos (76.ª do ranking mundial) levou a melhor sobre a bielorrussa Ulyana Minenkova (número 94 mundial) após 29 segundos de golden score. Depois, Wilsa Gomes não foi capaz de vencer a atleta russa que ocupa o 17.º posto do ranking, Daria Mezhetskaia, no combate da segunda ronda.

Por seu turno, o Leão Sergiu Oleinic derrotou o húngaro Daniel Szegedi, antes de sucumbir na segunda eliminatória perante o número 14 do ranking mundial, o judoca israelita Tal Flicker, que durante a tarde iria atingir a final da categoria e conquistar a medalha de prata. Também na categoria de -66 kgs, o atleta ucraniano do Sporting CP, Georgii Zantaraia (13.º no ranking mundial), venceu, primeiro, o combate frente ao português João Crisóstomo (número 66 mundial) e saiu derrotado, na segunda ronda, aos pés do sérvio Strahinja Buncic (45.º no ranking mundial).

Já Joana Ramos, que está desde 2010 no Clube e que ocupa a 22.ª posição no ranking mundial, não conseguiu levar a melhor sobre a ucraniana Anna Borodina (número 73 mundial), sendo assim eliminada na primeira ronda já no período de golden score do combate.

Os dois atletas do Sporting CP que entram em acção nesta sexta-feira, segundo dia do Campeonato Europeu, também já conhecem os seus adversários. Na pool A, na categoria de -73 kg, o jovem judoca João Fernando, actual número 223 do ranking mundial, vai defrontar o bielorrusso Yahor Trukhan, que ocupa o lugar 196 do mesmo ranking. Por sua vez, na primeira ronda da pool D, na categoria de -81 kg, o Leão João Martinho terá pela frente o número oito mundial, Frank De Wit, atleta de nacionalidade holandesa que competiu ao serviço do Sporting CP na última edição da Liga dos Campeões, que foi conquistada pelo Clube de Alvalade.

Depois, no sábado, terceiro e último dia da prova continental, será Jorge Fonseca a subir a um dos três tatamis instalados na O2 Arena da capital checa para representar o Sporting CP. O atleta português, número dois do ranking e campeão mundial em 2019, terá como adversário, na primeira ronda, o estónio Grigori Minaskin, actual dono da 23.ª posição do ranking mundial.

O Campeonato da Europa de judo decorre entre os dias 19 e 21 de Novembro e junta mais de 345 judocas (209 masculinos e 136 femininas) em Praga, capital da República Checa. Devido à actual situação pandémica, o organismo que tutela o judo europeu, a European Judo Union (EJU), delimitou uma bolha de segurança dentro da qual está a decorrer toda a competição.