Octacampeões Nacionais de judo!
25 Out, 2025
Oitavo título nacional consecutivos e dos Leões e 12.º em 13 temporadas
A equipa masculina de judo do Sporting Clube de Portugal sagrou-se este sábado Octacampeão Nacional, registando ainda a 12.ª vitória nas últimas 13 edições do Campeonato Nacional de equipas.
A formação Leonina subiu aos tapetes da Universidade de Aveiro com o propósito de continuar a prolongar a hegemonia na modalidade e ganhou aos três adversários que encontrou na ‘poule’, para depois ultrapassar a Universidade Lusófona na meia-final e o Sport Algés e Dafundo na final, adversário ao qual ganhou três dos quatro combates realizados – para um resultado final de 3-1.
Mais uma grande vitória do emblema de Alvalade, que teve na formação três internacionais portugueses de muitas credenciais: João Fernando (-81kg), Otari Kvantidze (-73kg) e Jorge Fonseca (+90kg). Tomás Fonseca (-66kg) e Pedro Lima (-90kg) também representaram a equipa na final, sendo que Carlos Costa (-66kg), Gonçalo Lampreia (-73kg), Henrique Ferreira (-81kg), Diogo Luís (-90kg) e Diogo Brites (+90kg) fizeram igualmente parte do grupo na competição.

O Sporting CP começou por ganhar ao Judo Clube Total, o Ginásio Clube Português e o Sport Algés e Dafundo, sempre por 3-0.
Mais um feito que mostra a enorme força do eclectismo Leonino, numa conquista sempre muito valorizada por Pedro Soares, responsável pelo judo Leonino e treinador, em declarações aos meios de comunicação do Clube.
“É uma hegemonia de oito anos e é uma forma de retribuir tudo aquilo que o Sporting CP nos dá, as condições que nos proporciona. Começámos a ganhar em 2011, tivemos apenas um ano em que não ganhámos e houve dois anos sem realização da prova, devido à pandemia de COVID-19. Sem isso, já teríamos chegado aos dez títulos. Esse é um objectivo que temos”, referiu.
“É sempre um desafio manter os nossos níveis de competitividade elevados. Esta é uma prova que nos diz muito e este é um legado que estamos a deixar. Tento explicar sempre que no dia em que perdermos, perdemos toda uma história que estamos a construir. É aqui que no focamos”, adicionou.

O Sporting CP é expoente máximo na modalidade e Pedro Soares referiu que a qualidade do judo Leonino desperta em atletas de fora do Clube a vontade de se juntarem ao projecto da modalidade no emblema verde e branco pela qualidade de treino e pela reconhecida capacidade do Clube. A mensagem passada a quem quer ser judoca no Sporting CP é bem clara.
“Há um grau de exigência muito grande e que passa por ser Campeão Nacional. Levamos esta prova muito a sério e isso faz com que, ano após ano, não tenhamos um dia mau em competição, o que não é fácil, e que continuemos a ganhar o Campeonato. Temos sempre sede de vencer esta competição, que é muito emblemática, com carisma e que tem sido descentralizada – este ano foi na Universidade de Aveiro, também com bom apoio dos nossos adeptos na bancada”, reconheceu Pedro Soares.
De referir que o Campeonato Nacional por equipas tem cinco categorias de peso diferentes e que o Sporting CP teve, por isso, cinco atletas em acção. Nesse sentido, Pedro Soares atribui grande valor à conquista: “Se há muito boa forma de projectar a nossa força e de retribuir o que o Clube nos dá é vencer o título nacional [de equipas], uma prova de muito boa visibilidade, a qual mantém na retina que praticamente há uma década que somos Campeões Nacionais. É uma questão de competência e de agradecer o que o Sporting CP nos dá”, concluiu.


