Igualdade penalizadora para jovens Leões
25 Out, 2025
Sub-23 empatam 1-1 com a UD Leiria
A equipa de sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou esta tarde com a UD Leiria por 1-1, em jogo a contar para a nona jornada da série B da Liga Revelação.
Com a iminente ameaça de chuva, os primeiros dez minutos no Estádio Aurélio Pereira desenrolaram-se sem incidências de maior, com as duas equipas muito combativas no centro do terreno, mas ainda à procura de descobrir como ferir o adversário.
À passagem do quarto de hora, Guilherme Santos, lesionado após uma entrada mais dura, cedeu o seu lugar a Bento Estrela. O luso-americano somou assim os seus primeiros minutos da temporada.
Sem conseguir desbloquear a bem organizada linha defensiva dos leirienses, o Sporting CP teve muitas dificuldades em chegar à baliza de Fábio Sousa. De parte a parte, somaram-se decisões precipitadas, perdas de bola e muitas disputas mais físicas. Aos 26’, a UD Leiria ainda esboçou uma frágil tentativa de remate desde a esquerda, mas o disparo de João Simões saiu à figura de Diogo Clara.
O conjunto visitante foi ganhando algum ascendente, embora sem assustar o guardião verde e branco: pouco depois da meia hora de jogo, Ruben Cabral saltou mais alto do que todos os outros e cabeceou à baliza verde e branca, mas por cima do travessão.
Com o agravar das condições meteorológicas, chegou nova contrariedade para Filipe Neto: aos 40 minutos, Winilson Lopes saiu em dificuldades físicas, para a entrada de Paulo Iago. Mais uma lesão no conjunto verde e branco, que mostrava também cada vez mais problemas na ligação entre sectores.
Já para lá do tempo regulamentar, a UD Leiria esteve muito próxima de inaugurar o marcador: na ressaca de um livre directo, Xavier Cavaco apareceu sozinho à entrada da área e encheu o pé. Valeu o corte atento e providencial de Miguel Alves, a desviar o esférico para canto.
O empate chegaria a zeros, com o nulo no marcador a simbolizar o deserto de caudal ofensivo das duas equipas na partida: o Sporting CP não rematou à baliza uma única vez, e a UD Leiria, apesar de se ter aproximado mais vezes da área de Diogo Clara, tampouco foi capaz de traduzir os seus quatro remates em golos.
Ao intervalo, Filipe Neto, à procura de maior presença na frente, promoveu a terceira alteração no seu conjunto, lançou o norueguês Erik Ingebrethsen e o Sporting CP apareceu mais atrevido. Aos 47 minutos, Rafael Camacho atirou à baliza, mas muito por cima, e depois foi Micael Sanhá a rematar à figura do guardião do Lis.
Aos 51’, na sequência de um livre descaído na direita, Bento Estrela também visou o alvo, mas a UD Leiria conseguiu aliviar.
No minuto seguinte, o jovem luso-americano podia mesmo ter aberto o marcador, mas não conseguiu finalizar da melhor forma um excelente lance colectivo. Era um Sporting CP transformado, aquele que se apresentou no relvado para o segundo tempo. A crescer no jogo, os jovens Leões balancearam-se para a frente, e Paulo Iago, num remate em jeito, também esteve muito perto de fazer o seu primeiro golo na temporada.
Na resposta, foi a vez de Diogo Clara brilhar, após uma transição em velocidade pela esquerda que João Simões conduziu mas na qual não conseguiu enganar o guardião verde e branco. No entanto, os Leões assumiram claramente a partida e Micael Sanhá também testou os reflexos de Fábio Sousa, que em grande nível negou o golo ao avançado do Sporting CP.
O guardião leiriense começava a assumir o protagonismo, e aos 58’ voltou a fechar a baliza, respondendo da melhor forma a um bom remate de Konstantin Nikitenko. Quem não marca sofre e, aos 60 minutos, totalmente contra a corrente do jogo, a UD Leiria faria o 0-1 numa rápida transição pelo corredor central. Martim Ribeiro abriu na direita para Xavier Cavaco, que entrou lançado na área e rematou de forma indefensável para o poste mais distante.
Os pupilos de Filipe Neto reagiram de forma assertiva à desvantagem e aos 63’ Konstantin Nikitenko voltou a esbarrar numa muralha chamada Fábio Silva, que com uma enorme mancha negou o golo ao defesa Leonino.
O esforço verde e branco seria recompensado aos 70 minutos, depois de uma boa combinação na esquerda: Chris Grombahi descobriu Micael Sanhá na área e o avançado sofreu falta. Na conversão da respectiva grande penalidade, Chris Grombahi enganou Fábio Sousa e repôs a igualdade e a justiça no marcador.
Os anfitriães continuaram à procura da vitória e aos 78 minutos Kauã Oliveira apareceu a cabecear ao segundo poste. Valeu uma vez mais o guardião da UD Leiria, que com um soco segurou a igualdade. Nos últimos dez minutos, o jogo partiu, numa fase final marcada pelas paragens para assistência a Micael Sanhá e Bento Estrela - que, em dificuldades, regressaram ao terreno para um último forcing.
Mais com o coração do que com a cabeça, os jovens Leões quase consumavam a reviravolta, num pontapé de ressaca de Rafael Camacho que o decisivo Fábio Silva voou para desviar. Seria um prémio justo para uma equipa que mostrou outra cara no segundo tempo e que tudo fez para vencer.
Sporting CP: Diogo Clara [GR], Konstantin Nikitenko, Miguel Alves (Guilherme Silva, 64’), Lucas Taibo, Sérgio Matos (Chris Grombahi, 4’), Kauã Oliveira, Winilson Lopes, Rafael Camacho, Micael Sanhá, Guilherme Santos [C] e Manuel Kissanga (Erik Ingebrethsen, 45’). Treinador: Filipe Neto. Disciplina: cartão amarelo para Winilson Lopes (21’) e Miguel Alves (45+2’).