Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto EJU

Jorge Fonseca de bronze no Europeu

Por Sporting CP
21 Nov, 2020

Judoca Leonino subiu ao pódio em -100 kg

Jorge Fonseca alcançou, na tarde deste sábado, o terceiro lugar na categoria de -100 kg no Campeonato da Europa de judo, competição que se realizou em Praga, na República Checa.

Para garantir a medalha de bronze, o judoca do Sporting CP teve de vencer o georgiano Varlam Liparteliani no combate que decidiu o último lugar do pódio, um triunfo que surgiu já no período de golden score quando, à passagem dos dois minutos e meio, o adversário foi penalizado e a vitória caiu para o lado português.

Ainda antes, o trajecto até ao terceiro lugar teve início na manhã deste sábado. Primeiro, Jorge Fonseca venceu por ippon o estónio Grigori Minaskin, derrotando na ronda seguinte o croata Marko Kumric. No combate que definiu o acesso à fase final, o judoca Leonino foi surpreendido pelo dono do 12.º lugar do ranking mundial, o azeri Zelym Kotsoiev, e caiu para a fase de repescagem. Aqui, o atleta de Alvalade teve Mert Sismanlar como primeiro adversário, vencendo através de ippon e garantindo assim um lugar no combate que decidiu o terceiro classificado da categoria.

O resultado alcançado por Jorge Fonseca permite à comitiva Leonina regressar a Lisboa com mais uma medalha no bolso, sendo que, no total, foram sete os judocas que levaram o Leão rampante ao peito na prova que decorreu na O2 Arena, na República Checa, entre os dias 19 e 21 de Novembro.

Depois de, em 2019, se ter tornado campeão mundial e ter contribuído ainda para a vitória Leonina na Liga dos Campeões, Jorge Fonseca fecha 2020 com o bronze no Campeonato Europeu, naquela que é a sua primeira medalha alcançada na competição ao fim de três participações.