Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

João Costa atinge a melhor marca de sempre

Por Jornal Sporting
28 Jun, 2017

O atirador olímpico do Sporting CP mostrou estar em grande forma no 5.º Campeonato Iberoamericano de tiro

Em cheio. João Costa superou na sexta-feira a pontuação do recorde do Mundo na final da prova de Pistola a 10 metros do 5.º Campeonato Iberoamericano de tiro, que decorre em El Salvador.

Já depois de se ter classificado no primeiro posto da fase de qualificação, com 574 pontos, o atirador olímpico do Sporting CP não deu hipótese à concorrência e venceu a final da prova com 242,3 pontos, uma marca superior à do recorde do mundo que estava na posse do alemão Christian Reitz, desde 10 de Março (241,6).

Pelo caminho ficou o peruano Marko Carrillo (2.º posto) com 237,5 pontos, enquanto José Castillo, da Guatemala, fechou o pódio com 217,4. No entanto, o resultado de João Costa não pode ser homologado, uma vez que os recordes mundiais apenas podem ser obtidos nos Jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo, Taças do Mundo, Campeonatos e Jogos Continentais, o que não foi o caso.

Nada que, ainda assim, apague o excelente (e histórico) registo do atirador leonino, um dos mais credenciados atletas olímpicos dos últimos anos. Além de cinco participações consecutivas (Sydney-2000, Atenas-2004, Pequim-2008, Londres-2012 e Rio de Janeiro-2016), conta ainda com um medalha em Campeonatos do Mundo, 10 em europeus e 13 em Taças do Mundo, distribuídos pelas disciplinas de Pistola de 10, 25 e 50 metros.