Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

A Taça de Portugal é nossa!!

Por Sporting CP
24 Mar, 2024

Sporting CP venceu a AJ Fonte do Bastardo e conquistou o troféu pela quinta vez

A equipa principal masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal conquistou, este domingo, a Taça de Portugal - 5.ª do historial -, após vencer a AJ Fonte do Bastardo por 3-2 na final realizada em Viana do Castelo.

A formação Leonina orientada por João Coelho teve um excelente início de primeiro parcial, com um 6-1 logo a abrir. Nas pontas ou no centro da rede, no remate ou no bloco, a equipa verde e branca começou a fazer a diferença e Wagner Silva fez dois pontos consecutivos, um num excelente remate na diagonal e outro num bloco perfeito, a anteceder o primeiro desconto de tempo, pedido por Nuno Abrantes, técnico da AJ Fonte do Bastardo.

Com excelentes execuções no remate de Licek, Wagner Silva e Galabov da segunda linha, o Sporting CP ganhou uma vantagem de 9-2, que confirmava uma entrada quase perfeita da formação verde e branca no jogo, bem apoiada por uma numerosa falange de adeptos Leoninos no Centro de Congressos de Viana do Castelo.

A AJ Fonte do Bastardo ainda reduziu para 9-4, mas o Sporting CP foi controlando o marcador, com Wagner Silva muito eficiente na entrada da rede e a armar poderosos remates com o braço esquerdo.  

Com 12-6 a equipa verde e branca dobrava a marcação da equipa da ilha Terceira, que teve uma boa reacção, mas sem antídoto entre outros momentos para os ataques de segunda linha de Jan Galabov, como no 15-10. Aos 17-10, o treinador do AJ Fonte do Bastardo pediu a segunda pausa técnica e com o Sporting CP já muito bem lançado, o set fecharia nos 25-16, com uma tremenda eficácia de Wagner Silva e Jan Galabov, depois de vantagens de 19-11 e 21-12. O último ponto do Sporting CP no set inicial foi assinado por Martin Licek, que ganhou ao bloco dos açorianos.

No segundo set, a AJ Fonte do Bastardo entrou muito determinada e inspirada no bloco, meio pelo qual conseguiu dois pontos consecutivos para um 0-4 inicial. Este início de set, que não começou bem para os Leões, obrigou a equipa verde e branca a ter de ‘correr atrás’ com Wagner Silva a conseguir um bloco importante para o 5-3 e depois a conseguir um remate com sucesso para o 5-4. Um remate para fora deu o 5-5 ao Sporting CP, com tudo empatado e mais um desconto de tempo pedido pela AJ Fonte do Bastardo.

Regressados dessa pausa, Vanberkel conseguiu um serviço directo, mas três erros do Sporting CP deram três pontos de vantagem à formação insular (7-10) e posteriormente o 7-11, para um tempo pedido por João Coelho. Com 7-12, a situação já ficava difícil para a equipa Leonina, com Jose González em grande evidência no serviço da equipa do Açores.

Dois pontos consecutivos do Sporting CP, através de blocos, abriram a luta pelo set, mas acabaria por ser a equipa açoriana a administrar bem as diferenças conseguidas e a fechar o set nos 20-25.

No terceiro parcial, Jan Galabov conquistou o primeiro ponto para o Sporting CP e um remate para fora da AJ Fonte deu o 2-0, seguido do 3-0, num toque fácil de Vanberkel.

A AJ Fonte reagiu até aos 6-5, novamente com González bem no serviço, e nesta fase voltaram a aparecer os excelentes remates de Wagner Silva e Jan Galabov, com um bom bloco de Wagner Silva e Lucas Vanberkel para o 12-10.

As sucessivas igualdades desfizeram-se aos 14-16, antes de um desconto de tempo do Sporting CP. Os Leões regressaram bem, com um ás de Martin Licek. Galabov somou depois pontos consecutivos no remate e as igualdades persistiram, com o Sporting CP a somar uma pequena vantagem aos 22-21, a partir de um grande serviço e depois de um remate de Wagner Silva.

Com um grande bloco a meias de Armando Velásquez com Tiago Barth, o Sporting CP fez o 21-23. O jogo ficou ainda mais emocionante, com Tiago Barth a assinar o 22-24, numa espécie de ‘recarga’, e o 22-25 final aconteceu depois de uma má recepção a serviço de Martin Licek.

No quarto set, o Sporting CP começou por falhar três serviços consecutivos, mas nessa fase pontuou sempre no sideout. Também com a AJ Fonte a colocar serviços na rede.

Com boa distribuição de Armando Velásquez, os empates vigoraram até aos 9-9, quando a equipa insular se destacou aos 9-11. As dificuldades no serviço notavam-se na equipa Leonina, que empatou a 14, depois de um remate para fora de um jogador da equipa açoriana.       

Francisco Pombeiro, com um ás, fez o 14-16, e um bloco de Wagner Silva deu o 14-17. Com um bloco a funcionar, a AJ Fonte do Bastardo foi gerindo a diferença de três pontos, conseguindo contra-ataques em situação difícil. A AJ Fonte do Bastardo fechou depois o set nos 20-25.

Na ‘negra’, começou melhor o Sporting CP, com um ponto a partir do serviço de Francisco Pombeiro, com os Leões a somarem dois pontos seguidos, um deles no bloco.

Num set equilibrado, Jan Galabov conseguiu um bom bloco para o 7-6, mas na viragem de campo, era a AJ Fonte do Bastardo que vencia por 7-8, depois de um bloco. O Sporting CP virou para 10-9 depois de mais um bom bloco e os Leões conseguiram uma ‘mini-vantagem’ a 12-10, com um remate de Wagner Silva. A AJ Fonte empatou depois a 13 pontos. Os Leões tiveram um ‘match-point’, mas Kevin Kobrine rematou para fora. 

A AJ Fonte voltou a empatar a 15, depois Galabov rematou para fora, Wagner Silva voltou a empatar, os Leões passaram depois para a frente aos 18-17, a AJ Fonte Bastardou fez um bloco a Wagner para o 18-18. Aos 19-18 e depois de novo match-point, Galabov serviu para fora, mas no ponto a seguir, Wagner Silva fez o 20-19, com a AJ Fonte Bastardo a empatar a 20 pontos. Tiago Barth fez o 21-20 e Wagner Silva jogou com o bloco para fora da AJ Fonte Bastardo e fez o 22-20 final, numa final electrizante, frenética, imprópria para cardíacos e de final feliz para os Leões que conquistaram assim a Taça de Portugal com os adeptos Leoninos em delírio na bancada.    

Sporting CP: Tiago Pereira [C], Jan Galabov, Kevin Kobrine, Vinícius Lersch, Kelton Tavares, Gonçalo Sousa, Lucas Vanberkel, Martin Licek, Wagner Silva, Gil Meireles [L], Tiago Barth, Imanol Tombíón, Armando Velásquez e José Chema Carrasco.