Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Muito mais que um ensaio

Por Miguel Braga*
19 Nov, 2020

(...) Quanto a Antónia Braga recordará, com certeza, este ensaio como um dos momentos mais brilhantes da sua carreira. Ainda para mais, contra o eterno rival. Parabéns, Leoa!

O dia estava cinzento e o jogo empatado a zero a meio da segunda parte. Depois da mélêe, ou formação ordenada, ainda atrás da linha dos 22 metros, a equipa adversária comete uma falta – fora-de-jogo – assinalada pelo árbitro. A falta é prontamente marcada pela nossa equipa e com apenas um passe a bola chega a Antónia Braga. O que se passou a seguir foi digno de registo para a posteridade: primeiro com Antónia Braga a passar por fora e em velocidade por duas adversárias; depois, a libertar-se de mais uma com uma troca de pés digna do australiano David Campese; por fim, a corrida vitoriosa até à linha de ensaio contrária, traduzida num sprint de mais de 80 metros com 15 camisolas vermelhas a correr atrás. Foi muito bonito de se ver. O ensaio acabou convertido por Isabel Ozório e o resultado não mais se alterou até ao final: Sporting CP 7-0 SL Benfica.

As nossas Leoas do râguebi estão a honrar a história da modalidade no Clube – a primeira secção de râguebi do Sporting CP faz praticamente 100 anos, data de Outubro de 1922. Apesar de não fazer parte do nosso imaginário recente, a verdade é que a mesma faz parte da nossa história, tendo chegado até nós através da vontade do inigualável Salazar Carreira – que numa viagem a França importou o conceito das camisolas listadas, certamente depois de ver um jogo de râguebi. O autor dos dez mandamentos do Sporting CP fez mesmo parte dessa primeira equipa de 15, conquistando inclusivamente o primeiro campeonato da História do râguebi em Portugal. Em 1926, o Sporting CP deu mais um contributo para a modalidade no nosso país, sendo membro fundador da Associação de Râguebi de Lisboa.

Apesar do sucesso inicial da modalidade, a mesma foi encerrada nos anos 30 e só viria a regressar na década seguinte, fruto da debandada de atletas oriundos do Ginásio Clube Português. No entanto, não foi possível voltar aos anos de glória da modalidade: vencemos apenas dois Campeonatos Regionais de 2.ª categoria nos anos 40 e 50, contra cinco Campeonatos Regionais de 1.ª categoria e outros cinco Campeonatos Regionais de 2.ª categoria nas décadas de 20 e 30. Foi por isso que sem muito espanto ou contestação o râguebi foi uma das três modalidades que o Clube extinguiu em 1964 juntamente com o badminton e o voleibol.

Em pleno século XXI são as nossas Leoas que dão cartas no râguebi, com um palmarés recente recheado de vitórias, tanto nacionais como internacionais. Quanto a Antónia Braga recordará, com certeza, este ensaio como um dos momentos mais brilhantes da sua carreira. Ainda para mais, contra o eterno rival. Parabéns, Leoa!

 

* Responsável de Comunicação Sporting Clube de Portugal