Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Bem-vindos à Cidade Sporting

Por André Bernardo
25 Mar, 2021

A Cidade Sporting terá forte presença de elementos artísticos de Arte Urbana, que marcarão presença nos já planeados campos de “Street Basket” e “Skate Park” que esperamos ter prontos antes do início da próxima época

A 8.ª Arte

Em 1923, Ricciotto Canudo imortalizaria o Cinema como a Sétima das Artes, no seu Manifesto das Sete Artes e Estética da Sétima Arte. 

O intelectual italiano definia o Cinema como a arte que consegue congregar todas as outras numa só e “inscreve-o no domínio das outras disciplinas artísticas, conferindo-lhe um carácter estético, e reconhece-o enquanto linguagem, capaz de renovar, transformar e difundir as outras Artes, num projecto de Arte Total”*.

Apresentamos hoje a Cidade Sporting a todos os Sportinguistas, num projecto de Arte Total – a que designámos “a 8.ª Arte” – que terá o Desporto como epicentro, como não poderia deixar de ser, mas que combinará Desporto, Arte e Tecnologia

Este é um projecto que vamos dar a conhecer progressivamente, mas que terá como base o conceito da Cidade Sporting como um Museu.

O primeiro passo será dado no início de Maio com a construção de uma “Artéria Verde” que, fisicamente mas também alegoricamente, fará a ligação entre o Estádio José Alvalade e o Pavilhão João Rocha, num símbolo do Eclectismo do nosso Clube, que será reforçado ainda com o desenho de uma Pista Tartan de Atletismo em parte dessa Artéria.  

A Cidade Sporting terá forte presença de elementos artísticos de Arte Urbana, que marcarão presença nos já planeados campos de “Street Basket” e “Skate Park” que esperamos ter prontos antes do início da próxima época. Vamos ainda avançar no futuro para a criação de uma Galeria de Arte

Queria a este propósito agradecer e destacar o exemplar auxílio que nos tem prestado o Gabinete de Arte Urbana (GAU) da Câmara Municipal de Lisboa na edificação do projecto da nossa Cidade.

Bilbao e ir para fora cá dentro

A primeira vez que visitei a cidade de Bilbao foi num mês de Agosto, para as festas da “Semana Grande”, ainda o museu Guggenheim não tinha sido inaugurado. 

Há um ‘antes’ e um ‘depois’ do Guggenheim para a cidade Basca e, em virtude da abertura do museu projectado por Frank Gehry, Bilbao tornou-se uma referência no mapa mundo.

Recuperando o lema do Turismo de Portugal, diria que Bilbao soube ir “para fora cá dentro” de forma magistral, mostrando-se e abrindo-se ao mundo através de um processo de revitalização interna. Desde aí estabeleceu-se como um dos principais destinos de visita em Espanha e tornou-se numa referência internacional. 

Assim como soube Walt Disney, a seu tempo, idealizar de forma pioneira um novo estilo de parque temático que viria a tornar-se na famosa Disneylândia, que recebe milhões de visitantes.    

São apenas alguns exemplos ilustrativos. A Cidade Sporting não será nem Bilbao nem a Disney, será a Cidade Sporting: um espaço único e distintivo a nível mundial. E será um dos maiores dinamizadores da internacionalização da Marca Sporting trazendo a “montanha a Maomé”. 

Dentro deste projecto vamos reactivar algumas zonas do estádio, dinamizando a prática desportiva, atraindo miúdos e graúdos, ao mesmo tempo que do ponto de vista estético tornamos o espaço numa referência artística e de sustentabilidade ambiental, nos vários domínios das sete artes, convidando alguns dos melhores artistas em cada um destes domínios. 

Fá-lo-emos à medida das nossas possibilidades imediatas, mas inauguraremos este projecto em pleno ano de Lisboa como Capital Europeia do Desporto, crentes de que será um catalisador do mesmo.

Aproveitando as palavras recentes de Rúben Amorim, quando um miúdo quiser tornar-se um grande atleta ele sabe que terá duas portas abertas: ou a Academia Cristiano Ronaldo ou a Cidade Sporting

Lisboa e Portugal terão mais um ponto de referência único e diferenciador. 

A Cidade Sporting é uma concepção da nossa visão – “A visão do Sporting CP assenta no princípio basilar de que o desporto é um meio para atingir um fim – melhorar o bem-estar da vida das pessoas”** e vê o desporto como parte integrante da Cultura.

A Cidade Sporting será no seu “core” um Hub Desportivo (elevando o actual a outra dimensão) mas também um Hub Cultural e Empresarial.

Mais tarde faremos uma inauguração e apresentação mais completa de todo o projecto, ao mesmo tempo que faremos um ponto de situação do caminho executado da nossa estratégia. 

Deixo um enorme agradecimento a todos os que contribuíram para o arranque deste projecto pioneiro e que nos permite mostrar ao mundo uma das melhores caras que o Desporto tem. 

É assim que estamos a fazer o Futuro chegar ao Sporting CP. Como já aqui disse, 2021 não vai parecer 2021

Bem-vindos à Cidade Sporting!

* Extraído da Tese de Mestrado “A fábrica de imagens” de Helena Brandão;
** Extraído do documento de visão estratégica 2020-2022 “Regresso ao Futuro”.

 

Editorial da edição n.º 3812 do Jornal Sporting