Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Cidade Sporting

Por Sporting CP
25 Mar, 2021

Clube inova e cria a Cidade Sporting que envolverá desporto, arte e tecnologia, dando novos espaços e vida ao Estádio José Alvalade e ao Pavilhão João Rocha, assim como às suas imediações, num projecto que tem como conceito-base uma “Cidade-Museu”

O Sporting Clube de Portugal continua a inovar e, nesse sentido, vai criar a Cidade Sporting que envolverá desporto, arte e tecnologia.

Um espaço pioneiro, pensado para dinamizar o ecossistema Leonino, dando uma nova vida ao Estádio José Alvalade, ao Pavilhão João Rocha e às suas zonas envolventes, permitindo dar aos Sportinguistas uma nova experiência, um novo espaço de convívio e a possibilidade da prática desportiva.

O projecto arranca já no próximo mês de Maio com a criação de uma artéria verde, que simulará uma pista de tartan – que o Sporting CP deixou de ter com a demolição do antigo estádio –, que ligará os dois edifícios Leoninos.

O segundo passo será dado em Junho com a criação de um campo de basquetebol e de um parque de skate junto ao estádio. Os dois espaços serão alvo de pinturas de arte urbana, ganhando também uma dimensão cultural e uma atractiva estética adicional.

O Sporting CP quer com isso apostar no skate, à imagem do que fez com o surf, e reforçar a aposta no basquetebol, modalidade que recuperou em 2019/2020, ainda que, neste caso, numa componente mais lúdica, mas que pretende atrair mais praticantes. O campo de basquetebol embora não seja oficialmente de 3x3 – modalidade olímpica a partir deste ano –, está alinhado com o projecto 3x3 BasketArt, promovido pela Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB).

Estes espaços ainda estão a ser desenvolvidos e serão idênticos a vários que já existem pelo Mundo fora, nomeadamente nos Estados Unidos da América, onde a arte urbana se faz sentir em maior escala, com estes desportos a serem também muito praticados.

Em Portugal já há também exemplos, com o mais recente a ser em Lisboa. Em Novembro de 2020, o campo de basquetebol do Bairro dos Lóios, mais conhecido por Chicago, em Chelas, foi revitalizado pela dupla Halfstudio e ganhou uma nova vida [ver fotografia], tendo agora, além de muito mais cor, condições mais apelativas.

Este projecto do Sporting CP vem, assim, de certa forma, também ao encontro do da própria cidade de Lisboa, que em 2021 é Capital Europeia do Desporto, e que com isso dará aos lisboetas e aos seus visitantes novos espaços para a prática desportiva.

A Cidade Sporting foi e está, inclusive, a ser planeada com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa (CML), nomeadamente através do Gabinete de Arte Urbana (GAU), e com a Junta de Freguesia do Lumiar.

O GAU é a entidade que está a projectar os espaços que a CML quer melhorar um pouco por toda a cidade, no âmbito da Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021, tendo este projecto também um papel social de enorme relevo.

Todos os novos espaços que estão a ser e que serão erguidos na capital portuguesa, e que serão de livre acesso aos utilizadores, permitirão que Lisboa se torne mais moderna, mas sobretudo que aumentem os recursos e assim, consequentemente, os níveis da prática desportiva.

O Sporting CP, tendo na sua génese um papel social muito importante e activo, construindo desde 1906 uma história ecléctica, estará, portanto, e mais uma vez, em consonância com o desenvolvimento e as intenções da própria cidade com este projecto pioneiro da Cidade Sporting.

Uma cidade que, pela arte e envolvimento que terá, será uma espécie de “Cidade‑Museu”, com o Sporting CP no seu epicentro, reunindo as vertentes desportiva, cultural e empresarial do Clube.