Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Um projecto ganhador!

Por Juvenal Carvalho
15 Abr, 2021

(...) O todo, que é sempre a soma das partes, tem sido fantástico, e de “fato macaco” vestido é mais fácil almejar conquistas

Quando o Sporting Clube de Portugal regressou ao basquetebol sénior masculino, percebeu-se de imediato que era um projecto que tinha alicerces sólidos. Que a um treinador habituado a ganhar, e que faz do trabalho e da competência a sua imagem de marca, imagem essa repleta de êxitos por onde tem passado, se juntou um grupo de trabalho composto por uma mescla de jogadores virtuosos, daqueles que dão espectáculo, com outros que fazem do trabalho a sua génese, estavam condimentados os caminhos para o êxito. O todo, que é sempre a soma das partes, tem sido fantástico, e de “fato macaco” vestido é mais fácil almejar conquistas. E como ninguém ganha por acaso e a sorte dá muito trabalho, para parafrasear o nosso professor Mário Moniz Pereira, foi com essa “sorte” que o Leão deixou a cidade de Matosinhos com mais um troféu, no caso a sétima conquista desta competição, para engalanar o nosso Museu.

Tive o privilégio de assistir ao vivo aos jogos, e na bancada fiquei desde cedo com a convicção plena de que a equipa estava cheia de vontade de contrariar as vicissitudes causadas pelas lesões de Micah Downs, a juntar às de Cândido Sá e de Pedro Catarino, que já vinham de trás, e que ganhar era o mote. No sábado, ante o FC Porto, num jogo que pôs frente-a-frente as duas equipas mais fortes a nível nacional até ao momento, percebeu-se ao que o Sporting CP vinha. Era deliberadamente claro o propósito de ganhar aquela final antecipada, com o devido respeito pelos opositores. Desde início que estivemos na frente. As veleidades dadas foram poucas. Estava dado o primeiro e decisivo passo. No domingo, ante um Imortal BC que já nos havia vencido esta época, houve um Leão faminto de ganhar. E quando assim é, e quando se quer tem muita força, estava consumada a segunda Taça de Portugal consecutiva, facto que só havia acontecido nos já longínquos anos de 1974/1975 e 1975/1976.

Agora, a próxima “batalha” a ganhar será o Campeonato Nacional. Vamos partir para o play-off em primeiro lugar. Todos nós acreditamos nestes Leões feitos de têmpera e de carácter. Estão reunidas as condições para sermos felizes. Deles esperamos sangue, suor e lágrimas... que desejamos sejam de alegria.

Do fim-de-semana desportivo ficou também a certeza de que iremos estar na final four da Liga Europeia de hóquei em patins, para defender um troféu do qual somos o detentor, e ainda o resultado menos bom do nosso futebol frente ao FC Famalicão.

Faltam agora oito finais, e se nada esteve ganho, é óbvio que muito menos estará algo perdido. Jogo a jogo continuará a ser o lema. Nós acreditamos em vocês.