Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

UM HOMEM DECENTE… e UM MUNDO INDECENTE!!

Por Tito Arantes Fontes
17 Set, 2021

Jorge Sampaio, Presidente da Republica durante 10 anos, de 1996 a 2006, mas – para nós, Sportinguistas – um Sócio de toda a vida do nosso Clube

No passado fim-de-semana foi recebida com geral consternação no país a notícia da morte de Jorge Sampaio, Presidente da Republica durante 10 anos, de 1996 a 2006, mas – para nós, Sportinguistas – um Sócio de toda a vida do nosso Clube, ilustre, muito ilustre, advogado de profissão (com quem, em cujo exercício, tive o gosto de me cruzar), que nunca escondeu a sua filiação clubística e que – com garbo – sempre mostrou e exibiu o seu amor ao Sporting CP! Como político que foi, e político assumido na 1.ª linha, aquela que mais desgasta, terá – certamente – tido atitudes e decisões que agradaram a uns e desagradaram a outros. É a vida de quem tem de decidir. Mas foi sempre – como e bem sintetizou Manuel Alegre quando, em intervenção aos meios de comunicação social, deu nota que a sua geração – em variadas situações, incluindo no exílio – se perguntava a si própria… “e o Jorge Sampaio, o que pensa”? É o que sucede com poucas pessoas e só sucede mesmo aos que – naturalmente, por força da sua qualidade intelectual e de princípios e valores - têm o respeito e consideração dos seus pares. Jorge Sampaio deixou obra. Mas deixou sobretudo, mesmo nos que não eram da sua área politica, como é o meu caso, a ideia de que nos deixou um homem bom! Um homem por quem nutríamos genuíno respeito e consideração! Porque era, hélas, um homem decente! Coisa rara, mesmo rara… um Homem Decente! Paz à alma deste grande Leão! E sinceras condolências à sua família, nomeadamente aos Leões de têmpera como são Daniel e João Sampaio. E ao nosso Sporting CP que fica mais pobre sem este verdadeiro referente de decência!

E com o futebol passamos rapidamente deste homem decente para o mundo da indecência! Com efeito, a ultima jornada foi um momento alto da pouca vergonha que grassa no futebol português! O zénite foi atingido no ultimo sábado… em pouco mais de quatro horas, entre as 18h e as 22h… nos Açores e em Lisboa, no Estádio José Alvalade! Mas, afinal, o que aconteceu? Pois… mais uma despudorada e torpe exibição do conhecido e vil “poder bicolor”… o tal que vai das “infernais cores” até aos “celestiais azuis”… foi um fartar vilanagem! Nos Açores, valeu de tudo… desde agressões a jogadores que não são punidas com a devida expulsão até descarado penálti não assinalado por evidente pontapé na cara de um desgraçado avançado açoriano! Vergonha total… e depois marcam cinco golos e ainda festejam… manchados com o opróbrio da infâmia! No Estádio José Alvalade assistiu-se a mais um jogo do Sporting CP com o seu “celestial e azul adversário”… e – tal como no ano passado – o Sporting CP foi espoliado por tudo quanto podia ser por uma inenarrável “pseudo” arbitragem de Nuno Almeida, coadjuvado pelo seu amigo João Pinheiro no VAR! Esta dupla fez de tudo para prejudicar o Sporting CP … máxime os dois penátis que não assinalou a nosso favor, em claro benefício do nosso adversário. Um por manifesto soco de Pepe no nosso Coates… um “uppercut” de nível mundial! E outro, já no fim do jogo, por pisão evidente do guarda redes do FCP no Matheus Nunes!!! Dois evidentes penáltis!!! O primeiro com evidente expulsão… nem amarelo foi… ao Pepe do FCP tudo a servil arbitragem nacional perdoa!!!

Última nota: o jogo de ontem do Ajax… pois, custou-nos o resultado, custou-nos esta primeira experiência “Champions” desta nossa equipa que tantas alegrias nos tem dado… há que recuperar e aprender! Sofremos e ansiámos pelo fim do jogo! Bonito foi ver o apoio que os Sócios – no final do jogo – tributaram aos nossos jogadores, apesar do resultado! Aliás, o comportamento do público foi fantástico em toda a partida!

Agora é fazer desta derrota uma vitória… a exemplo do que sucedeu na época passada… após o jogo do Lask Linz! Curiosamente também na mesma altura fomos roubados no jogo com o FCP na 4.ª jornada do campeonato passado, em Alvalade… o resultado foi o mesmo deste ano, um empate! Aproveitemos, pois, esse bom exemplo do ano passado e partamos agora para uma Grande Época… a Época que todos ambicionamos!

VIVA o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!