Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Projectos com ADN Sporting CP

Por Miguel Braga*
30 Set, 2021

“É tudo mérito delas que trabalham muito, tanto as mais novas como as mais velhas. (…) Ganhámos e se ganhamos, ganhamos todas juntas”, disse a treinadora Mariana Cabral.

Mais um feito da equipa liderada por Luís Magalhães a acrescentar ao regresso escrito a ouro da modalidade. Em Sines, o Sporting CP venceu o Imortal BC – finalista vencido da última edição da Taça de Portugal que está no nosso Museu - por 76-64, conquistando a primeira Supertaça de Basquetebol da História do Clube – nunca é demais recordar que em 2 anos, além desta Supertaça, esta equipa venceu um Campeonato Nacional e duas Taças de Portugal, com o pequeno grande detalhe de que liderávamos o campeonato interrompido pela pandemia. Regressando ao jogo, o mesmo foi complicado com uma entrada forte do Imortal BC. Porém, a magia Joshua Patton (MVP do jogo com 17 pontos), Micah Downs (17), Mike Fofana (13 pontos), Travante Williams (13 pontos) e companhia impôs a Lei do Leão. No final da partida, Luís Magalhães era um técnico satisfeito: “Atingimos o primeiro grande objectivo que era começar esta época como acabámos a última: a ganhar troféus”. No sábado, começa a defesa do título de Campeão Nacional frente à AD Ovarense, na Arena de Ovar.

Quem também não conseguiu conter a sua satisfação foi a treinadora Mariana Cabral, depois da expressiva vitória por 5-1, frente ao SL Benfica, em jogo a contar para a segunda jornada da primeira fase da Liga BPI. “É tudo mérito delas que trabalham muito, tanto as mais novas como as mais velhas. (…) Ganhámos e se ganhamos, ganhamos todas juntas”. Depois de vencer as rivais na Supertaça, ainda no final de Agosto, a equipa feminina do Sporting CP volta a demonstrar que é possível construir um projecto com o ADN Sporting com competência e dedicação, assente nos valores do Clube. Estas vitórias frente a um rival que investiu muito mais acrescentam responsabilidade e crença nelas próprias, na treinadora e na estrutura. A época está no seu início, mas os sinais são encorajadores. Sábado há nova prova de fogo frente ao SCU Torreense.

Este sábado, a equipa de Rúben Amorim desloca-se a Arouca, para enfrentar o recém-promovido clube local, com o objectivo de somar os três pontos da vitória. Para trás, está já o jogo a contar para a Liga Campeões, no Signal Iduna Park, frente ao Borussia Dortmund (1-0). Apesar da exibição personalizada, não conseguimos o nosso objectivo: “ninguém vai feliz para casa. (…), mas os rapazes estão de parabéns, no futuro seremos melhores. A equipa cresce a olhos vistos. Este jogo não retira mais/menos confiança na equipa, mostra aos jogadores que são capazes de melhor”. É com este apelo à fibra de cada um e de cabeça levantada que temos de dar resposta à altura dentro de campo. Até porque vem aí mais uma pausa FIFA – altura certamente para a equipa técnica trabalhar com a juventude do Clube e recuperar jogadores – e uma consequente sequência de jogos que requer a máxima força e concentração.

Ontem, 4.ªfeira, começou a Champions League do Goalball, onde as equipas feminina e masculina de goalball do Sporting CP vão defender os respectivos títulos europeus conquistados na última edição. Recorde-se que esta competição não se disputou no ano passado devido à pandemia. “Somos campeões em título, mas temos de respeitar todos os adversários”, afirmou Márcia Ferreira, treinadora e directora da modalidade. “Foi um ano e meio muito difícil para todos, sobretudo para estes atletas que, como sabemos, interagem através do toque e estiveram privados disso. Ainda assim, nós no Sporting CP conseguimos, com muito empenho e dedicação, trabalhar muito bem e preparar esta prova da melhor forma”. A todos, desejos de conquistas e superação.

Este sábado, também entramos em campo para lutar pela Supertaça de voleibol, frente ao SL Benfica. Depois de conquistado o Torneio Raça Vareira, no passado fim‐de‐semana, com vitórias frente ao SL Benfica (3‐1) e o SC Caldas (3-0), os Leões de Gersinho querem trazer o troféu para casa. Que a força e a determinação estejam com eles.

Editorial da edição n.º 3839 do Jornal Sporting

* Responsável de Comunicação Sporting Clube de Portugal