Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Fez-se História em Sines!

Por Juvenal Carvalho
30 Set, 2021

Esta época, no fundo não só no basquetebol como nas outras, começou como acabou a anterior, sob o signo da vitória.

Dizer que em pequenino fugia literalmente aos meus pais para ir ver tudo o que fosse modalidade do Sporting Clube de Portugal, num processo que se iniciou no velhinho Pavilhão de Alvalade, ainda na fase da minha infância, e que depois teve continuidade na Nave, não é manifestamente exagero algum. Guardo ainda amigos desses imemoriais tempos, com verdadeiras sessões contínuas em Alvalade, bem como em outros pavilhões ou estádios.

Via todas as modalidades com a mesma paixão, todas com o sentimento uno e indivisível de ganhar em tudo, e felizmente era − ontem como hoje − quase sempre bem-sucedido.

Ainda hoje assim é, quero sempre, e indiferenciadamente que o Sporting CP ganhe em todas as modalidades.

Mas, comum dos mortais, se defeitos tenho, o de ser cínico não faz parte de mim. E hoje, até porque desde tão jovem entrei pela porta do dirigismo no Clube através do basquetebol, mantendo o amor por todas as outras, é nesta que o meu coração mais palpita.

No passado sábado, com os meus amigos Edgar Vital, Raul Castanheira e Jorge Patinho, todos eles Leões e homens da modalidade, o caminho foi até Sines.

Era a primeira competição de uma caminhada que queremos repleta de êxitos. No vocabulário do nosso basquetebol a palavra derrota não faz parte do léxico da modalidade.

Regressada em 2019 a equipa sénior masculina, vinte e quatro anos depois de um inusitado interregno, e que em boa hora este Conselho Directivo decidiu reactivar, sábado em Sines o Museu ficou mais rico com a conquista da primeira Supertaça do nosso basquetebol, juntando este êxito ao Campeonato Nacional e a duas Taças de Portugal, tudo isto num percurso de apenas dois anos, e com a particularidade de estarmos a liderar o campeonato no primeiro ano de competição, quando a pandemia em que vivemos interrompeu a prova.

Esta época, no fundo não só no basquetebol como nas outras, começou como acabou a anterior, sob o signo da vitória. Que Sines tenha sido o tónico para que os comandados por Luís Magalhães, um treinador feito para ganhar, arrancarem para mais uma época de sonho, para que se faça história... acrescentando mais história à já tão imensa que temos.

Depois deste grupo de trabalho ter honrado Stromp, ao vencer o Lusitânia no Troféu com o seu nome, a semana haveria de culminar da melhor forma. No fundo, 'à Sporting'. Com aquele ADN como somos nós.

Com a continuidade de Diogo Ventura, Micah Downs, Afonso Guedes, Diogo Araújo, João Fernandes e Travante Williams, chegaram ainda os reforços Miguel Maria Cardoso, Josh Martin, Daniel Relvão, Daniel Machado, Tanner Omlid, Mike Fofana, António Monteiro e Joshua Patton. Serão estes Leões que estarão às cavalitas do professor Luís Magalhães para ganharem mais uma "guerra". Nós na bancada faremos o resto, e nunca os deixaremos sós.

Sábado próximo será o arranque do campeonato em Ovar, frente a um histórico da modalidade, a AD Ovarense. Que seja o início de algo que lá para Junho de 2022 nos faça felizes. E não só no basquetebol. Porque no Sporting CP não existem limites para sonhar!