Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Andebol Europeu

Por Pedro Almeida Cabral
30 Set, 2021

A julgar pelo andebol jogado nesta eliminatória, estamos no bom caminho.

Há um clube português que tem o melhor palmarés europeu de andebol em Portugal, sendo o único que ganhou dois títulos europeus, duas Taças Challenge. Uma conquistada em 2010, contra os polacos do MMTS Kwidzyn, com uma segunda mão inesquecível no Pavilhão de Almada. E a outra arrecadada em 2017, vencendo confortavelmente os romenos do AHC Potaissa Turda. Também é esse clube que em 1971 chegou a uma meia-final da Taça dos Campeões Europeus, antecessora da actual EHF Champions League. Esse clube é, como não podia deixar de ser, o Sporting Clube de Portugal, onde o andebol tem raízes profundas e adeptos dedicados.

Cada vez que se inicia uma nova época europeia, tenho esperança de que o Sporting CP chegue longe e, quem sabe, surpreenda equipas mais experientes, de países onde o andebol tem um nível competitivo mais elevado. Já aconteceu e pode tornar a acontecer. Anteontem, fomos à Dinamarca alcançar um competente e suado triunfo perante os dinamarqueses do TTH Holstebro por 28-31, na qualificação para a fase de grupos da Liga Europeia. É certo que levávamos de Portugal uma vitória por 31-25, com margem para jogar com mais tranquilidade. Mas os dinamarqueses não iriam propriamente facilitar. E não facilitaram: começaram a todo o gás, com quatro golos sem resposta. O Sporting CP foi reequilibrando na primeira meia hora e conseguimos chegar ao intervalo com apenas um golo de diferença, a perder por 16-15. Muito mérito para Natán Suárez com quatro golos decisivos, vários dos nove metros, com eficácia de 100%. Na segunda parte, a turma Leonina surgiu mais concentrada e a jogar andebol europeu, com o inevitável Carlos Ruesga a desequilibrar, Francisco Tavares a assinalar uma boa partida (quatro golos no jogo, 100% de eficácia), Skok decisivo, com várias defesas, e miúdos como Francisco Costa e André José a mostrarem serviço (cinco golos juntos no jogo).

Segue-se agora o sorteio da Liga Europeia para determinar os grupos da próxima fase da competição. O Sporting CP precisa de rodar a sua equipa em cenário europeu e fazer crescer um plantel jovem e refrescado, com a ambição do nosso novo treinador Ricardo Costa. A julgar pelo andebol jogado nesta eliminatória, estamos no bom caminho.