Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Que seja o primeiro de muitos

Por Miguel Braga
13 Jan, 2022

Editorial Jornal Sporting

Primeiro mês de 2022, primeiro título para o Sporting Clube de Portugal. A proeza foi alcançada pela nossa equipa masculina de ténis de mesa ao conquistar, no passado fim-de-semana, a Taça de Portugal da modalidade, a 33.ª a entrar no Museu do Clube. O Centro Cultural de Viana do Castelo foi o palco de mais uma demonstração de qualidade dos nossos mesa-tenistas Bode Abiodun, Diogo Carvalho e Diogo Silva que venceram os quatro encontros (dos 'oitavos' à final) sempre por 3-0. Uma palavra também de agradecimento ao sempre presente Chen Shi Chao, no Clube desde 2000, depois de uma primeira passagem como treinador-jogador no longínquo ano de 1989. Já a equipa feminina acabou por não participar na competição, depois de terem sido detectados casos positivos à COVID-19 entre as atletas, impossibilitando a participação das Leoas.

Foram conhecidas as nomeações do Futsal Planet para este ano e o Sporting CP, como não poderia deixar de ser, domina as mesmas: Sporting CP nomeado para Melhor Clube do Mundo; Nuno Dias nomeado para Melhor Treinador de Clubes do Mundo; Guitta nomeado para Melhor Guarda-redes do Mundo; Merlim, Erick e Pany Varela nomeados para Melhor Jogador do Mundo; Zicky nomeado para Melhor Jovem Jogador do Mundo. No próximo dia 18 de Janeiro, pelas 23 horas, serão conhecidos os vencedores no site do Futsal Planet. Entre Leões, há a esperança de que este seja o ano em que rompemos a hegemonia espanhola nos prémios da Futsal Planet, até porque a nível Mundial, não existe um clube que tenha conquistado tudo o que havia para conquistar numa época desportiva. Além do sucesso na quadra, destaque para o peso da formação no plantel Leonino e para o facto do Sporting CP ter organizado este ano uma das Rondas de elite da UEFA Futsal Champions League.

E já que falamos de nomeações, o portal (também espanhol) Mundo Hockey incluiu Paulo Freitas como um dos 17 candidatos a Melhor Treinador de Hóquei em Patins de 2021, depois das conquistas do Campeonato Nacional, da Liga Europeia e da Taça Continental no ano que passou. O mesmo Paulo Freitas que no final do jogo com a AD Valongo – e que o Sporting CP venceu por 5-2, com golos de Toni Pérez (dois) e Gonzalo Romero (três) – fez questão de deixar umas palavras de elogio à equipa de futebol treinada por Rúben Amorim: "Queremos deixar um forte abraço de reconhecimento à equipa sénior masculina de futebol, porque não é um resultado que apaga aquilo que têm estado a construir. Não temos a mais mínima dúvida que na próxima jornada vão dar uma resposta".

A resposta ao desaire dos Açores começou por ser dada contra o Leça FC, em jogo a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal. Dois golos de Tabata, outro de Matheus Nunes e mais um de Nuno Santos foram a melhor resposta à única derrota do Clube na primeira volta do Campeonato, no derradeiro jogo frente ao CD Santa Clara. “Hoje fomos mais intensos, muito sérios e comprometidos. Marcamos cedo e penso que foi um resultado justo", resumiu Rúben Amorim no final do jogo com o Leça FC. Segue-se uma deslocação a Vizela onde teremos de ter a mesma intensidade e compromisso para trazer os três pontos de volta a Alvalade. Que assim seja.

Uma palavra ainda para Jorge Fonseca, que foi condecorado por Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique graças à medalha de bronze conquistada nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A juntar ao terceiro lugar no Japão, o judoca Leonino sagrou-se Bicampeão do Mundo em 2021. Que ano!