Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Do futebol… da (in)Disciplina e da Justiça!

Por Tito Arantes Fontes
28 Jan, 2022

Jogo com o SC Braga – Pois, perdemos! E sim, sabemos das nossas “culpas”, das nossas responsabilidades, dos nossos “dislates” na defesa (GI estamos contigo! Estamos sempre contigo!), dos nossos “falhanços na frente (Pote e Paulinho… nós estamos sempre com vocês! Mas metam a “redondinha” lá dentro, please!). E também sabemos do “espectáculo” que a dupla Hugo Miguel mais João Pinheiro nos “preparou”… valeu tudo! Perdoar amarelo ao SC Braga logo no primeiro minuto por falta grosseira junto da linha lateral (foi para “gerir”… só quando são jogadores do Sporting CP é que nunca há “gestão”!), mostrar o primeiro amarelo do jogo ao Sarabia, claro (falta idêntica à do jogador no início do jogo, só que na outra linha lateral), “cegar” quando o Palhinha leva uma cotovelada no coração da área (é assim, agressões a jogadores do Sporting CP passam sempre incólumes… vidé o escândalo do soco de Pepe a Coates no jogo em Alvalade com o FC Porto na 1.ª volta deste Campeonato!), marcar – através do VAR – um penálti que ninguém viu no estádio, nem o árbitro… e o VAR, via o seu “abeto” de serviço, só deveria intervir em caso claro e flagrante… não foi o caso! Ainda hoje, depois de ter visto o lance na televisão por várias vezes, não estou convencido da falta e, consequentemente, do penálti! E – a “pérola” – o pretender anular o golo do Sporting CP... por fora de jogo… mas aí vieram as “linhas”… e afinal Pote está em jogo por mais metro e meio! Não, não era um fora-de-jogo milimétrico…era um jogador em jogo de modo claro, como – aliás – logo no estádio ficou evidente! Mas já aí se via, se percebia a vontade, a “vontadinha”… Esta habilidosa arbitragem mereceu vários comentários nos dias seguintes. Os do costume, como Duarte Gomes, disse que foi “excelente”… o nosso eterno Carlos Xavier disse que foi “manhosa”! Eu estou com o Carlos Xavier!

Taça da Liga – Estamos na final! Ultrapassado o CD Santa Clara (e sim, os golos são mesmo para concretizar… precisamos disso!... e as “barreiras” são igualmente para defender… e colocar!) temos no sábado mais um jogo para ganhar para – pela terceira vez – trazer esta Taça para o nosso Museu! É (creio eu) a segunda vez que a final desta competição se disputa entre o Sporting e a agremiação associativa do outro lado da Segunda Circular (sim, aquela gente do “mala ciao”!)… da última vez, há já 12 anos, fomos espoliados por uma “manhosa” arbitragem de um tal Lucílio Baptista! O tal que assinalou um claramente inexistente penálti contra o Sporting CP… ao que parece por o seu fiscal de linha, que estava a mais de 50 metros do lance, ter dado sinal de mão do Pedro Silva a cortar a bola… na altura disseram-me que esse auxiliar era conhecido pela alcunha de “Ferrari”, tal o gosto que tinha para com o “encarnado”… enfim, foi um roubo! E – por isso – no final dessa triste farsa o Pedro Silva recusou-se a receber a medalha alusiva a uma “final” que na verdade não tinha existido… e – a partir desse tempo – essa prova do calendário nacional de futebol passou a ter um nome “popular”… sim a “Taça Lucílio”, imortalizando essa memorável “desarbitragem”! E só resgatámos esta prova dez anos depois, em 2019, quando a ganhámos pela primeira vez!

Disciplina  – O Conselho de Disciplina da Cláudia continua a fazer das “suas”… e agora foi a inacreditável suspensão de Nuno Santos por colocar as mãos nos genitais… mas alguém viu isso? Alguém viu isso ser feito com o sentido que lhe quiseram dar? Essa agora! Vi e revi as imagens… em quantos jogos não existem gestos idênticos? Em quantos? Pois, eu digo… em todos os jogos há jogadores com idênticos gestos! Por uma razão simples… é que os jogadores são humanos e – espanto dos espantos – são homens, ou seja, têm genitais que, por vezes, desculpem-me, necessitam ser “arrumados”! Só mesmo quem nunca jogou futebol, mesmo que de forma amadora ou por lazer, pode decidir o que decidiu! E – não satisfeito – o mesmo Conselho de Disciplina aplicou 30 dias de suspensão a Hugo Viana… aplicou mas não mostra, não fornece as gravações do que foi dito no diálogo dos “Hugos”… e eu acredito no Hugo Viana… estou certo que nada disse de censurável! Eu conheço-o!

Justiça - No plano da justiça, tivemos a notícia da confirmação pela Relação de Lisboa da condenação do Rafael Leão… já vai em 20 milhões o valor a pagar ao Sporting CP! É, pois, fácil de resolver o assunto… é mesmo pagar o que deve! Ele ou quem o aconselhou a fazer o que ele nos fez!

Taça Hugo dos Santos (basquetebol) – E mais um título do nosso basquetebol! Uma “final four” em que na meia final despachámos o FC Porto e na final – pela 9.ª vez consecutiva! – demonstrámos que somos mais e melhores, sobretudo na “resiliência” e no “saber”! Foi uma prova muito disputada, muito interessante, com as melhores equipas nacionais em presença. E com um justo e merecido vencedor! O Sporting CP que pela primeira vez conquistou esta Taça, instituída já depois da suspensão a que durante anos a fio votámos – injustamente – o basquetebol no nosso Clube. Especial palavra para dedicar esta vitória a Edgar Vital, esse grande Sportinguista, recentemente desaparecido e que tão apaixonado era por esta modalidade!

Estádio José Alvalade – Já temos nomes nas portas! E que lindo que está! Foi uma bela iniciativa, sufragada pelos Sócios do Sporting CP em Assembleia Geral! Todas as portas têm o nome de “glórias” do nosso Clube! E de todas guardamos inenarráveis memórias! Cinco Violinos! Rui Jordão! Manuel Fernandes! Vítor Damas! Hilário! Francisco Stromp! Hector Yazalde! Extraordinária plêiade de jogadores do Sporting CP!!!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!