Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

"Ordem ou Progresso"

Por André Bernardo
02 Dez, 2022

Editorial da edição n.º 3900 do Jornal Sporting

O conhecido lema da bandeira nacional brasileira é “Ordem e Progresso” e não “Ordem ou Progresso”, como escrevi no título deste editorial. 
 
A fonte de inspiração do mesmo advém do mote da corrente filosófica positivismo: “O Amor como princípio e a Ordem por base, o Progresso por fim”. 

O motivo pelo qual a conjugação é associativa – “e” – e não adversativa – “ou” − prende-se com a crença, com a qual me identifico, de que a Ordem consiste numa condição necessária, ainda que não suficiente, para o Progresso. 

Demonstrativo do mesmo foi a elucidativa intervenção de Javier Tebas, presidente da Liga Espanhola de Futebol, na última Cimeira de Presidentes da Liga Portuguesa. 

O líder da nossa Liga vizinha deixou bastante claro que o factor crítico de sucesso do modelo da Liga Espanhola resulta do pilar Controlo Económico*. E afirmou, sem espinhas, que sem o mesmo a centralização de direitos televisivos na Liga Portuguesa jamais terá sucesso. Segundo o próprio, o principal driver de valorização de uma Liga é a estabilidade que, por consequência, assegura a confiança necessária para atrair os investidores. 

Tratarei numa outra oportunidade de aprofundar o assunto, porque é da maior relevância e interesse, porém o tema na ordem do dia é a renovação de Rúben Amorim, que faz capa desta edição. 

A renovação do nosso carismático treinador é mais um passo relevante no estabelecimento da Ordem que o Sporting CP está a construir, e precisa de estabelecer, para poder assegurar o Progresso como meta. E ele representa também um positivismo que é a base fundamental para tudo o resto. 

É da natureza humana, tendencialmente mais hedonista, a tentação de querer o Progresso sem estabelecer a Ordem como base. Porém, como a história ensina, não há um ou outro, porque eles não são opostos, mas sim condicionais. 

Tenhamos o Amor ao Sporting como princípio, a Ordem por base e, com paciência e competência, o Progresso e a Glória serão uma constância e não um Oásis. 
 

*O Controlo Económico é o sistema implementado pela Liga Espanhola que impõe um conjunto de regras que os clubes estão obrigados a cumprir, como por exemplo o Limite de Custo do Plantel. Caracteriza-se, em sentido amplo, pela existência de um controlo à priori (ao contrário do fair play financeiro da UEFA), com o objectivo de assegurar a sustentabilidade económico-financeira dos mesmos e da Liga.