Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Lugar aos novos

Por Miguel Braga
16 Mar, 2023

Editorial da edição n.º 3915 do Jornal Sporting

O relógio marcava o minuto 65 de jogo: David Monteiro levantou a cabeça e fez um passe longo para trás da linha de defesas do Liverpool FC; Rodrigo Ribeiro desmarcou-se, passou pelos adversários e frente ao guarda-redes inglês manteve a frieza e rematou certeiro para o fundo das redes britânicas. Estava feito o 1-0 e estava assim carimbada, pela primeira vez na história, a passagem do Clube às meias-finais da UEFA Youth League.

No total foram utilizados 28 jogadores nesta competição, sendo que seis destes já conseguiram chegar ao patamar da equipa A. Uma mistura vitoriosa de talento, trabalho e juventude, que deixou visivelmente satisfeito o treinador Filipe Çelikkaya: “É a primeira vez que passamos os quartos-de-final, com muito mérito dos jogadores e equipa técnica. Partilho com todos os treinadores e jogadores da Academia, todos se dedicam muito ao trabalho”, garantiu no final do jogo. Também o herói do momento, era o espelho da alegria e ambição Leonina: “Fizemos história e queremos dar continuidade. Estou muito feliz com o golo”. No próximo mês de Abril, os Leõezinhos jogam na Suíça a final four e têm a possibilidade de lutar pelo título. 

37 anos depois, as Leoas do voleibol conquistaram a Taça de Portugal, a terceira no palmarés do Clube, depois de vencer a AJM/FC Porto por 2-3, em partida disputada no Centro Cultural de Viana do Castelo. No final do jogo, Rui Pedro Costa, era um treinador satisfeito com o seu grupo: “Elas mereciam isto e merecem esta festa. O Sporting CP não ganhava o troféu há 37 anos, porque também esteve 25 fora e só regressou há seis. Nós temos consciência de onde estamos e estamos cá para a ganhar. (…) No final, merecemos esta Taça de Portugal. É um troféu muito merecido”. Também a capitã Daniela Loureiro estava feliz e com o sentimento de dever cumprido: “Isto é tão bom que eu ainda nem consigo encontrar palavras para descrever o que sinto e o que esta conquista representa. Este grupo é fantástico, trabalha muito e merece este troféu. Viemos focadas, demos tudo e, felizmente, conseguimos conquistar o troféu que o Sporting CP não vencia há 37 anos”. A elas e a eles, os nossos mais sinceros parabéns.

Quem não deixa as suas vitórias por mãos e pés alheios são as Leoas do rugby do Sporting CP. Pela sétima vez consecutiva, sagraram-se Campeãs Nacionais da Divisão de Honra, depois de jogar e bater o SL Benfica por 12-15, somando o segundo troféu da época, depois da conquista da Supertaça. “As jogadoras têm imensa vontade de ganhar e isto significa muito, não só por ser o culminar de tantos jogos, mas também porque quer dizer que estamos qualificados para a Taça Ibérica da próxima época, que é uma competição pela qual elas têm muito carinho e querem disputar todos os anos”, disse no final o treinador Francisco Sande e Castro. A ambição desta equipa segue agora para a Taça de Portugal, onde já esta semana joga contra a AEES Agrária de Coimbra os quartos-de-final da competição. Que continuem com esta fome de vitórias é o desejo de todos.

No futebol, a equipa de Rúben Amorim continua o trajecto de fazer melhor do que na primeira volta, e neste momento, já conquistou mais oito pontos. Nova vitória, desta feita frente ao Boavista FC, com destaque mais do que natural para aquele que é já descrito como o melhor golo da época. Aos 17 minutos e depois de uma combinação de pequenos passes entre Marcus Edwards e Youssef Chermiti, fica gravada na memória colectiva de qualquer pessoa que gosta de futebol, a execução de letra de Nuno Santos: “Um golo de uma vida”, como lhe chamou Manuel Fernandes no programa Raio-X, da Sporting TV. De se lhe tirar o chapéu e aplaudir de pé. Parabéns, Nuno! E obrigado por este momento.

Hoje a equipa de Rúben Amorim joga a passagem na Liga Europa frente ao líder da Premier League, o Arsenal FC. Que o golo de Nuno Santos e a vitória frente aos axadrezados sejam o mote para uma noite histórica. Força equipa!