Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

As nossas referências

Por Juvenal Carvalho
15 Fev, 2024

Na história do Sporting Clube de Portugal, como invariavelmente por aqui o escrevo semanalmente, até por ser a mais pura das realidades, falo do indesmentível facto do nosso Clube ter ao longo dos tempos tantas e tantas referências do desporto nacional e internacional. É mesmo uma marca indelével do Leão e que tem passado de geração em geração. Principalmente vivemos essa paixão maioritariamente na nossa fase de jovens e seguramente já assim o seria naquele tempo em que os Cinco Violinos escreviam "notas futebolísticas" de tanto talento.

Ao longo dos tempos tudo se manteve e agora, por "culpa" de Viktor Gyökeres − ufffaaa que jogador − e durante o jogo da Taça de Portugal, em Leiria, tornou-se viral nas redes sociais a imagem de uma criança que estava na bancada a festejar um golo do fantástico jogador sueco, imitando-o. Mas não só desta criança. Também de tantas outras crianças e adultos, homens e mulheres, sai com naturalidade a cada golo, idêntico festejo, numa verdadeira "Gyökeromania", já repetida por 27 vezes. 

Mas como num desporto colectivo ninguém faz nada sozinho e todos os que vestem de Leão ao peito são referências, são também muitos os que nas bancadas pedem aos jogadores − a vários deles −, a oferta da sua camisola, preferencialmente, mas outros pedidos também, numa passagem perfeita da união vivida dos relvados para as bancadas e vice-versa, que revela o enorme amor pelo Clube que existe um pouco por todo o lado onde jogue o nosso Sporting CP. 

Isso é também visível no Pavilhão João Rocha, bem como em outros locais onde os jogadores das modalidades actuam, que são igualmente alvos de idênticos pedidos.

Vivendo nós a era das novas tecnologias, onde o marketing e a comunicação são vitais, estes momentos extra de comunhão perfeita, que fazem os nossos jogadores sentirem-se acarinhados, mas igualmente conscientes da importância que tem o seu papel desportivo, mas também, obrigatoriamente social.

E por falar em papel desportivo, mas também social, a cidade de Pombal assistiu no passado fim-de-semana a um momento único. Aquando da obtenção do recorde nacional do salto à vara por parte de um atleta do nosso eterno rival, Pedro Buaró, o LEÃO − mesmo em maiúsculas, Carlos Pitra acabou abraçado prolongadamente ao seu adversário. Um momento fascinante que já vi e revi. E que tanto o honrou como desportista, e que o Sporting Clube de Portugal tão dignificado fica por ele o representar. São estes valores...'à Sporting' que marcam a tão dignificante história de 117 anos do nosso Clube.

Mas por falar em referências, não podia deixar de falar, quiçá na maior de todas elas, Mário Moniz Pereira. No passado domingo, dia 11 de Fevereiro, faria 103 anos. Obrigado por tudo. Como no fado que escreveu: 'Valeu a Pena', professor! 

PS Foram 39.851 os "Leões" que no estádio empurraram a equipa para a goleada ante o SC Braga, ficando a faltar 14 "finais", com a próxima a ser já na próxima segunda-feira, em Moreira de Cónegos. Também a UEFA Europa League está na mira. Ultrapassar o Young Boys é o objectivo.