Barrigada de Supertaças!
16 Out, 2025
TAÇA DE PORTUGAL FUTEBOL – No sábado à noite, o Sporting CP inicia a defesa do último título que conquistou, a Taça de Portugal da época transacta, garantida com a épica vitória no Jamor contra o SL Benfica, derrotado por 3 - 1, numa remontada digna de ser eternamente recordada! Esta nova caminhada rumo ao Jamor, onde queremos voltar a estar, começa com o histórico FC Paços de Ferreira, clube que este ano não está no escalão superior do futebol português, mas que sabe sempre o que fazer e como. É, pois, um jogo difícil e complicado, para o qual nos temos de apresentar na nossa máxima força, com respeito e consideração pelo nosso adversário. Força, equipa!
SUPERTAÇA HÓQUEI – No sábado passado, o justíssimo Campeão Mundial, recém chegado dessa sua magnífica conquista em San Juan, na Argentina, tinha – já em Portugal, mais propriamente em Odivelas – a disputa da ambicionada Supertaça contra uma das grandes equipes nacionais, o FC Porto. O jogo foi impróprio para cardíacos, só se tendo resolvido no prolongamento. No tempo regulamentar registou-se um empate a três golos, graças ao nosso terceiro golo obtido a escassos três minutos do fim do jogo. Depois, ainda na primeira parte do prolongamento, Facundo Navarro completa o seu hat-trick e obtém o quarto golo do Sporting CP, o golo da vitória! Foi fantástico! Depois do Mundial de Clubes vencido no domingo, depois da longa e cansativa viagem para Portugal, depois dos festejos em Lisboa a meio da semana, depois de tudo isso… jogar uma final destas contra um poderoso adversário sem qualquer desses acumulados desgastes e ganhar esse troféu (a terceira Supertaça da História do nosso Hóquei!), pois é obra e é também o demonstrar inequívoco do justíssimo título de Campeão Mundial de Clubes! Força, hóquei! Parabéns, equipa!
SUPERTAÇA VOLEIBOL – Nesse mesmo sábado, um pouco mais tarde, no Algarve, em Loulé, a nossa equipa de voleibol, como Campeã Nacional, defrontava o SL Benfica, detentor da Taça de Portugal, para dirimir o vencedor da Supertaça. O jogo foi disputadíssimo, tendo o Sporting CP ganho os dois primeiros sets, baqueando in extremis no terceiro, para concluir com nova vitória no quarto set, por 25-23! A Supertaça é, pois, nossa, a quinta do palmarés do Clube! E a prova do excelente trabalho que está a ser desenvolvido no voleibol, desde logo graças ao treinador João Coelho, sendo de acalentar verdadeiras esperanças em termos das provas nacionais! O Clube está presente, está vivo e está pronto para disputar os títulos em disputa! Força, voleibol! Parabéns, equipa!
FUTSAL – Defrontámos ainda no sábado o SL Benfica, na Luz, para a quinta jornada da Liga Placard. O jogo foi muito disputado, tendo terminado com um resultado penalizador para o Sporting CP, pois perdemos por 4-2. Nada está perdido na Liga, muito pelo contrário, pois a competição está ainda no seu início. Mas – como bem salientou Tomás Paçó, no final do jogo – não podemos ter primeiras partes como a que apresentámos neste jogo. A certeza que tal nunca mais sucederá decorre, ela própria, da força e assertividade das palavras desse nosso jogador, um grande Leão! Por isso, por tudo isso, por essa consciência e querer que vem de dentro, que é genuíno e autêntico, pois, bem sabemos, temos equipa para fazer mais e melhor, muito mais e muito melhor! E, claro, temos também o nosso fundamental Nuno Dias! Força, futsal!
ANDEBOL – Prossegue a carreira da nossa fabulosa equipa de andebol. No sábado, vencemos o Gaia, para o Campeonato, no João Rocha, por 45-28. Foi, como decorre dos números do próprio resultado, um arraso. Serviu também para a equipa “lamber as feridas” do mau resultado e mau jogo que fizemos contra o Nantes, a meio da semana passada, para a Champions, também no João Rocha, que perdemos por uns pesados 28-39. Não estamos habituados e bem sabemos que a equipa vale muito mais. Ultrapassemos, pois, a “malapata” que temos com esses franceses e façamo-lo já nesta quinta-feira no jogo da quarta jornada da Champions que disputamos, uma vez mais no João Rocha, contra a experiente e categorizada equipa húngara do Veszprém, seguramente uma das melhores da Europa. Força, andebol!
BASQUETEBOL – Pouco a dizer. A derrota com o SL Benfica, em jogo em nossa casa, foi má demais e por números que carecem de urgente rectificação. Muito trabalho para fazer e para apresentar. O nosso treinador, o experiente e campeoníssimo Luís Magalhães, sabe seguramente o que tem de fazer. Força, basquetebol!
BARRIGADA SUPERTAÇAS – Disputaram-se, até agora, no futebol e nas ditas modalidades de pavilhão, cinco destes troféus. O Sporting CP conquistou quase todos, mais precisamente quatro, só nos tendo escapado o de futebol. Temos, pois, uma verdadeira “barrigada” de Supertaças com as vitórias em futsal, no andebol e agora no hóquei e no vólei! E se juntarmos o título Mundial de hóquei, pois… começa bem a temporada 2025/2026! Força, Leões!
Viva o Sporting Clube de Portugal!
P.S 1 – Parece que algumas autoridades deste nosso Portugal ainda não têm notícia do título mundial do nosso hóquei… lamentável!
P.S 2 – Manuel Fernandes: Foi recentemente inaugurada a Rua Manuel Fernandes, Eterno Capitão, na sua terra de Sarilhos Pequenos, concelho da Moita. Um gesto bonito, uma merecida homenagem!