Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Football

Ajude na Rede de Emergência Alimentar

Por
06 Abr, 2020

Seja voluntário ou doe bens alimentares

A Fundação do Futebol – Liga Portugal uniu-se ao Banco Alimentar Contra a Fome, que criou uma Rede de Emergência Alimentar para fazer face ao momento actual imposto pela COVID-19, e está a ajudar na campanha de distribuição de bens alimentares a várias instituições.

Nesse sentido, a Fundação do Futebol – Liga Portugal está a recrutar voluntários para a entrega desses bens, acautelando as respectivas normas de segurança e protecção de todos. A inscrição pode ser feita aqui, inserindo o nome e o contacto de email.

Também poderá participar nesta iniciativa do Banco Alimentar através da campanha “Alimente esta ideia”, que está disponível para a doação de bens alimentares

FPF encerra provas da formação

Por Sporting CP
27 Mar, 2020

Medida abrange futebol e futsal, tanto masculino como feminino

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, nesta sexta-feira, o encerramento das “competições nacionais de todos os escalões de formação de futebol e futsal, masculinas e femininas, não resultando das mesmas qualquer efeito desportivo imediato”.

“Deste modo, não serão atribuídos títulos nas referidas competições nem aplicado o regime de subidas e descidas”, lê-se no comunicado divulgado pela FPF.

A decisão, tomada após auscultar os associados da FPF, “visa proteger a população, especialmente os jovens e as crianças que amam o futebol”, na sequência das alterações e limitações impostas pela pandemia de COVID-19.

O comunicado da FPF na íntegra:

Tomada decisão que visa proteger a população, especialmente os jovens e as crianças que amam o futebol.

  1. Em 10 de Março de 2020 a Federação Portuguesa de Futebol determinou a suspensão de todas as provas nacionais dos escalões de formação de futebol e futsal entre 14 e 28 de Março, quando foram confirmados 41 casos de infecção por coronavírus em Portugal.
  2. Através do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de Março, foi determinada a suspensão de actividades lectivas e não lectivas e formativas com presença de estudantes em estabelecimentos de ensino públicos, particulares e cooperativos e do sector social e solidário de educação pré-escolar, básica, secundária e superior e em equipamentos sociais de apoio à primeira infância ou deficiência.
  3. Tal medida iniciou-se no dia 16 de Março de 2020 e será reavaliada no próximo dia 9 de Abril de 2020, podendo ser prorrogada após reavaliação.
  4. O país encontra-se, actualmente, em Estado de Emergência, regime que irá vigorar até ao dia 2 de Abril, prazo que, como é do conhecimento público, poderá vir a ser igualmente prorrogado.
  5. Sendo bem provável que as medidas referidas nos pontos 3 e 4 sejam estendidas no tempo e que persiste uma ligação indissociável entre a Escola e o Desporto, entendeu a Federação Portuguesa de Futebol que a prioridade de pais, avós, filhos e netos deve ser, obviamente, a de se dedicarem à protecção uns dos outros e às exigências escolares, em nome do direito à protecção da saúde.
  6. Por tudo o que antecede, deliberou a Direcção da Federação Portuguesa de Futebol, após auscultar os seus associados, que devem dar-se por concluídas as competições nacionais de todos os escalões de formação de futebol e futsal, masculinas e femininas, não resultando das mesmas qualquer efeito desportivo imediato.
  7. Deste modo, não serão atribuídos títulos nas referidas competições nem aplicado o regime de subidas e descidas.
  8. A complexidade da situação que resulta do estado de emergência vigente em Portugal conduziu a esta decisão da Federação Portuguesa de Futebol, em que é acompanhada pelas 22 Associações Distritais e Regionais que vão igualmente dar sem efeito as suas competições destinadas aos escalões de formação de futebol e futsal.
  9. A decisão agora tomada visa proteger a população, especialmente os jovens e as crianças que amam o futebol, salvaguardando-os e a todos os seus familiares de perigos bem presentes. Desta forma, assegurar-se-á o valor primordial da saúde e o desenvolvimento desses jovens e crianças, em segurança e estabilidade possíveis.
  10. Reconhecendo o inestimável papel dos clubes, enquanto formadores de jogadores de futebol, mas ainda de jovens e crianças, está a Federação Portuguesa de Futebol certa do seu apoio a esta medida excepcional. Também eles, em segurança e estabilidade, estarão aptos a preparar da melhor forma possível a época 2020/21.
  11. As restantes competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol permanecem suspensas.
  12. A situação provocada pela pandemia do Covid-19 continuará a ser monitorizada pelo grupo de emergência criado pelo Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que poderá rever - ampliando ou reduzindo - as medidas agora implementadas.

Fundação do Futebol apoia causa solidária

Por
25 Mar, 2020

Bolas e camisolas autografadas em leilão para aquisição de material hospitalar

A Fundação do Futebol – Liga Portugal associa-se à luta na pandemia do COVID-19 e ao combate diário desenvolvido pelos profissionais de saúde, que estão na linha da frente e irá contribuir e apoiar, numa iniciativa conjunta com o parceiro eSolidar. Neste âmbito vai ser lançado o projecto STOP COVID-19, criado pelo Movimento Tech4Covid19, e a Fundação do Futebol doou para leilão bolas e camisolas autografadas dos clubes finalistas da Final Four Allianz CUP 2020. São eles, recorde-se, o SC Braga, o Sporting CP, o Vitória SC e o FC Porto.

Este leilão solidário avança com o objectivo de adquirir equipamentos de protecção médica (máscaras, luvas, batas).

A gestão do valor angariado é da responsabilidade da GoParity e a distribuição destes materiais ficará a cargo da Tech4COVID19, que apenas actuará segundo indicações da Direção-Geral da Saúde, que medirá o que necessitam os centros hospitalares.

Fonte: Liga Portugal

Foto José Lorvão

Começar 2020 com "Um só Clube"

Por Sporting CP
03 Jan, 2020

Família do futebol Leonino reuniu-se para dar as boas-vindas ao novo ano

A Academia Sporting deu as boas-vindas a 2020 com uma manhã cheia de treinos, desde os escalões de formação às equipas seniores de futebol feminino e masculino. "Um só Clube" foi o mote e, nesse sentido, a formação orientada por Silas teve uma surpresa.

A equipa sénior feminina e as equipas de formação juntaram-se e, antes do treino da equipa principal, surpreenderam os jogadores à saída do balneário com um corredor de boas-vindas. 

Momento que foi do agrado de todos, como foi perceptível, com sorrisos e boa disposição, e que terminou com uma fotografia de grupo - com o presidente e os funcionários da Academia - no relvado, juntamente, com uma faixa na qual se podia ler: "Juntos somos ADN Sporting". 

2020 arrancou, assim, em família e de forma diferente na Academia Sporting com uma força que "Vem de Dentro" e que mostra o espírito de união e confiança que se vive no reino do Leão neste arranque de ano.

Luís Neto evoluiu para trabalho condicionado no relvado

Quanto ao apronto desta sexta-feira, que serviu para continuar a preparar o jogo frente ao FC Porto, marcado para este domingo, às 17h30, Silas só não contou com Luís Neto e Renan Ribeiro.

O defesa fez ginásio e trabalho condicionado no relvado, enquanto o guardião realizou tratamento e ginásio. Assim, a única novidade no treino foi o jovem guarda-redes Diogo Martins.

A formação verde e branca volta a treinar no sábado, às 10h00, na Academia Sporting, à porta fechada, e Silas fará a habitual antevisão do jogo a partir das 13h30 em Alcochete.

Sporting CP na ajuda ao Banco Alimentar Contra a Fome

Por Sporting CP
02 Dez, 2019

Jogadores e treinadores participaram na acção

O Sporting Clube de Portugal juntou-se no apoio ao Banco Alimentar Contra a Fome e ajudou, neste último fim-de-semana, a angariar bens alimentares numa superfície comercial do Montijo.

Jogadores/as, treinadores/as e outros funcionários do Clube participaram nesta acção de solidariedade, tanto no sábado, como no domingo, fazendo assim parte dos mais de 40 mil voluntários que recolheram mais de 2.100 toneladas de géneros alimentares na campanha realizada em 2.000 superfícies comerciais espalhadas por todo o país.

O avançado Pedro Mendes, que tem jogado na equipa sub-23 e principal, foi um dos voluntários Leoninos, referindo a importância destas acções: “O Sporting CP associou-se e nós não ficámos indiferentes e viemos ajudar. (…) Nunca tinha estado deste lado, mas já tinha ajudado. Estas iniciativas, além de serem positivas por estarmos a ajudar, são interessantes também para nós. Permitem-nos conhecer outro tipo de realidade, ajudar e, com isso, conseguirmos ser também melhores pessoas”.

Segundo o Banco Alimentar Contra a Fome, estes bens alimentares começarão a ser distribuídos a partir da próxima semana a 2.400 Instituições de Solidariedade Social, que os entregarão a cerca de 380 mil pessoas com carências alimentares comprovadas.

Também a Fundação Portugal, em parceria com os vários clubes, promoveu nas jornadas 12 da Liga NOS e 11 da LigaPro, a recolha de alimentos no âmbito do projecto "Valores em Cadeia". Nesse sentido, houve recolha de alimentos em quase todos os estádios que receberam os jogos que se disputaram entre os dias 29 de Novembro e 2 de Dezembro - um deles foi o Estádio Cidade de Barcelos, onde o Sporting CP jogou.

Caso se queira associar, o Banco Alimentar Contra a Fome continuará a recolher alimentos até ao dia 8 de Dezembro nos supermercados e a iniciativa está também presente na internet, podendo ajudar aqui.

Foto Pedro Zenkl

Pólo EUL com reforços da equipa principal

Por Sporting CP
21 Nov, 2019

"Uma só equipa"

As equipas de formação do Pólo EUL foram surpreendidas, nesta quinta-feira, com novos companheiros de equipa.

Bruno Fernandes, Tiago Ilori, Jérémy Mathieu, Luciano Vietto e Joelson Fernandes apareceram equipados e treinaram juntamente com os jovens jogadores entre os escalões de sub-6 e sub-13, que treinam de segunda a sexta-feira no Pólo EUL entre as 18h00 e as 19h30.

Um treino diferente com os mais novos a terem a oportunidade de partilhar o campo com os ídolos da equipa principal e, acima de tudo, de comprovar que há uma só equipa no Sporting Clube de Portugal.

Foi isso mesmo que Beto Severo, team-manager da equipa principal, disse após esta acção: “A ideia foi passar os valores do Sporting CP, incentivá-los e mostrar-lhes que somos uma só equipa. Somos todos Sporting Clube de Portugal. Eu também cresci na formação do Sporting CP e sei como isto é importante.”

Leia toda a reportagem na próxima edição do Jornal Sporting (28 de Novembro).

Bruno Fernandes: “Este reconhecimento é mais importante do que outros”

Por Sporting CP
21 Nov, 2019

Médio recebeu prémio por figurar no 11 do ano da Liga NOS

Bruno Fernandes recebeu, nesta quinta-feira, o prémio do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) por integrar o melhor 11 do ano na Liga NOS 2018/2019.

Uma distinção que o enche de orgulho, uma vez que o médio do Sporting Clube de Portugal foi eleito pelos 314 jogadores da competição.

“São colegas contra quem jogo, por isso, obviamente, que ser escolhido por eles é importante. É sinal que quando jogo contra eles jogo bem, faço as coisas bem e que eles vêem em mim um bom jogador. Por isso, acaba por ser um reconhecimento mais importante do que outros”, disse Bruno Fernandes à Sporting TV.

“Foi um ano muito importante para mim. Consegui terminar a época com duas Taças, o prémio de melhor jogador da prova e figurar no onze do ano. Estou satisfeito e feliz por isso”, disse ainda o jogador verde e branco, que tem recebido várias distinções de Leão ao peito.

“Vai sempre haver espaço para os prémios”, garantiu, dizendo que “qualquer jogador tem de tentar estar sempre ao máximo nível e tentar fazer sempre o melhor pela equipa para que depois possam aparecer prémios individuais como este”.

Foto Mário Vasa

"As 1001 decisões de guarda-redes de futebol”

Por Sporting CP
16 Nov, 2019

Nélson Pereira apresentou o livro este sábado em Alvalade

Nélson Pereira apresentou, neste sábado, o livro “As 1001 decisões de guarda-redes de futebol”, trabalho que reúne a experiência do coordenador-técnico do departamento de guarda-redes do Sporting Clube de Portugal e de vários outros técnicos do Clube.

Com a ajuda de um vasto grupo de treinadores Leoninos, Nélson Pereira escreveu o livro com Miguel Miranda - treinador e coordenador de guarda-redes do futebol de formação do Sporting CP - e Rui Vieira - treinador e coordenador de guarda-redes do FC Barreirense.

A apresentação do livro decorreu no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade, ao início da tarde já depois de Tomaz Morais ter debatido ‘A liderança no guarda-redes de futebol’, de Rodolfo Correia ter falado sobre o ‘Guarda-redes no modelo de jogo da equipa’ e de Rui Vieira ter apresentado também o ‘Modelo teórico da decisão’.

Depois da apresentação, com a participação de vários treinadores e jogadores de futebol, sobretudo do Sporting CP, houve ainda espaço para outros debates centrados no conteúdo do livro.

Leia toda a reportagem na próxima edição do Jornal Sporting (21 de Novembro).

Foto José Lorvão

Leões nos sub-19 e sub-20 de Portugal

Por Sporting CP
08 Nov, 2019

Filipe Ramos convocou Tiago Rodrigues e Gonçalo Inácio para os dois próximos jogos de preparação da Selecção Nacional sub-20.

A equipa das Quinas tem jogo marcado frente à Inglaterra, no dia 11 de Novembro, em Águeda, e diante da Alemanha, quatro dias depois, em Aveiro.

Também Rui Bento chamou Rodrigo Fernandes, Eduardo Quaresma e Nuno Mendes à Selecção Nacional sub-19 para o Torneio de Preparação da UEFA, que se disputará na Irlanda do Norte, entre os dias 12 e 18 de Novembro.

Portugal medirá forças diante da Alemanha no dia 12, frente à Irlanda do Norte no dia 15 e três dias depois jogará com a Noruega.

Acção de formação “1001 decisões de guarda-redes de futebol”

Por Sporting CP
22 Out, 2019

Dia 16 de Novembro no Estádio José Alvalade

 No próximo dia 16 de Novembro, o Departamento de guarda-redes do Sporting Clube de Portugal promove o lançamento do livro “1001 decisões do guarda-Redes de futebol” no âmbito de uma acção de formação sobre o mesmo tema.

A formação, certificada pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, que concede 1,4 unidades de crédito, decorrerá das 10h00 às 18h00, no Auditório Artur Agostinho do Estádio José Alvalade.
 
Guarda-redes, treinadores de guarda-redes, agentes desportivos e demais interessados/as têm, com esta iniciativa, uma oportunidade ímpar para debater temas como os desafios colocados à profissão, a teoria do modelo de decisão ou ainda liderança e comunicação no treino de guarda-redes. Poderão ainda homenagear os antigos guarda-redes que marcaram o panorama desportivo e adquirir um livro único espelhando o know how do Sporting Clube de Portugal nesta matéria.
 
Valor de inscrição: 45 euros (inclui oferta de livro)
 
A inscrição deve ser feita aqui

Páginas

Subscreva RSS - Futebol