Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Jardel: "É indiscutível a boa estrutura que o Sporting CP tem para formar jogadores"

Por Sporting CP
15 Out, 2020

Ex-avançado visitou a Academia Cristiano Ronaldo e deixou elogios à formação Leonina

Recordado como um dos melhores avançados que alguma vez vestiu a camisola do Sporting CP, Mário Jardel regressou esta quinta-feira à Academia Cristiano Ronaldo, local que bem conhece e onde reencontrou antigos colegas dos tempos em que vestiu de Leão ao peito.

Recebido por Nélson Pereira, director da equipa B e de sub-23, na ala de formação da Academia, ‘Super Mário’ recordou com saudade os tempos vividos ao lado do ex-guarda-redes e colega de equipa, tendo ainda tempo para conhecer as infra-estruturas Leoninas e assistir a alguns treinos das formações verdes e brancas.  

“Quero agradecer o convite do Nélson Pereira e de toda a Direcção, vim matar saudades. Ficou o legado e estou muito grato ao Sporting CP. Sempre que venho a Lisboa faço uma visita, ainda por cima com todo o carinho dos que participaram na minha história e que estão aqui. É muito gratificante recordar coisas boas”, começou por dizer o ex-Leão.

Aproveitando o facto de vários jogadores oriundos da formação Leonina terem garantido recentemente um lugar no plantel da equipa A, o ex-avançado deixou elogios à capacidade formativa dos Leões, recordando alguns dos maiores nomes oriundos da formação Leonina.

“Temos exemplos que mostram que as categorias de base são fundamentais para fazer o que o Sporting CP fez de melhor, que foi formar Luís Figo, Cristiano Ronaldo ou Ricardo Quaresma. É indiscutível a boa estrutura que o Sporting CP tem para formar jogadores, tiro o chapéu. Quero dar os parabéns a todos os que trabalham aqui diariamente para formar os atletas”, referiu.

Ao longo das duas épocas em que esteve ao serviço do Sporting CP, Mário Jardel somou 67 golos em 63 jogos, vencendo a Bota de Ouro em 2001/2002, a primeira época em que representou o emblema de Alvalade. Ainda assim, mais importante do que os números que atingiu, o avançado foi figura central na equipa que venceu o último título de campeão nacional do Clube verde e branco.

Olhos no FC Porto

Por Sporting CP
15 Out, 2020

Sebastián Coates e Gonzalo Plata de regresso após os compromissos internacionais

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal realizou esta quinta-feira mais um treino na Academia, tendo em vista a preparação do clássico de sábado diante do FC Porto (20h30).

Em mais uma sessão em que foi notória a determinação e o foco do plantel, destaque para os regressos de Sebastián Coates e Gonzalo Plata após os compromissos internacionais.

Depois de ontem terem feito trabalho de recuperação, os internacionais sub-21 Pedro Porro, Daniel Bragança e Pedro Gonçalves já integraram a sessão de hoje.

Jovane Cabral e Zouhair Feddal treinaram integrados e sem limitações, Andraž Šporar treinou integrado sob vigilância médica e Eduardo Quaresma fez apenas tratamento

Os Leões voltam a treinar à porta fechada amanhã, pelas 10h00, na Academia. Mais tarde, a partir das 18h30, Rúben Amorim fará a antevisão do clássico no Auditório Artur Agostinho do Estádio José Alvalade.

Foto Mário Vasa

João Palhinha renova até 2025

Por Sporting CP
14 Out, 2020

Médio mostrou-se "muito feliz" pela continuidade

João Palhinha renovou o vínculo que o liga ao Sporting Clube de Portugal até 2025. O médio da equipa principal de futebol Leonina tem uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros e não escondeu a felicidade por continuar de verde e branco.

"Estou muito feliz por assinar mais uma renovação com um dos Clubes que me formou e teve um papel muito importante no meu crescimento", começou por dizer aos meios de comunicação do Sporting CP.

Com 25 anos, João Palhinha chegou ao emblema de Alvalade durante a formação proveniente do SG Sacavenense. Esteve depois na equipa B do Sporting CP antes de ser emprestado ao Moreirense FC (2015/2016) e ao CF "Os Belenenses" (primeira metade de 2016/2017). Passou um ano e meio na equipa principal dos Leões antes de novo empréstimo em 2018, desta feita ao SC Braga, onde esteve nas duas últimas temporadas. Agora, volta ao Sporting CP "um jogador diferente".

"Quero deixar uma imagem diferente da que deixei no passado. É isso que quero mostrar aos Sportinguistas e a toda a gente: o que realmente valho. Sei que as pessoas neste Clube acreditam em mim", frisou.



Respondendo aos rumores de uma eventual saída do Sporting CP, João Palhinha foi bem claro: havia a vontade de demonstrar o valor ao serviço da equipa principal.

"Se já tivesse saído do Sporting CP, como tanto se especula neste momento, iria partir talvez de uma forma que não era condizente com todo o trajecto que fiz neste Clube, principalmente na formação e na equipa B. Sair da equipa A com aquele sentimento de não ter demonstrado o meu valor e o meu potencial deixaria sempre um sabor amargo. Encaro esta nova oportunidade com a máxima motivação e quero ajudar o Clube a conquistar os seus objectivos", garantiu.

Sobre Rúben Amorim, com quem já trabalhou no passado, João Palhinha explicou que é um treinador que admira. "É um treinador que sabe as qualidades que tenho. Pessoalmente, gosto muito do míster pela empatia que tenho com ele. Por isso é que eu digo que tenho todas as condições para demonstrar o meu valor e a equipa também. Todos juntos vamos chegar a bom porto", frisou.



O Leão falou também sobre o grupo de trabalho que encontrou neste regresso e assegurou Esforço, Dedicação e Devoção para atingir a Glória.

"Estamos todos confiantes para o que aí vem, sabemos que o grupo tem qualidade, é jovem e tem muito potencial. Temos um excelente plantel, acredito que podemos surpreender ao longo desta época, temos todas as condições para isso. Podemos prometer muito trabalho, esforço e dedicação. Quanto ao resto, as coisas vão acontecendo naturalmente como aconteceram até aqui. O importante agora é trabalharmos como temos vindo a trabalhar, evoluir nos aspectos que temos de evoluir e, como disse, temos todas as condições para ser uma surpresa esta época", afirmou.

Por fim, João Palhinha deixou uma mensagem e um apelo aos Sporitnguistas. "Que nos continuem a apoiar todos juntos como sempre fizeram até aqui. Obviamente há momentos bons e outros menos bons, mas o importante é mantermo-nos unidos porque a época é longa e há muitos jogos. No final, espero que estejamos todos reunidos para celebrar e de consciência perfeitamente tranquila por termos dado o máximo ao longo desta época. Creio que vai ser uma temporada de muito sucesso", concluiu.

Foto Pedro Zenkl

Gonzalo Plata em destaque na selecção

Por Sporting CP
14 Out, 2020

Jovem marcou pelo Equador contra o Uruguai de Coates

Em jogo para a qualificação sul-americana para o Campeonato do Mundo de 2022 realizado na última terça-feira, a selecção nacional do Equador recebeu e bateu o Uruguai por 4-2 com Gonzalo Plata em destaque. O jovem extremo do Sporting Clube de Portugal entrou aos 67 minutos e facturou pouco depois, contribuindo para o triunfo.

Do outro lado estava Sebastián Coates, capitão da equipa principal dos Leões que acabou por não sair do banco de suplentes uruguaio.

Preparação para o clássico

Por Sporting CP
14 Out, 2020

Internacionais sub-21 de regresso à Academia

A equipa principal do Sporting Clube de Portugal regressou, nesta quarta-feira, aos treinos na Academia tendo em vista o clássico do próximo sábado, diante do FC Porto, no Estádio José Alvalade (20h30).

O principal destaque da sessão foram os regressos dos internacionais sub-21 Luís Maximiano, Nuno Mendes, Pedro Gonçalves, Daniel Bragança e Pedro Porro após os compromissos das respectivas selecções.

Enquanto os dois primeiros treinaram normalmente com os restantes colegas, Pedro Gonçalves, Daniel Bragança e Pedro Porro fizeram apenas trabalho de recuperação.

Zouhair Feddal e Jovane Cabral foram integrados sob vigilância médica, e Eduardo Quaresma e Andraz Sporar realizaram tratamento.

Os Leões voltam a treinar à porta fechada amanhã, pelas 10h00, na Academia.

Foto Pedro Zenkl

Pedro Gonçalves bisa na selecção sub-21

Por Sporting CP
13 Out, 2020

Leão apontou dois golos em Gibraltar

Pedro Gonçalves, jogador de futebol do Sporting Clube de Portugal, esteve em destaque na vitória da selecção nacional sub-21 de Portugal sobre Gibraltar esta terça-feira por 0-3 ao apontar dois golos.

O médio facturou aos 50 minutos do jogo do grupo 7 de qualificação para o Campeonato da Europa do escalão com um grande remate que fez o 0-2. Meia hora depois, Pedro Gonçalves voltou a marcar e estabeleceu o resultado final em 0-3.

Para além de Pedro Gonçalves, o guarda-redes Luís Maximiano e o médio Daniel Bragança também estiveram nas escolhas do técnico Rui Jorge para o onze inicial. Joelson Fernandes entrou ao intervalo da partida.

Também na qualificação para o Campeonato da Europa de sub-21, Espanha bateu o Cazaquistão por 3-0 com o Leão Pedro Porro a cumprir os 90 minutos. O país vizinho de Portugal garantiu assim a presença na fase final da competição.

Foto José Lorvão

"Tem sido uma semana positiva"

Por Sporting CP
13 Out, 2020

Luís Neto em entrevista

Luís Neto, defesa da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal, concedeu uma entrevista exclusiva aos meios de comunicação do emblema de Alvalade em que falou sobre o actual momento dos Leões, o jogo contra o FC Porto, o ambiente que se vive no balneário, a integração dos reforços e as exibições dos jogadores provenientes da formação. O internacional português dirigiu-se ainda aos Sócios e adeptos do Sporting CP, garantindo que o conjunto de Rúben Amorim tem "uma fome enorme de estar em campo de Leão ao peito e ter grandes resultados".

Pausa para os compromissos de selecções nacionais
"Tem sido uma semana positiva para manter os níveis físicos, que bem precisamos, e para cimentar as ideias do míster, que já conhecemos. Aproveitámos para trabalhar outros aspectos porque temos mais tempo. Acaba por ser uma semana muito positiva e com os regressos da selecção esperamos estar prontos para preparar o jogo contra o FC Porto."

Jogo contra o FC Porto
"São jogos que todos querem disputar. Um clássico é um clássico e sabemos da importância que tem, até pela história do Clube. Temos de estar na máxima força para conseguirmos um bom resultado contra o FC Porto. Ainda assim, mais do que isso, o plantel sente que é um bom momento para cimentar processos e conseguirmos demonstrar mais e melhor contra uma grande equipa. Queremos dar continuidade àquilo que achamos que tem sido um bom início, apesar de nem sempre termos tido todos os recursos do plantel disponíveis. Estamos todos preparados e acredito que temos tudo para dar um passo em frente e fortalecer ainda mais o grupo num jogo tão competitivo como este."

"Claro que os clássicos são importantes em qualquer altura do Campeonato, mas neste momento um resultado positivo fortalece a equipa que o consegue. Vamos à procura de cimentar aquilo que fizemos contra o FC Paços de Ferreira, Portimonense SC e mesmo nos jogos da Liga Europa, em que tivemos alguma infelicidade. Ainda assim, acreditamos muito na ideia do míster e sabemos que um resultado positivo vai dar-nos uma crença enorme naquilo que trabalhamos e naquilo que conseguimos produzir em campo. Mais do que ser contra o FC Porto, acreditamos no nosso processo e estes jogos é que valem a pena porque jogamos contra os melhores."

Grupo forte e unido
"Um dos pontos fortes deste ano são o grupo, a coesão, a química entre os jogadores, a experiência que se mistura com a juventude e o estreitar de laços possível desde os últimos jogos do ano passado e da pré-época. O facto de termos tido este surto de COVID-19 permitiu-nos ficar ainda mais próximos, como uma família. O que podemos pedir aos adeptos é que estejam ao nosso lado e que confiem em nós. Sabemos a exigência de jogar no Sporting CP e toda a mensagem que passa diariamente no Clube. Estaremos preparados para tudo o que aí vem."

Jovens preparados
"Estão muito mais preparados do que quando completámos os dez jogos do ano passado. Todos têm muita qualidade, mas vieram de um contexto completamente diferente e de juventude. A exigência não é igual. [O final de 2019/2020] foi uma tentativa de aproximar o que seria esta época. Foi uma boa estratégia do Clube e estão todos muito mais preparados hoje. Neste momento, jogadores como o [Gonçalo] Inácio, o Tiago Tomás, o [Eduardo] Quaresma ou o Nuno Mendes podem jogar na nossa equipa. Têm muita qualidade e já se nota outro tipo de maturidade. Todos passámos pela idade deles e existe um ambiente muito familiar. Somos quase irmãos mais velhos a tentar que eles não cometam alguns erros que cometemos com aquela idade. (...) Por vezes somos um bocadinho chatos para que eles não facilitem em nada, mas não há ninguém que se desvie do rumo. Ficamos muito contentes com isso porque se eles continuarem com este crescimento o Sporting CP vai sair favorecido."

Aposta na formação
"A partir do momento em que entram na Academia, os jovens já têm em mente o objectivo de chegar à equipa principal. Conseguiram-no com muito mérito e têm agora a ajuda de todos para os potenciar. Com este tipo de química que existe entre nós, o futuro será risonho. É bom vê-los a crescer e a fazer coisas que não faziam no dia anterior. Isso dificilmente não leva a grandes resultados."

Reforços
"A mensagem principal que tentámos passar no início da época foi que, independentemente do passado, o futebol dá-nos sempre a possibilidade de fazer algo no presente. Queríamos fazer algo especial e diferente este ano e a mensagem foi repetida pelo Seba [Coates], por mim e por quem já cá estava e não queria repetir os erros do passado. Depois, todos os jogadores que o Clube, com mérito, conseguiu trazer têm um enorme orgulho em representar o Sporting CP com a grandeza que assim o exige. Sabem da responsabilidade e sabem que não vai ser fácil, mas sabem que temos condições para ombrear com quem quer que seja. Nesse sentido, o nosso trabalho ficou facilitado porque estava intrínseco. (...) Agora, é uma maratona. Sabemos que vamos ter semanas completas para preparar os jogos e isso vai exigir o máximo em todos os 90 minutos. Vamos ter de dar sempre muito mais em prol do Sporting CP."

Público nos estádios
"A política do Clube de misturar a juventude com a experiência é bom de se ver. Toda a gente se orgulha de ver o Nuno Mendes a fazer o que tem feito, assim como o Tiago Tomás, o [Gonçalo] Inácio ou o [Eduardo] Quaresma. São jogadores que nos podem dar muito e, mais do que isso, é uma equipa com quem [os adeptos] se podem identificar, que não facilita nada e que quer o melhor para o Sporting CP. Por tudo isso, gostávamos muito que estivessem presentes [nos estádios] para vibrarmos com quem nos segue e com quem vive as nossas vitórias e momentos menos bons."

Mensagem para os adeptos
"Aconteça o que acontecer, acreditem em nós. Mantenham-se ao nosso lado. É um grupo especial que tem um orgulho enorme em representar este Clube. É um grupo com uma fome enorme de estar em campo de Leão ao peito e ter grandes resultados. É uma equipa com quem os adeptos se podem identificar pela garra, qualidade de jogo, intensidade e por não baixarmos a guarda. Não vamos dar um passo atrás. Acreditamos muito na nossa ideia. Temos grandes homens aqui dentro e temos uma série de líderes que, acredito, vão segurar o grupo até ao final do campeonato."

Internacionais sub-20 de regresso

Por Sporting CP
12 Out, 2020

Mais um treino em Alcochete

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal realizou esta segunda-feira mais um treino na Academia, em Alcochete, com a maior novidade a ser o regresso dos jogadores que estavam nos trabalhos da selecção nacional sub-20.

Tiago Tomás, Gonçalo Inácio e Rodrigo Fernandes treinaram integrados com o restante plantel, enquanto Eduardo Quaresma fez tratamento devido a uma fratura da apófise transversa lombar. Jovane Cabral realizou treino condicionado sob vigilância, sendo que Zouhair Feddal e Andraž Šporar estiveram em tratamento.

Os Leões vão ter direito a uma folga esta terça-feira, regressando ao activo às 10h00 de quarta-feira para mais uma sessão à porta fechada em Alcochete.

Foto José Lorvão

Antonio Adán: "Estamos a criar um grupo forte"

Por Sporting CP
11 Out, 2020

Guarda-redes elogia junção de experiência e juventude no plantel

Dono da baliza verde e branca nos primeiros quatro jogos oficiais da temporada, Antonio Adán tem sido um dos reforços em destaque em Alvalade. Em entrevista aos meios de comunicação do Clube, o guarda-redes espanhol abordou a integração no grupo, a junção de juventude e experiência na equipa, o primeiro clássico em Portugal, a importância dos adeptos e os métodos de Rúben Amorim.

Integração no grupo
“O grupo recebeu-me muito bem desde o início. Já me tinham dito que era um grupo jovem e agradável para os atletas. Acho que tanto eu como os novos jogadores nos integrámos muito bem. Devido às circunstâncias tivemos de passar muito tempo juntos, primeiro na pré-época e depois por causa da COVID-19. Isso fez com que a integração fosse mais fácil”.

Junção de juventude e experiência
“Acredito que a junção de juventude com experiência faz com que o conjunto seja bom. Os mais velhos trazem experiência e os jovens trazem a irreverência de quem está a começar, além da qualidade da formação do Sporting CP. Estamos a criar um grupo forte para o que aí vem, isso abre boas expectativas. (…) Quando estava de fora via que havia sempre muitos jogadores portugueses a sair para outras equipas. Agora que estou aqui, percebo que a qualidade é muito alta. Temos jogadores jovens muito bons que tenho a certeza que vão chegar ao mais alto nível”.

Muita concorrência interna
“Quanto mais competência houver no plantel, melhor será para todos a nível pessoal, colectivo e para o Clube. Isso faz com que todos evoluam, tanto os mais jovens como os mais experientes, e que todos estejam na máxima força. Isso permite que a equipa cresça”.

O primeiro clássico em Portugal
“Tanto eu como o restante grupo temos preparado o clássico tal como tínhamos preparado todos os jogos anteriores. No final, são apenas mais três pontos. Claro que para os Sportinguistas este é mais importante, também porque é um dos jogos grandes da Liga NOS. Obviamente que depois de ter disputado outros desafios grandes em Espanha, quero fazê-lo também em Portugal. Mas acho que tanto eu como a equipa estamos a preparar este encontro da mesma forma que preparámos os dois anteriores. Esse é o caminho que temos de seguir até ao final da época, preparar cada jogo como se fosse uma final”.

“Entendo que para os adeptos tenha essa importância acrescida por poderes vencer um rival directo, mas para nós são apenas mais três pontos nesse longo caminho até ao final da época. Entendo tudo o que se move ao redor deste encontro, até porque traz muitas expectativas a todos. Quando andamos pela rua os adeptos falam-nos deste jogo, mas temos de estar tranquilos, são apenas mais três pontos”.

O futebol é dos adeptos
“Para nós é difícil, ainda para mais neste Clube, que os adeptos são muito importantes dentro de campo. O que me têm dito é que ajudam muito desde a bancada e isso para nós é muito importante. Felizmente, em momentos pontuais, como no encontro entre as selecções de Portugal e Espanha, já temos visto alguns adeptos nas bancadas. Na jornada anterior já houve adeptos no jogo entre o CD Santa Clara e o Gil Vicente FC e isso dá-nos esperança de que, em breve, teremos os nossos adeptos no estádio. Espero que seja o quanto antes porque precisamos deles e eu, pessoalmente, tenho muita vontade de ver o estádio com gente nas bancadas”.

“O futebol é para os adeptos. Futebol sem espectadores é como se faltasse algo. Este espectáculo e este desporto foi criado para eles, para que os adeptos vão aos estádios e vejam a sua equipa vencer. Com os estádios vazios, isso perde-se e é uma pena porque, como disse, o futebol é dos adeptos”.

Métodos de Rúben Amorim
“Falei com o míster antes de vir e as ideias dele transmitiram-me muita personalidade, uma forma de jogar que encaixa com a minha ideia porque joguei assim no Real Betis Balompié. Ele gosta de demonstrar personalidade com a bola dentro de campo e acho que isso é ideal para um Clube como o Sporting CP, que tem de assumir o jogo e ir atrás dos três pontos”.

Trabalho específico de guarda-redes
“Estou encantado com o Tiago Ferreira e com o Jorge Vital [treinadores de guarda-redes]. No início estava mais cansado, vim do Atlético de Madrid onde havia muitas partidas e os treinos não eram tão intensos, mas estou a gostar muito. O Vital tem uma experiência de muitos anos no futebol e o Tiago complementa-o de uma forma genial. Temos feito um grande trabalho durante as últimas semanas”.

“Sempre tive presente que o trabalho é o mais importante. Ter a oportunidade de fazer trabalho específico de guarda-redes durante tantos dias durante a semana para mim é fundamental. A nossa posição baseia-se muito na confiança e poder trabalhar tanto tempo com duas pessoas tão bem preparadas, faz com que chegues ao jogo muito mais confiante”.

Mensagem para os Sportinguistas
“Vamos encarar o jogo contra o FC Porto com muita garra, como todos os anteriores. Vamos atrás dos três pontos e esperamos que os Sportinguistas nos apoiem. Ainda não vão poder estar presentes nesta partida, mas esperemos que possam estar connosco muito em breve”.

Trabalho na Academia

Por Sporting CP
11 Out, 2020

Mees De Wit e João Silva voltaram a ser chamados por Rúben Amorim

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal realizou, neste domingo, mais um treino na Academia, tendo em vista o regresso à competição, o que acontecerá após a pausa para os compromissos das selecções nacionais.

Em mais uma sessão que ficou pautada pela elevada exigência e pela boa resposta dada pelos jogadores, Mees De Wit e João Silva voltaram a ser chamados por Rúben Amorim para um treino que terminou com trabalho em conjunto com a equipa B.

Jovane Cabral fez tratamento, ginásio e posteriormente realizou trabalho condicionado no relvado, enquanto Zouhair Feddal e Andraž Šporar realizaram apenas tratamento

Os Leões voltam a treinar à porta fechada amanhã, pelas 10h00, na Academia.

Páginas

Subscreva RSS - Equipa Principal