Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto João Pedro Morais

Leões caem nas 'meias' da Supertaça

Por Sporting CP
07 Out, 2023

Reviravolta tardia do FC Porto impediu um lugar na decisão (8-9)

A equipa masculina de goalball do Sporting Clube de Portugal perdeu, este sábado, por 8-9 frente ao FC Porto na meia-final da Supertaça, cuja final-four se está a realizar no Pavilhão Municipal de Santo Tirso. Os golos Leoninos foram apontados por Tomás Delfim, Luís Miguel (dois) e Hadiley Sacramento (cinco).

Além do desaire pela margem mínima, o desfecho teve ainda um sabor mais amargo, porque não só os Leões de Duarte Correia se superiorizaram no primeiro tempo como ainda comandaram o marcador durante praticamente todo o encontro. No entanto, tudo mudou a um minuto e meio do fim quando os azuis e brancos conseguiram o empate, antes de a cerca de 40 segundos do fim virarem o jogo e ficarem com um dos lugares na final da Supertaça.

No Norte do país, embora o FC Porto tenha marcado primeiro, o Sporting CP entrou com tudo e rapidamente chegou ao 3-1. A recta final da primeira parte foi mais atribulada, com golos num ritmo de parada e resposta, mas sem que os Leões perdessem a liderança do marcador (4-3).

Já na segunda parte, o conjunto verde e branco voltou a ser mais eficaz e disparou no resultado até aos 7-3. E até à recta final da meia-final o Sporting CP vencia por 8-5 até que a reacção portista tudo mudou e fechou a partida com um parcial sem resposta Leonina de 0-4.

Sporting CP: Jan Bosek, Hadiley Sacramento, Luís Miguel, Tomás Delfim, João Pereira, Rúben Portinha.

Foto João Pedro Morais

Goalball arrecada Troféu Stromp

Por Sporting CP
01 Out, 2023

Triunfo da equipa Leonina por 12-8 frente ao Castêlo da Maia GC

A equipa de goalball do Sporting Clube de Portugal venceu, este domingo de manhã, o Castêlo da Maia Ginásio Clube por 12-8 e conquistou o Troféu Stromp desta modalidade. Com uma formação inicial constituída por Hadiley Sacramento, Delfim Tomás e Luís Miguel, o conjunto Leonino entrou muito forte e ainda antes do primeiro minuto decorrido, já tinha marcado três golos – cada parte tem 12 minutos. Hadiley Sacramento e Luís Miguel conseguiram um parcial de 3-0. A formação maiata reduziu com dois golos sem resposta, mas Luís Miguel marcou mais dois golos para os 5-2, seguido de mais um golo de Hadiley Sacramento, que marcaria ainda outros dois golos no primeiro tempo, para um resultado ao intervalo de 8-4 a favor da equipa Leonina.

No segundo tempo, sempre jogado em bom ritmo entre duas equipas que no dia 7 deste mês vão participar na Supertaça, em modelo de final-four, em Santo Tirso, o Sportinguista João Mota marcou mais dois golos para o 10-4, com o Castêlo da Maia GC a ter uma excelente recuperação no marcador, ao marcar quatro golos sem sofrer nenhum. No entanto, a melhor ponta final do Sporting CP ditou as regras finais na partida e a equipa Leonina marcou ainda mais dois golos, com Hadiley Sacramento e Luís Miguel a marcarem as diferenças finais na partida e o resultado de 12-8.

No final, festa do Sporting CP pela conquista da primeira edição do Troféu Stromp de goalball e sentimento de alegria por parte dos elementos Leoninos. Duarte Correia, treinador da equipa de goalball do Sporting CP, registou a felicidade por a equipa verde e branca ter conquistado o Troféu Stromp. “É muito bom estar em casa na primeira vez que disputamos o Troféu Stromp. É um orgulho disputá-lo neste Pavilhão, que é onde treinamos normalmente, e com público, numa modalidade que não é muito conhecida, mas que queremos que seja cada vez mais reconhecida. O Sporting CP ajuda-nos muito nisso pela expressão que dá à modalidade. É um sentimento fantástico poder jogar aqui e perante o nosso público”, referiu.      

Sobre o jogo, Duarte Correia reconheceu a importância de a equipa Leonina ter conseguido, bem cedo, um parcial de 3-0. “Quando falei com os meus atletas foi no sentido de começarmos o jogo muito fortes e mostrarmos que em nossa casa mandamos nós. O adversário tem muito valor, estará, certamente, nos quatro primeiros classificados no campeonato, e felizmente entrámos bem. O adversário acabou por ajustar algumas coisas e nós também fomos fazendo as nossas alterações estratégicas, sempre com o controle do jogo. Houve gestão da equipa, todos jogaram, todos deram o contributo ofensiva e defensivamente e foi um bom teste para o que aí vem [Supertaça, Campeonato e Taça de Portugal]”, observou.      

Hadiley Sacramento, jogador da equipa Leonina também deu largas à alegria pela vitória na primeira edição do Troféu Stromp. “É com muito orgulho que temos o privilégio de jogar pela primeira vez o Troféu Stromp de goalball. Estamos a trabalhar imenso para muitas conquistas, esta foi a primeira. Esta equipa trabalha todos os dias para conseguir os objectivos, o primeiro foi alcançado com a vitória neste Troféu Stromp e na próxima semana temos mais. Estamos muito focados, felizes e orgulhosos por esta conquista”, disse o jogador Leonino Hadiley Sacramento aos meios de comunicação do Sporting CP.

Sporting CP: Rúben Portinha, Hadiley Sacramento, João Mota, Luís Miguel, Tomás Delfim. 

 

Foto João Pedro Morais

Goalball entrega taças ao Museu Sporting

Por Sporting CP
21 Fev, 2022

​Cerimónia contou com a presença de Frederico Varandas

As equipas masculina e feminina de goaball do Sporting Clube de Portugal entregaram esta segunda-feira, no Museu Sporting, quatro troféus conquistados na última temporada: Campeonato do Mundo e Bicampeonato Europeu (feminino) e Taça de Portugal e Supertaça (masculino). 
 
A cerimónia contou com a presença do presidente do Conselho Directivo Frederico Varandas, que ajudou a colocar as taças na vitrine e fez questão de felicitar todos os atletas de forma individual, deixando-lhes uma mensagem de confiança quanto ao futuro e novas conquistas.
 
 
Eugénio Oliveira, coordenador da modalidade, liderou a comitiva e deu conta da importância desta ocasião para todos os atletas, tecendo ainda elogios ao trabalho que tem sido realizado. 
 
“Para o goalball, e principalmente para estes atletas magníficos, é um dia inesquecível. Diria mesmo que, desde que esta modalidade existe, em 2015, é um dos dias mais importantes para eles. Quero relembrar ainda que estes títulos também são fruto do trabalho da anterior equipa técnica”, começou por afirmar o responsável aos meios de comunicação verdes e brancos. 
 
“Foi um ano em cheio para o goalball. Entregámos os dois títulos nacionais conquistados na época passada, a Taça de Portugal e a Supertaça, e dois títulos internacionais, o Campeonato do Mundo e da Europa. Quero lembrar que desde 2015 o goalball venceu 19 troféus”, frisou.
 
 
Hadiley Sacramento, capitão da formação masculina dos Leões, expressou a sua satisfação pelos títulos conquistados e agradeceu ainda o apoio de todos os que seguem a modalidade. 
 
“É com emoção e orgulho que tenho o prazer de voltar a esta casa, que tão bem nos recebe, perante pessoas fantásticas e grandes Leões. É um grande prazer vir cá juntamente com toda a equipa entregar as taças. Deixamos aqui todo o trabalho que temos vindo a fazer para todos aqueles que nos acompanham e querem o nosso melhor. Estamos muito felizes”, sublinhou. 
 
“Não posso deixar de agradecer também à anterior equipa técnica, pois tudo isto é fruto de um longo trabalho, que vem de trás, e de muita dedicação. Agora, com uma nova equipa técnica e alguns atletas novos, vamos trabalhar ainda mais para atingir o sucesso. Esta equipa foi construída para ganhar, queremos estar num nível alto pois somos Sporting CP”, referiu.
 
 
Já Leonor Silva, jogadora verde e branca, relembrou os momentos vividos na conquista do Campeonato do Mundo e do segundo Campeonato Europeu de clubes consecutivo das Leoas.
 
“Foram grandes experiências, sinto-me muito feliz. Conhecemos pessoas novas e aprendemos muito, ficam muitas recordações. Quero agradecer à anterior equipa técnica, pois foi também graças a ela que conseguimos estes troféus”, atirou a atleta, antes de perspectivar o futuro.
 
“Agora fica sobretudo um grande desafio pela frente. Não sabemos como vai correr a presente temporada relativamente a troféus, mas tenho a certeza de que vamos dar tudo”, concluiu.
 
Foto João Pedro Morais

Ana Carolina Duarte: "Estou muito feliz e emocionada"

Por Sporting CP
27 Nov, 2021

Jogadora Leonina reagiu ao título mundial

Após o triunfo na final sobre o SESI SP (6-2), que coroou a equipa feminina de goalball do Sporting Clube de Portugal como a grande vencedora do Campeonato do Mundo de Clubes, Ana Carolina Duarte, jogadora Leonina, expressou a sua satisfação pelo feito inédito.

"Estou muito feliz e emocionada. Temos um orgulho enorme em representar o Sporting CP e este é o primeiro troféu mundial de muitos que virão", começou por dizer em declarações ao meios de comunicação do Clube, acrescentando: "É uma grande felicidade conseguir o ouro e estar no lugar mais alto do pódio".

Conquistado o Bicampeonato Europeu este ano, as Leoas de Márcia Ferreira sagraram-se Campeãs do Mundo somando por vitórias todos os jogos realizados na prova. Desta forma, Ana Carolina Duarte destacou a "dedicação" de todos os envolvidos.

"O troféu coroa um trabalho de muita dedicação, com a treinadora Márcia Ferreira à cabeça e de todos os atletas, na construção deste grande campeonato", referiu antes de abordar a prestação da equipa masculina, que também atingiu a final, mas seria derrotada na decisão.

"Tanto no masculino como no feminino enfrentámos grandes equipas, como é o SESI SP. Foram confrontos difíceis e dignos de finais. Os rapazes empenharam-se e deram o máximo, mas o resultado não foi o que eles queriam. Ainda assim, fizeram o seu melhor", enalteceu, por fim, a jogadora brasileira das Leoas.

Foto João Pedro Morais

Leoas conquistam Mundial de Clubes

Por Sporting CP
27 Nov, 2021

Leões foram finalistas vencidos na prova masculina

É um feito inédito, a equipa feminina de goalball do Sporting Clube de Portugal venceu, este sábado, o Campeonato do Mundo de Clubes, realizado em Lisboa. As Leoas, que se tinham sagrado recentemente Bicampeãs Europeias da modalidade, coroaram-se agora Campeãs do Mundo pela primeira vez ao bater o SESI SP, do Brasil, por 6-2 na decisão.
Por sua vez, a equipa masculina dos Leões também atingiu a final da prova, mas cairia aos pés do mesmo emblema brasileiro, que juntamente com o Sporting CP dominou a competição.

A equipa feminina foi a primeira a pisar a pista do Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso para disputar a final - antes já tinha batido o USV Hercules na meia-final (10-0). Concentradas e eficazes, as Leoas não deram qualquer hipótese ao adversário na final, impondo-se desde o início com muita segurança. Ao intervalo, o Sporting CP já vencia por 3-1, mantendo o ímpeto na segunda parte para fixar o 6-2 final e pintar a festa de verde e branco. Amanda Dennis, Lihi Ben David (quatro) e Carolina Duarte foram as autoras dos golos Leoninos.

Seguir-se-ia a final masculina, onde os Leões tinham assegurado uma vaga ao bater o Vancouver GC por 12-4 na meia-final. Depois de uma entrada em falso na partida (0-2), o Sporting CP recompôs-se e chegou rapidamente ao 2-2. Contudo, antes do intervalo, o SESI SP foi mais eficaz e foi a vencer 2-5 para o segundo tempo.

À procura de uma reacção, os Leões ainda reduziram para 3-5 e a seguir para 4-6, mas o sétimo e o oitavo golos do emblema brasileiro na recta final do encontro - sem resposta - acabariam por sentenciar a decisão. Genrik Pavluikanec (três) e Leomon Moreno marcaram os golos do Sporting CP.

Encerrada a competição, as duas formações Leoninas, ambas orientadas por Márcia Ferreira, participaram na cerimónia de encerramento, recebendo os troféus e as respectivas medalhas: ouro para o feminino e prata para o masculino. O palmarés do goalball verde e branco continua a crescer e desta vez passa a contar com uma conquista inédita que espoletou uma grande festa no Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso.

Foto João Pedro Morais

Leoas e Leões seguem para as meias-finais

Por Sporting CP
26 Nov, 2021

Sporting CP nas decisões do Mundial de Clubes de goalball

As equipas masculina e feminina de goalball do Sporting Clube de Portugal garantiram, nesta sexta-feira, o apuramento para as respectivas meias-finais do Campeonato do Mundo de Clubes. Depois de os primeiros jogos da prova se terem realizado no Pavilhão Susana Barroso, em Odivelas, agora é o Pavilhão Municipal do Casal Vistoso, em Lisboa, que acolhe as decisões.

Neste terceiro dia de competição, Leões e Leoas, ambos orientados por Márcia Ferreira, encerraram as suas fases de grupos da melhor maneira: vencendo as suas últimas partidas – uma referente à prova masculina e duas da feminina.

Durante a manhã, as Leoas arrancaram em força, batendo as francesas do CS AVH Lyon por 11-1, ou seja, por capote – diferença de dez golos, que resolve imediatamente o encontro. Ana Carolina Duarte (cinco), Lihi Ben David (dois) e Ana Carolina Duarte (dois) apontaram os golos Leoninos. Depois, a formação feminina voltaria a vencer (2-1), mas teve de se aplicar para consumar a reviravolta frente ao SESI SP (Brasil). A internacional israelita Lihi Ben David fez a diferença ao marcar os dois tentos Leoninos.

Desta forma, as Leoas terminaram invictas (quatro triunfos) e no primeiro lugar do grupo, com 12 pontos. Para discutir o acesso à final, o Sporting CP enfrentará o USV Hercules (Países Baixos), que se apurou como quarto classificado.

Por sua vez, os Leões impuseram-se de forma clara na sua última partida do grupo, levando a melhor sobre o Ha. Vi. 2 Bruxelles por 12-2 (capote). Genrik Pavluikanec (quatro), Hadiley Sacramento (três), Leomon Moreno (três), Tomás Delfim (um) e Javier Serrato (um) materializaram a superioridade verde e branca num jogo de sentido único.

Com nove pontos (três vitórias e um desaire), a turma de Alvalade ficou no segundo lugar do grupo, encontrando na meia-final o terceiro classificado: o Vancouver GC (Canadá).

Fase de grupos da equipa feminina do Sporting CP:
Sporting CP 14-4 USV Hercules
Sporting CP 13-7 BSI Copenhagen
Sporting CP 11-1 CS AVH Lyon
Sporting CP 2-1 SESI SP

Fase de grupos da equipa masculina do Sporting CP:
Sporting CP 11-7 Vancouver GC
Sporting CP 16-6 ASA Québec
Sporting CP 7-9 SESI SP
Sporting CP 12-2 Ha. Vi. 2 Bruxelles

Foto João Pedro Morais

Leoas vencem, Leões perdem

Por Sporting CP
25 Nov, 2021

Dia agridoce para o goalball Sportinguista

As equipas de goalball do Sporting Clube de Portugal continuaram em acção no segundo dia do Campeonato do Mundo de Clubes, que se está a realizar em Odivelas, com resultados bem diferentes.

O conjunto feminino começou por superar as dinamarquesas do BSI Copenhagen por 13-7 (10-3 ao intervalo). Lihi Ben David foi a principal artilheira da partida, com oito golos, com Amanda Dennis (quatro) e Ana Carolina Duarte (um) a também facturarem.

Já a formação masculina perdeu por 7-9 (3-6 ao intervalo) com os brasileiros do SESI SP. Leomon Moreno fez seis golos, com Genrik Pavliukianec a ser o autor do tento restante.

A prova prossegue esta sexta-feira, com as Leoas a defrontarm o CS AVH Lyon (França) e o SESI SP (Brasil) e com os Leões a enfrentarem Ha. Vi. 2 Bruxelles (Bélgica).

Foto João Pedro Morais

Primeiro dia 100% vitorioso

Por Sporting CP
24 Nov, 2021

Leões e Leoas em grande no Mundial de Clubes

As equipas masculina e feminina de goalball do Sporting Clube de Portugal começaram o Campeonato do Mundo de Clubes, que teve início esta quarta-feira em Odivelas, da melhor forma.

Tanto os Leões como as Leoas, ambos orientados por Márcia Ferreira, entraram em prova, tendo o resultado sido sempre favorável ao emblema de Alvalade nos jogos realizados.

A competição começou com a equipa masculina a bater os canadianos do Vancouver GC por 10-7. À tarde, contra o ASA Québec - também oriundos do Canadá -, o Sporting CP venceu por 16-7. Na prova feminina, o Sporting CP superou as holandesas do USV Hercules por 14-4.

Esta quinta-feira, o Campeonato do Mundo de Clubes prossegue em Odivelas com a equipa masculina do Sporting CP a defrontar o SESI SP (Brasil) e com a equipa feminina a enfrentar o BSI Copenhagen (Dinamarca).

Foto João Pedro Morais

Hadiley Sacramento: "Foi uma boa forma de começar a época"

Por Sporting CP
17 Out, 2021

Jogador reagiu à conquista da Supertaça

Após a conquista da Supertaça diante da ACAPO Lisboa, Hadiley Sacramento, jogador da equipa masculina de goalball do Sporting Clube de Portugal, falou aos meios de comunicação Leoninos, expressando a sua satisfação por mais um título.

"Trabalhámos imenso e cada partida é um desafio para nós. No primeiro jogo entrámos muito concentrados e conseguimos vencer por capote. A treinadora fez também uma boa gestão, funcionamos como uma verdadeira equipa e no segundo jogo voltámos a vencer por dez golos. Estamos todos de parabéns", disse o camisola quatro dos Leões, acrescentando: "Temos de estar sempre preparados para ganhar, o Clube apostou muito em nós e é importante darmos mais um título ao Sporting CP".

Esta é já a quinta Supertaça levantada pelo formação verde e branca, no entanto, Hadiley Sacramento mantém a fasquia elevada. "Não basta sermos bons, o importante é continuar a ganhar jogos e títulos para ter sucesso", sublinhou, continuando: "Ganhámos hoje e amanhã já estaremos no Pavilhão João Rocha para continuar a trabalhar".

Começada a época da melhor forma, o jogador Leonino já apontou a novos objectivos, garantindo que "ainda há muito mais para ganhar". "O primeiro objectivo foi alcançado hoje, a seguir vem o Campeonato Nacional, em Novembro temos um grande desafio, que é o Mundial de Clubes, e depois a Taça de Portugal", traçou, por fim, Hadiley Sacramento.

Foto João Pedro Morais

Leões conquistam quinta Supertaça consecutiva

Por Sporting CP
17 Out, 2021

Sporting CP bateu ACAPO Lisboa

A equipa masculina de goalball do Sporting Clube de Portugal conquistou, este domingo, a Supertaça da modalidade depois de vencer por capote os dois jogos disputados frente à ACAPO Lisboa, no Pavilhão Susana Barroso.

Os Leões venceram a primeira partida por 12-2 (três de Luís Miguel, cinco de Hadiley Sacramento, três de Tomás Delfim, um de João Pereira), conquistando de seguida o segundo encontro, desta vez, por 13-3 (quatro de Hadiley Sacramento, dois de Luís Miguel, três de Javier Serrato, dois de Tomás Delfim, um de João Pereira e um auto-golo).

Assim, depois da conquista das Supertaças de 2016, 2017, 2018 e 2019, o Sporting CP voltou a levantar o troféu pela quinta vez consecutiva - em 2020 a prova não se realizou.

Sporting CP: David, João Pereira (2), Hadiley Sacramento (9), Luís Miguel (5), Tomás Delfim (5), Javier Serrato (3).

Páginas

Subscreva RSS - Goalball