Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Dia do Pai festejado no Pólo EUL

Por Sporting CP
20 Mar, 2023

Amor paterno no relvado com a bênção do Sporting CP

Meninos e meninas com idades compreendidas entre os seis e os 13 anos tiveram um treino, esta segunda-feira, na companhia dos respectivos pais, que foram também futebolistas por umas horas.

A celebração do Dia do Pai tem sempre um fascínio especial e o Sporting Clube de Portugal associou-se, através de uma iniciativa que juntou centenas de jovens futebolistas que representam o clube Leonino no Pólo do Estádio Universitário de Lisboa e os pais. Uma segunda-feira cheia de movimento, com mais de 190 rapazes e 60 raparigas que tiveram uma oportunidade ímpar proporcionada pelo emblema de Alvalade: ter os pais ao lado, no treino, em pleno relvado.

Um dia que arrancou muitos sorrisos. A felicidade era visível no rosto das crianças, numa iniciativa que foi sublinhada por Filipe Vedor, director do Pólo EUL.

“Para nós é um dia muito especial porque marca a diferença também no ensino que incutimos no Pólo, para celebrar todas as figuras paternas no agregado familiar. Damos também os parabéns aos pais por terem aderido à nossa ideia, acho que estes momentos são um vínculo afectivo e emocional muito grande, que é muito mais produtivo do que qualquer jogo ou qualquer treino que possamos fazer. Reforçamos todos os laços entre EUL, pais, estrutura e família e atletas e fazemos um dia diferente, tornando-o muito especial”, disse aos meios de comunicação do Sporting CP.

Para Filipe Vedor, o dia foi um sucesso: “Os pais são um elemento muito importante neste processo de formação, porque têm um grande ascendente, é com eles que os filhos passam uma grande parte do tempo, nós passamos com os nossos atletas uma hora e meia a duas horas por dia e nós precisamos que os pais estejam o mais alinhados possível com o nosso modelo centrado no jogador, precisamos que eles possam passar pela experiência do que é que os filhos deles sentem no momento do treino, sentem com as instruções dos treinadores, com a convivência com os colegas e passar essa mensagem aos pais, porque é importante que eles estejam alinhados connosco, sejam um elemento de influência muito positiva, porque nós precisamos deles nesta caminhada para os desenvolver”.

Frederico Gonçalves, coordenador geral do futebol feminino do Sporting CP, salientou a importância do papel dos pais no processo formativo inerente às meninas que jogam futebol de verde e branco.

“Os pais são o número um na equipa. Nós precisamos muito deles. São os pais que estão lá quando as expectativas são demasiadas, são os pais que fazem o transporte para o treino, são os pais que aturam a boa disposição, a má disposição, antes ou depois do treino, são os pais que dão carinho, sempre em complemento aquilo que é uma estrutura diária, de suporte à jogadora. Os pais são insubstituíveis, por isso fazem muita falta ao nosso processo formativo diário. (…) Temos aqui 65 jogadoras acompanhadas pela família, porque é um dia da família, que vêm desde Lisboa, a Coimbra ou ao Alentejo, para estarem aqui numa homenagem bonita ao suporte que uma família dá ao desenvolvimento destas meninas.”

Luana Rodrigues, atleta de 13 anos das equipas de formação de futebol feminino do Sporting CP, faz mais e 200 quilómetros, acompanhada pelo pai, de Borba, no Alentejo, para Lisboa. Tudo por dois amores: ao Sporting CP e ao futebol feminino.

Em declarações aos meios de comunicação Leoninos, a jovem atleta realçou a importância da iniciativa do Sporting CP de juntar pai e filha num treino de equipa que decorreu esta segunda-feira, no Pólo EUL.

“Estou no Sporting CP há dois anos, a experiência é muito boa. Foi bom ter aqui o meu pai, fizemos um caça bolas e mais um jogo. Eu tenho mais jeito do que o meu pai para jogar futebol. Estar no Sporting CP é uma experiência nova porque faço amigos”, frisou.

Nuno Rodrigues, pai da pequena Luana, realçou a valia da iniciativa do Sporting CP: “Tem sido uma experiência muito boa. O Sporting CP incute valores como amizade, as notas dela na escola subiram muito. O Sporting CP exige uma responsabilidade não apenas no futebol mas na escola. Para mim significa muito estar aqui com estas miúdas. É uma iniciativa muito boa. Deviam fazer isto mais vezes. É muito bom para os pais e para as meninas também. Gosto mais de aplaudi-la na bancada. Tento sobretudo dar-lhe sempre moral. Desde mais nova que jogava futebol e tinha jeito.”

Do lado masculino, Pedro Barata, pai de Salvador Barata, jovem guarda-redes do Sporting CP, mostrou o orgulho por ter o filho no clube Leonino.

“É um orgulho maior ele estar no Sporting CP que é o clube da família. Todo o espírito do esforço do atleta do empenho e do esforço que ele leva para os treinos e que o Sporting CP também preconiza. Ser bom é ter de ser bom em todas as coisas e isso é o que o Sporting CP cultiva e que também desenvolvemos em família”, realçou. “Os nossos filhos só nos vêm na bancada e nós, os pais, temos sempre a vontade de estarmos com eles no campo e esta é uma iniciativa extraordinária do Sporting CP e é muito giro estarmos aqui no campo com eles, vermos a dinâmica com os treinadores e com todos os colegas da equipa. É muito engraçado e parabéns ao Sporting pela iniciativa.”

Salvador Barata, de dez anos, estava feliz por ter o pai ao lado no relvado. “Gosto de ter o meu pai aqui. É dia do pai e ele pôde vir treinar aqui comigo, em grupo, em actividades com o meu pai. Gosto mais de ter o pai aqui no relvado, do que na bancada. O Sporting ensina-me a ter atitude, a esforçar-me, a dar o máximo, ser bom aluno e muitas mais coisas. É um bom amigo e um óptimo pai”.