Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto Sérgio Martins

Leoas apresentam-se ao serviço com goleada

Por Sporting CP
26 Ago, 2025

Domínio total frente ao GD Unidos Caxienses no Troféu Stromp (9-0)

No Pavilhão João Rocha, a equipa feminina de futsal do Sporting Clube de Portugal apresentou-se com uma vitória clara por 9-0 sobre o GD Unidos Caxienses, esta terça-feira à noite, no Troféu Stromp.

Além de ter servido como mais um teste para aferir a preparação da equipa antes do arranque oficial da temporada, o encontro deu a conhecer o plantel verde e branco para 2025/2026, com Teresa Jordão novamente no comando técnico e muitas jogadoras que transitam da época anterior, embora este ano disputem a II Divisão – a partir da série Sul.

Matilde Cristo (1), Diana Silva (3), Beatriz Crespo (4), Inês Florentino (6), Jéssica Almeida (7), Sara Galhardo (8), Mariana Gandarez (10), Joaninha (11), Margarida (13), Edna Peralta (14), Ana Lopes (15), Beatriz Marques (17), Leonor (20), Márcia Assis (23), Bruna Sabóia (29) e a capitã Beatriz Santos (2) entraram na quadra, uma a uma, para serem saudadas pelos Sportinguistas presentes no Pavilhão João Rocha.

De seguida, a treinadora e a capitã tomaram a palavra. “De tudo faremos para que esta seja uma época de momentos felizes, com entrega total da nossa parte para honrar este símbolo que levamos ao peito. Contamos com o vosso apoio”, disse Beatriz Santos, enquanto Teresa Jordão garantiu “compromisso para trabalhar muito e atingir os objectivos”. E isso “é sempre mais fácil com a presença de todos”, acrescentou.

Assim que a bola começou a rolar, as Leoas causaram estragos – sobretudo de bola parada - e chegaram ao 1-0 ainda no primeiro minuto, graças a um remate certeiro de Beatriz Crespo na sequência de uma reposição lateral. Pouco depois, um pontapé cruzado e colocado de Diana Silva aumentou a vantagem.

O conjunto de Caxias, sempre baixo na quadra, até conseguiu duas boas saídas para o contra-ataque, mas esbarrou numa atenta guardiã Márcia Assis.

Depois disso, o Sporting CP continuou no controlo e só não chegou mais rapidamente ao 3-0 porque a guarda-redes Matilde Soares o foi adiando com uma série de intervenções. Foi então que, aos 15 minutos, um canto a favor do GD Unidos Caxienses se transformou numa transição verde e branca e, após alguma insistência, Edna Peralta colocou a bola no fundo das redes.

Na recta final do primeiro tempo, as visitantes voltaram a soltar-se mais no ataque, mas continuaram a ser as Leoas a ter melhor pontaria. Inês Florentino assinou o 4-0 que vigorou até ao intervalo e logo no reatamento da partida Beatriz Marques, numa recarga, ampliou a diferença no marcador, cada vez mais desnivelado.

E a toada de sentido único no encontro não mudou, ocasiões de golo também não faltaram, mas o nível de eficácia das Leoas caiu. Mesmo assim, um autogolo de Madalena de uma ‘ajuda’ para pôr o marcador a mexer novamente e mais tarde, aos 34’, Edna Peralta encheu o pé para um grande golo de longe que valeu o sétimo – e o seu segundo na partida.

Já no último minuto, um par de erros do GD Unidos Caxienses revelaram-se fatais e permitiram chegar ao 9-0 final. Primeiro, Diana Silva foi oportuna e completou o seu ‘bis’ e, a seguir, uma má abordagem da guarda-redes Sara deu em autogolo num remate que parecia controlado.  

Cumprida a missão com distinção no Troféu Stromp, é já muito em breve que as Leoas dão o pontapé de saída oficial em 2025/2026: a 6 de Setembro, o Sporting CP recebe o SCU Torreense na jornada inaugural da série Sul do Campeonato Nacional da II Divisão.

Sporting CP: Matilde Cristo [GR], Beatriz Santos [C], Diana Silva, Beatriz Crespo, Inês Florentino, Jéssica Almeida, Sara Galhardo, Mariana Gandarez, Joaninha, Margarida, Edna Peralta, Ana Lopes [GR], Beatriz Marques, Leonor, Márcia Assis [GR], Bruna Sabóia

Foto José Lorvão

Nuno Dias: "Estivemos muito bem"

Por Sporting CP
10 Ago, 2025

Técnico satisfeito com exibição no regresso ao Pavilhão João Rocha

Após a vitória expressiva perante o Eléctrico FC (10-2) no Troféu Stromp, que serviu de apresentação da versão 2025/2026 dos Leões do futsal, Nuno Dias, treinador do Sporting CP, falou aos meios de comunicação do Clube e realçou a forma como todos os jogadores “estão todos a assimilar as ideias e isso é o mais importante nesta fase”.

Não escondeu, também, que “tira coisas boas” deste jogo, em especial o impacto das caras novas. “Já se nota que os jogadores que chegaram já estão perfeitamente integrados, neste caso o Bruno Pinto e o Felipe Valério, porque o Pedro Santos e o Bruno Maior são da ‘casa’. Para os dois reforços é tudo novo, mas estão a apanhar tudo muito rápido e facilmente, e isso viu-se”, sublinhou antes de detalhar os pontos fortes desta exibição bastante completa sobre o Eléctrico FC.

“A intensidade com que jogamos, a forma pressionante após a perda e a objectividade e a verticalidade para atacar o espaço, mesmo que em grande parte tenhamos jogado sem pivô. Mesmo assim, sendo um sistema que não utilizamos muito, estivemos muito bem. Fizemos um bom jogo e foi mais um bom momento de avaliação”, resumiu Nuno Dias, embora acredite que vêm aí “mais melhorias” para que a equipa apareça “cada vez melhor”.

Também o reforço Bruno Pinto, protagonista com um póker nesta sua estreia no Pavilhão João Rocha, fez o rescaldo desta partida. “Foi uma estreia óptima de toda a equipa, mas foi só um jogo de preparação. Estamos a tentar chegar aos melhores índices o mais rápido possível para encarar a época de exigência que se avizinha. Foi um bom teste da nossa parte”, considerou, destacando a forma como se tem adaptado facilmente ao grupo.

“O grupo recebeu-nos muito bem. Tinham-me dito que após uma semana ou duas já nos íamos sentir aqui há anos e realmente foi assim. Depois, na quadra as dinâmicas são óptimas, porque o mais difícil é conhecer-nos uns aos outros”, disse o ala de 31 anos.

Foto José Lorvão

Futsal apresentou excelente amostra no Troféu Stromp

Por Sporting CP
10 Ago, 2025

Goleada sobre o Eléctrico FC com caras novas em destaque (10-2)

De regresso ao Pavilhão João Rocha, a equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal apresentou-se aos Sócios e adeptos, este domingo à noite, com uma goleada sobre o Eléctrico FC por 10-2 no Troféu Stromp.

Embora ainda em fase de pré-época, os Leões de Nuno Dias mostraram uma versão muito afinada e rubricaram uma exibição de domínio total e com uma assinalável capacidade goleadora – ao intervalo já estava 5-0. Além disso, os reforços apresentaram-se com impacto aos Sportinguistas, uma vez que Bruno Pinto fez quatro golos, o jovem Pedro Santos – um dos regressados após empréstimo, juntamente a Bruno Maior – ‘bisou’ e Felipe Valério, outra cara nova, também ‘facturou’. Rocha, Wesley e Pauleta apontaram os restantes.

Antes do início da partida, como é habitual, deu-se a apresentação do plantel dos Leões para 2025/2026. Com ‘guarda de honra’ composta por jovens da formação do futsal verde e branco, Gonçalo Portugal (1), Tomás Paçó (4), Zicky Té (6), Diogo Santos (7), Wesley (8), Pauleta (10), Allan Guilherme (11), Felipe Valério (14), Bernardo Paçó (16), Pedro Santos (18), Bruno Pinto (25), Alex Merlim (29), Taynan (33), Bruno Maior (44), Rocha (70), Rúben Freire (77) e Henrique Rafagnin (92) entraram um a um na quadra, por ordem numérica, seguidos pela equipa técnica que os vai orientar.

Nuno Dias e João Matos foram os últimos e entraram com as conquistas da época passada, o treinador com a Taça da Liga e o capitão com a Taça de Portugal, e ambos deixaram umas palavras aos adeptos com os olhos postos na nova época.

“Vai ser um ano difícil”, começou por avisar João Matos, mas garantindo que o grupo vai, “com ambição e humildade”, em busca da “reconquista do título que nos pertence”. “Obrigado pelo apoio constante e que estejamos cá para festejar no final”, acrescentou o camisola 9.

De seguida, também Nuno Dias tomou a palavra para sublinhar que a equipa vai fazer “de tudo para conquistar mais troféus”. “Vamos continuar a trabalhar e esperamos que vocês continuem a comparecer, como sempre”, terminou.

Já com a bola a rolar, a partida abriu com uma oportunidade para cada lado, mas os dois guarda-redes levaram a melhor. Aos poucos, o conjunto verde e branco – pressionante - assumiu um ascendente claro na partida e chegou ao 1-0 através de um desvio do reforço Bruno Pinto num lance confuso.

Sob a mesma toada de domínio Leonino, que só aumentou, Pauleta e Rúben Freire acertaram nos ferros, mas Rocha teve melhor pontaria e depois de receber em zona frontal, rodou e ‘fuzilou’ Diogo Basílio para o 2-0 aos oito minutos. Pouco depois, Taynan, em esforço, ficou muito perto do terceiro, que, no entanto, foi assinado também por Bruno Pinto, que viu premiada a sua insistência com um ressalto que acabou no fundo das redes.

E o novo camisola 25 dos Leões voltou a ser protagonista ainda nesta primeira parte muito positiva, desta feita a assistir de cabeça – após ter recebido uma bola bem medida de Bernardo Paçó – para a conclusão do jovem Pedro Santos na área. Ainda assim, o responsável por fechar em beleza os primeiros 20 minutos foi o outro reforço, Felipe Valério, que descaído sobre a esquerda, flectiu para dentro e ‘encheu’ o pé para um belo golo que perfez o expressivo 5-0 ao intervalo sobre um emblema de Ponte de Sor com poucos argumentos até então.

O Eléctrico FC, no reatamento, ainda esboçou uma reacção e marcou por Henrique Vicente, mas não permitiu acalentar qualquer esperança, porque o Sporting CP respondeu logo com dois golos em três minutos. Com um pontapé certeiro numa aérea, Bruno Pinto – em grande - chegou ao hat-trick e, a seguir, serviu novamente Pedro Santos, que apontou o 7-1.

Mas os comandados de Nuno Dias não ficaram por aqui. Depois de Pauleta ter voltado a acertar no poste, uma jogada rápida protagonizada e finalizada por Wesley aumentou ainda mais a vantagem no marcador e, já à entrada para os últimos cinco minutos, Bruno Pinto completou o seu póker, correspondendo a uma bola de Tomás Paçó que pedia apenas um desvio para a baliza deserta.

Do outro lado da quadra, Henrique Rafagnin teve mais algum trabalho, até defendeu a tentativa adversária de converter a sexta falta Leonina, mas não conseguiu evitar um segundo golo dos visitantes - embora sem qualquer peso no desfecho do encontro.

O 10-2 final sentenciou-se pelos pés de Pauleta, que depois de tanta insistência, mostrou toda a sua frieza num cara-a-cara – mérito na assistência de Bruno Maior – e marcou depois de ‘sentar’ Diogo Basílio.

Cumprida a missão com distinção no Troféu Stromp, levantado perante os Sportinguistas presentes, os Leões de Nuno Dias vão continuar os trabalhos de pré-temporada, tendo na mira a Supertaça, o primeiro jogo oficial e também objectivo em 2025/2026. Com o SL Benfica como adversário, o troféu vai ser disputado no dia 2 de Setembro, às 19h30, no Multiusos de Gondomar.

Páginas

Subscreva RSS - Troféu Stromp