Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Meninos tornados heróis com uma Academia em comum

Por Jornal Sporting
03 Jul, 2016

Jogadores com formação leonina preponderantes no acesso de Portugal às meias-finais do Euro 2016

O que têm em comum cinco dos seis heróis dos penalties que garantiram a passagem de Portugal às meias-finais do Euro 2016, frente à Polónia? A Academia Sporting Clube de Portugal. O berço da formação leonina, já reconhecida neste Europeu como a maior fornecedora de talentos em prova, não se limita à quantidade. A qualidade é, sem dúvida, ainda mais relevante. Cristano Ronaldo, Nani, Moutinho, Renato Sanches e, a fechar a contagem, Ricardo Quaresma, foram determinantes.

No entanto, houve ainda outro jogador saído da Academia que fez vibrar o país inteiro e encheu de orgulho, mais uma vez, a família leonina. Se os cinco marcadores das grandes penalidades tiveram o sangue frio de não falhar as suas oportunidades, Rui Patrício assegurou a vantagem lusitana ao defender o remate de Blaszczykowski. Foi o momento mais decisivo dos quartos-de-final. Feito para o qual o n.º 1 do Sporting CP e de Portugal desde o início revelou ter espeical apetência. Basta recordar o primeiro jogo como titular de Patrício na baliza do Sporting CP, frente ao Marítimo, em 2006.

Não foi, por isso, despropositada a imagem que os 10 jogadores da Selecção Nacional, com formação em Alvalade, enviaram para se juntarem à celebração do 110.º Aniversário do Sporting CP. Cristiano Ronaldo, João Mário, Adrien Silva, William Carvalho, Cédric Soares, Ricardo Quaresma, João Moutinho, Nani e José Fonte deram um sinal de que o Esforço, a Dedicação e a Devoção incutidos desde muito cedo nos jogadores não é esquecida quando é alcançada a Glória. Para gáudio do País inteiro. Que quer mais.