Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto D.R.

Escolha difícil

Por Jornal Sporting
14 Jun, 2018

Editorial do Director do Jornal Sporting na edição n.º 3.680

A Academia Sporting de Alcochete é uma fábrica de talentos. A nossa formação continua a ser uma das melhores do Mundo.  No passado fim-de-semana, a nossa equipa de iniciados (juniores C) sagrou-se campeã nacional, num jogo emocionante frente ao nosso eterno rival, no Estádio Aurélio Pereira. Com atraso pontual na tabela classificativa, a nossa equipa estava obrigada a ganhar o jogo para poder atingir o objectivo ambicionado, que se veio a concretizar. Mas o jogo não começou da melhor forma para os nossos leõezinhos, que foram para o intervalo a perder por 0-1. Depois do descanso, entraram com muita determinação, muito querer e crer, conseguindo, primeiro, empatar a partida, para passar depois para a frente do marcador e perto do fim do jogo, dar a estocada final, fechando o marcador por 3-1. Viu-se esforço, dedicação e devoção que só poderia ter como consequência a merecida vitória. Orgulho, parabéns campeões!

Também o futsal, agora em juvenis masculinos, frente ao mesmo rival, fizeram a 'remontada' e sagraram-se hexacampeões! Orgulho, parabéns campeões!

O futsal sénior masculino, pelo seu lado, vai também disputar com os nossos rivais da Luz a final do Campeonato Nacional, que se disputará à melhor de cinco. O primeiro jogo é já no próximo sábado, no Pavilhão João Rocha (PJR). O segundo jogo é na Luz e o terceiro no PJR. Caso haja necessidade, o quarto jogo é na Luz e o quinto de novo no PJR. Força futsal, vamos à conquista do 'tri'!

Mas não ficamos por aqui, porque há mais títulos para celebrar. O judo sénior masculino do Sporting Clube de Portugal sagrou-se 'tri' campeão nacional. Orgulho, parabéns campeões!

Este ano terá lugar, uma vez mais, a atribuição dos Prémios Honoris Sporting, que vai já na sua V edição. Nos termos dos Estatutos do Clube e do Regulamento, os Prémios e Galardões previstos destinam-se a reconhecer o mérito individual de atletas, de equipas e ainda pessoas ou entidades que pela sua contribuição para a difusão e prestígio do Sporting Clube de Portugal mereçam ser, publicamente, distinguidos.

Os Prémios Honoris Sporting estão agrupados em quatro grandes categorias: Universo Sporting, Modalidades, Futebol e Honra. Com a próxima edição, serão já mais de 100 as distinções atribuídas desde 1 de Julho de 2014, data da I Gala, realizada no Pavilhão Atlântico e que contou com a primeira transmissão da Sporting TV (via streaming na Internet), possibilitando aos Sportinguistas espalhados pelo Mundo acompanharem em directo este marco histórico. Recordamos que a Sporting TV iniciou as suas emissões regulares no sistema de cabo, a 17 de Julho de 2014, às 19h06, hora definida para evocar a fundação do Sporting Clube de Portugal e assim prestar um tributo a todos quanto, ao longo dos anos, contribuíram para o engrandecimento do seu nome.

O processo de atribuição dos Prémios envolve diferentes áreas. Numa primeira fase é necessário seleccionar os nomeados, num total de quatro por prémio, com excepção dos Prémios Honoris Honra que são de atribuição directa. Para tal, os responsáveis das diferentes áreas, enviam as suas propostas de nomeação para o Conselho Directivo (CD), com a respectiva fundamentação. Por seu lado, o CD analisa toda a informação e delibera sobre os nomeados para cada prémio que irão ser sujeitos à votação.

Concluído o processo de nomeação, a lista de nomeados é colocada no site oficial do Clube, em espaço próprio para, na sua grande maioria, serem votados e escolhidos pelos Sócios. Excepção a estes são os “Prémios Honra” (“Carreira”, “Saudade” e “Especial”), “Parceiro do Ano”, “Núcleo do Ano” e “Escola Academia do Ano” que são atribuídos directamente pelo CD e o “Funcionário do Ano”, que é votado entre estes.

Este ano, a selecção dos nomeados nas modalidades foi particularmente difícil dado o sucesso atingido nas mais diversas modalidades, sendo que apenas só quatro podem ser nomeados por categoria. Mas se nomear não foi fácil, a escolha do vencedor também não se afigura fácil. Prova disso é a lista de campeões que aqui temos feito referência ao longo das últimas semanas.

A partir da próxima semana, os Sócios do Sporting Clube de Portugal, com as quotas em dia, podem votar num dos nomeados de cada categoria dos Prémios Honoris Sporting, na página oficial do Clube na internet em www.sporting.pt. Podem ainda encontrar informação adicional sobre os Prémios e Galardões “Honoris Sporting”, nomeadamente o regulamentos dos Prémios.

Boa leitura!