Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Edição centenária do Jornal Sporting já está disponível

Por Sporting CP
31 Mar, 2022

N.º 3865 assinala os cem anos da publicação Leonina

Já está disponível nas bancas e em formato digital a mais recente edição do Jornal Sporting, que, precisamente, nesta quinta-feira assinala o seu 100.º aniversário. É um número único e por isso, além da actualidade Leonina, traz conteúdos muito especiais para viajar na longa História da publicação que tem acompanhado a vida do Clube verde e branco bem de perto desde 1922.

Antes disso, leia a grande entrevista a Dário Essugo, que é o jogador mais novo de sempre a representar a equipa principal do Sporting CP - onde já soma três títulos – e falou em exclusivo ao Jornal Sporting. Ainda no futebol, com a paragem para as selecções, há espaço para os jogos das equipas da formação: os sub-19 em grande na Al Abtal International Cup e para o apuramento dos iniciados para a fase final do Campeonato Nacional.

Seguem-se, então, as páginas especiais sobre o centenário do Jornal Sporting. Saiba tudo, primeiro, sobre como era feito e distribuído o inicialmente denominado Boletim do Sporting Club de Portugal nos anos 1920 e, a seguir, leia as histórias do primeiro título nacional de futebol dos Leões, o Campeonato de Portugal (1922/1923), que coincidiu precisamente na primeira época completa acompanhada pelo Jornal Sporting.

Depois, recorde dez edições memoráveis da publicação Leonina, uma por década deste século de actividade, revisitando algumas das primeiras páginas que ficaram para a História e se cruzam com os maiores feitos Leoninos nos séculos XX e XXI. Por fim, conheça também o papel fulcral do Museu Sporting no tratamento e preservação das mais de 3800 edições já publicadas, sendo que a partir desta terça-feira o espaço no Estádio José Alvalade adicionará uma exposição especial sobre o centenário da publicação. 

De regresso à actualidade desportiva a História verde e branca continua a ser escrita no presente e esta semana foi um bom exemplo. A surfista Teresa Bonvalot conquistou um título europeu no surf e a equipa feminina de râguebi deu continuidade à sua hegemonia e revalidou o título nacional da Divisão de Honra de XV.

De seguida, o habitual destaque também para os jogos da última semana das várias modalidades Leoninas de pavilhão: da grande exibição europeia do andebol, aos triunfos do basquetebol, hóquei em patins e futsal.

A Lenda a recordar nesta edição é João Francisco Maia, um dos heróis da equipa Leonina que em 1922/1923 conquistou o primeiro título nacional de futebol do Sporting CP.