Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Academia Sporting ligada ao sucesso de Portugal pela UEFA

Por Jornal Sporting
31 Ago, 2016

Dez dos 14 'Aurélios' que jogaram a final do Euro-16 frente à França foram formados no Clube

A UEFA, entidade que gere o futebol mundial, destacou esta terça-feira a Academia Sporting, como sendo determinante para a conquista de Portugal no Euro-2016.

Dos 14 jogadores que o seleccionador Fernando Santos utilizou na final contra a França, a 10 de Julho, dez passaram pela formação do Clube: Rui Patrício, Cédric Soares, José Fonte, William Carvalho, Adrien Silva, João Mário, João Moutinho, Nani, Ricardo Quaresma e Cristiano Ronaldo.

A influência dos leões no sucesso das selecções nacionais não fica por aqui: seis jogadores formados pelo Sporting CP representaram Portugal nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (Edgar Ié, Tiago Ilori, Ricardo Esgaio, Tobias Figueiredo, André Martins e Carlos Mané) e outros oito na final do Europeu de sub-21 em 2015 (Ricardo Esgaio, Tiago Ilori, Tobias Figueiredo, João Mário, William Carvalho, Carlos Mané, Iuri Medeiros e Ricardo Pereira).

Aliás, um estudo de Alexandre Silva, adjunto dos sub-21, revela que entre Julho de 2005 e dezembro de 2015, 18,5% dos jogadores convocados para a Selecção nacional (desde os sub-15) eram do Sporting. Benfica e FC Porto representaram 17,2% e 15,2%, respectivamente.

“O Sporting desde sempre foi uma das melhores escolas de futebol do mundo e este estudo reconhece o trabalho feito na academia”, afirmou recentemente Adrien, antes de dar o seu próprio exemplo: “No meu caso, cheguei lá com 12 anos e formei-me como jogador e como homem. Olho para estes números com enorme satisfação. Sei que sou apenas um exemplo entre muitos num clube que tem o futebol de formação no seu ADN”.

O registo "perfeito de três triunfos em três jogos" dos leões, assim como as exibições de Gelson Martins ou Rúben Semedo, são outros destaques da UEFA.