Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Bruno de Carvalho regozija-se com a introdução do vídeo-árbitro na próxima época

Por Jornal Sporting
04 maio, 2017

Presidente do Sporting CP reagiu no Facebook ao anúncio feito pela Federação Portuguesa de Futebol

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou esta quinta-feira que o vídeo-árbitro vai ser uma realidade nos jogos da Liga NOS já na próxima temporada. Uma decisão que vai ao encontro do defendido pelo Sporting CP e que deixou o Presidente leonino, Bruno de Carvalho, naturalmente satisfeito. “Portugal coloca-se assim na vanguarda da transparência e da verdade desportiva. Regozijo-me por verificar que, ao fim de quatro anos de propostas e de uma luta intransigente, e tantas vezes solitária, pela transparência e pelos valores mais nobres do desporto, a FPF tem a coragem de avançar, finalmente, com esta medida que servirá também para proteger os árbitros dos inevitáveis erros do ser humano”, assinalou na sua página pessoal de Facebook, tendo ainda realçado que as mudanças no paradigma do futebol português não podem ficar por aqui.

“Não podemos agora permitir que este aparente ímpeto reformista das cúpulas que dirigem o futebol fique por aqui. É preciso ter a coragem de mudar tudo o que está mal, desde os regulamentos disciplinares colocando-os conforme as leis da República e a Constituição e promovendo, verdadeiramente, a pacificação do futebol português através de medidas concretas como aquelas que o Sporting Clube de Portugal tem vindo a sugerir. A notícia de hoje é bem a prova de que vale a pena lutar até à exaustão por tudo aquilo em que acreditamos. E o Sporting Clube de Portugal e o desporto merecem que assim seja”, finalizou.

Quem também já comentou o facto de o vídeo-árbitro passar a ser uma realidade no Campeonato Nacional no próximo ano foi o próprio presidente da FPF, Fernando Gomes, que explicou quais os objectivos desta tomada de decisão. “Sempre foi nossa preocupação dar as melhores condições aos árbitros que exercem uma função que não é fácil. O espírito da federação sempre passou por darmos aos árbitros a melhor preparação e formação, além de disponibilizarmos meios auxiliares para melhor exercerem a sua função. Queremos claramente que os árbitros errem cada vez menos e esta ferramenta, estamos convencidos, será muito importante para diminuir a margem de erro", salientou.

Recorde-se que a Federação Portuguesa de Futebol é pioneira no processo de implementação desta nova tecnologia e escolheu a final da Taça de Portugal, marcada para 28 de maio, para completar uma série de 10 jogos-teste para o VAR (Video Assistant Referee).

 

LISTA DOS DEZ JOGOS DE COMPETIÇÕES FPF COM TESTES VIDEO-ÁRBITRO:

-- Benfica-Sp. Braga – Supertaça, 7 agosto 2016 – Aveiro

-- Real Sport Clube-Benfica – Taça de Portugal, 5.ª eliminatória (14 dezembro 2016) – Estoril

-- Vit. Guimarães-Vilafranquense – Taça de Portugal, 5.ª eliminatória (15 dezembro 2016) – Guimarães

-- Estoril-Académica – Taça de Portugal, 6.ª eliminatória (17 janeiro 2017) – Estoril

-- Benfica-Leixões – Taça de Portugal, 6.ª eliminatória (18 janeiro 2017) – Luz

-- Estoril-Benfica – Taça de Portugal, 7.ª eliminatória (28 fevereiro 2017) – Estoril

-- Vit. Guimarães-Chaves – Taça de Portugal, 7.ª eliminatória (1 março 2017)– Guimarães

-- Chaves-Vit. Guimarães – Taça de Portugal, 7.ª eliminatória (4 abril 2017) – Chaves

-- Benfica-Estoril – Taça de Portugal, 7.ª eliminatória (5 abril 2017) – Luz

(estes nove em modo ‘offline’)

FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL – Vit. Guimarães- Benfica – JAMOR, 28 MAIO 2017 (vídeo-árbitro live, com dois VAR e possibilidade de parar o jogo para corrigir decisões com recurso ao vídeo-árbitro)

 

TECNOLOGIA UTILIZADA:

A tecnologia utilizada pela FPF nos testes VAR é propriedade da Hawk-eye (empresa credenciada a nível internacional, que tem desenvolvido o VAR em diversos países).

Inclui um sistema de servidores para capturar e gravar os vários sinais que vêm do Host Broadcaster.

O sistema tem um mínimo de 4 monitores:

-- 2 monitores para o VAR Jogo em direto e monitor onde o operador coloca o replay do melhor ângulo de câmara para análise

-- 2 monitores para o Operador Programa e monitor com 4 câmaras do plano de X câmaras.