Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Real Devoção em forma de Rugido

Por Jornal Sporting
11 Nov, 2017

37.ª edição da cerimónia ficou marcada por animação, presença de vários ilustres do Universo leonino e entrega de 12 menções honrosas

Cumpriu-se na noite de sexta-feira, dia 10 de Novembro, a 37.ª edição da Gala Rugidos de Leão. Cerimónia que se afirmou, verdadeiramente, como uma noite verde na Quinta do Paul, em Ortigosa, no distrito de Leiria e que homenageou, como habitualmente, os melhores atletas verdes e brancos e o fervor Sportinguista.

No evento organizado pelo Museu do Sporting em Leiria, foram entregues 12 distinções. Bas Dost e Daniel Podence venceram no futebol profissional, Rafael Lucas Pereira representou o râguebi, Bode Abiodun o ténis de mesa, Francisca Laia a canoagem, Pedro Cary o futsal, Nelson Évora o atletismo, Luís Gonçalves o desporto paralímpico. Rosa Duarte foi galardoada com o prémio Funcionária do Clube, Jorge Sousa, responsável técnico, representou o andebol e Nuno Cristóvão venceu como treinador de futebol feminino. O grupo musical Supporting também foi agraciado com a honra de Rugido de Leão.

Antes da subida ao palco dos acima mencionados, procedeu-se à cerimónia de entrega das faixas à equipa de andebol, vencedora da Taça Challenge e do Campeonato Nacional. Hugo Canela e a equipa técnica subiram ao palco, juntamente com os atletas Bruno Gaspar, Pedro Solha e Cláudio Pedroso. Jaime Marta Soares entregou faixas também a Rui Caeiro e Bruno de Carvalho.

Daniel Podence e Bas Dost foram laureados e, após a entrega dos troféus relativos ao futebol, Bruno de Carvalho discursou, informação que será exposta de seguida a este primeiro balanço da noite leonina.

Todo o Conselho Directivo do Clube marcou presença num evento com forte adesão Sportinguista, sendo que Bernardes Dinis, o responsável pela iniciativa, declarou: “Os Rugidos têm 37 anos de história. Já resistiu a tantas crises directivas e desportivas… Demonstra a vitalidade do Clube. Tivemos aqui pessoas de todas as idades, até do estrangeiro. Este país deve dar mais valor ao Sporting Clube de Portugal. Como é possível estar 18 anos e agora mais 15 anos sem conquistar o Campeonato Nacional? Não poderia acontecer o mesmo a Barcelona e Juventus, por exemplo. Temos títulos mundiais e o mais ecléctico do Mundo e, no futebol, o mais penalizado, aliás roubado. A presença da figura do Presidente do Sporting CP nunca nos faltou. O Conselho Directivo está cá todo, é caso para dizer que Alvalade está na Quinta do Paul. Agradeço também ao Dr. André Geraldes por ter trazido jogadores de grandíssima qualidade a este evento. O Jorge Jesus nunca faltou a um dos Rugidos de Leão. É fantástico. Esteja quem estiver, esta iniciativa nunca vai morrer”, explicou antes de informar os jornalistas presentes da lotação de 1.500 pessoas.

Foram entregues as várias distinções aos laureados e compareceram figuras ilustres do Universo leonino. Aqui, ficam nomeados alguns destes: Jorge Jesus, Luís Martins, Rui Patrício, Coates, Daniel Podence, Bas Dost, Ary Papel, Pedro Ferreira, Guilherme Ramos, Stojkovic (futebol); Nuno Dias, Miguel Albuquerque e Pedro Cary (futsal); Carlos Galambas, Cláudio Pedroso, Bruno Gaspar, Pedro Solha e equipa técnica de andebol, Fernando Mamede, Nelson Évora e Carlos Silva (atletismo), Fernando Fernandes (pugilismo).

Quanto aos atletas, um agradecimento pela menção honrosa: “É normal que gostemos de ver o nosso trabalho reconhecido. E sentir este apoio e paixão, não poderia estar mais agradecido. Dei o meu tempo, tirei fotografias…Transmitiram-me boas energias para o resto da minha época. Dá-me mais motivação para a minha época. Sabendo que já fiz mais pela nossa nação, sentir esta gratidão dos Sportinguistas deixa-me muito feliz”, começou por dizer Nelson Évora. A funcionária Rosa Duarte explicou a surpresa pela distinção: “É o reconhecimento do nosso Esforço, Devoção e Dedicação no nosso Sporting Clube de Portugal. Estou há muitos anos no Sporting CP. Passei por vários departamentos e como é o nosso amor, não há como fazer mal”. Nuno Cristóvão agradeceu individualmente a uma extensa lista de protagonistas, garantindo que o grau de exigência subiu e que é “uma cara visível de um grande grupo competente e dedicado”. Pedro Cary agradeceu a Bernardes Dinis o telefonema para o prémio: “Um sentimento de orgulho, gratidão e um reflexo da capacidade colectiva. Este prémio é dedicado a todos e traz mais responsabilidade. Não temos noção do impacto que temos nos nossos simpatizantes. Fiquei muito lisonjeado e comovido com o telefonema do Sr. Dinis, que nos diz muito, por virmos ao Museu em Leiria em cada início de época. Já vou na oitava. Não se esconde que estamos formatados para a UEFA Futsal Cup e, não retirando o mérito ao andebol que foi enorme, sabemos que a nossa competição é de nível de Liga dos Campeões e que temos de nos focar primeiro na Ronda de Elite e passarmos esta fase. Sabemos da responsabilidade que temos”.

A cerimónia encerrou com as actuações musicais de Fernando Pereira e de Darko, além dos coros femininos. Os Supporting mereceram destaque pelo fervor leonino das suas canções.