Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

"Fundadores estarão certamente orgulhosos destes 111 anos de história"

Por Sporting CP
12 Nov, 2017

Discurso do Presidente Bruno de Carvalho na cerimónia de entrega dos emblemas de 25 anos de Sócio

Em primeiro lugar, como dizia ontem em Castelo Branco, é para nós uma honra e um prazer estar ao pé de vocês. São a alma do Sporting CP, atletas, Sócios, adeptos, as nossas Glórias que nos fazem querer fazer, cada dia, mais e melhor. São o maior património do Sporting Clube de Portugal.

Talvez seja difícil explicar às pessoas o que é ser do Sporting. O que é olharmos para imagens que foram magníficas que consegui viver, dos títulos depois de 18 anos e olhar agora para Estádio José Alvalade ou aqui, para o Pavilhão João Rocha e ver imagens iguais quando no futebol, que acaba por ser uma das forças motrizes do Clube, apesar do orgulho que tenho das nossas 55 modalidades e ter uma visão e um sentimento iguais. Continuamos com a mesma força, com a mesma garra, o mesmo Esforço, Dedicação e Devoção e é isso que vai trazer e tem trazido a Glória ao Sporting CP.

É isto que nos faz ser diferentes. É passar anos e anos de cabeça erguida com vontade cada vez mais de lutarmos pela verdade desportiva, pela dignificação e credibilização do desporto e acreditarmos que um dia – que estará para breve – estaremos em todas as modalidades no lugar que merecemos, estar em 1.º e sermos campeões.

O Sporting CP é uma família que nós escolhemos, que adoptamos. É um amor que não se explica. É algo que faz de nós um clube de família, que tem de estar mais unido e coeso. Tenho dito bastante, nestes últimos dias: cada vez temos de estar mais conscientes de que quanto mais fortes estivermos, mais ataques sofreremos. É nesta família que nos temos de apoiar. Nunca nada nos foi dado. Aliás, continuamos há dois anos à espera da resposta da Federação Portuguesa de Futebol para nos explicar por que nos tiraram quatro títulos de campeões nacionais no futebol. É uma falta de respeito para com os atletas que nesses momentos representaram o Sporting CP, para com os Sócios e adeptos do Clube, da altura e dos actuais.

Talvez seja necessário, cada vez mais, os Sportinguistas saírem da sua zona de conforto. Os Sportinguistas lutarem por aquilo que é a sua identidade e a sua história. Não podemos ter aqui Mário Lino, Manuel Pedro Gomes, grandes atletas de todas as modalidades e, de repente, esquecermo-nos que é da nossa identidade e da nossa história que se fez o grande Sporting Clube de Portugal. As nossas 25 conquistas europeias, do atletismo ao andebol, ao futebol e hóquei em patins, os nossos títulos nacionais, europeus, mundiais e olímpicos. Temos que lutar por isso. Faço por isso o apelo para que todos os nossos adeptos se tornem Sócios. É fundamental que esta família esteja mais unida. Lembro que esta direcção criou escalões variados que dá para cada pessoa, mediante as suas condições, poder participar na vida do Sporting CP.

Lembro também que estamos no Pavilhão João Rocha, tão prometido durante 20 anos, e se tornou uma realidade. O Sporting CP tem de ser isto: ter objectivos e cumpri-los e uma dessas metas tem de ser as nossas modalidades. Aquelas que aqui nos têm dado vários alegrias e que ainda nos vão dar muitas alegrias. Para isso, precisamos dos associados. Passámos 100 por cento das quotas para o Clube, que têm sido integralmente usadas nas modalidades. Naquelas que teimam em reaparecer e mal o fazem conquistam títulos atrás de títulos. Recordo o hóquei em patins que, no primeiro ano, conquistou logo a Taça CERS; recordo o voleibol, que já vai com mais de uma dúzia de jogos e teve aqui, infelizmente, uma única derrota; recordar o futebol feminino que, no ano do regresso, ganhou tudo o que havia para ganhar; o râguebi feminino que, no primeiro ano, conquistou tudo; recordo o renascimento do andebol que, no ano passado, venceu a Taça Challenge e sagrou-se campeão nacional. Nos últimos quatro anos, ganhámos mais três títulos europeus (atletismo, hóquei em patins e andebol). Vamos com 25 títulos em quatro modalidades.

Somos o clube do Mundo com mais títulos. Não é o de Portugal, não é da Europa. É do Mundo! Temos mais de 22 mil títulos nacionais e internacionais. Faz de nós não a maior potencia desportiva nacional e mundial.

Lembro-me de ver alguém a quem agora se apelida de merceeiro – não sei porquê –, a mostrar um quadro, todo feliz, no qual o seu clube estava à frente nas várias modalidades, esquecendo-se que o Sporting CP não estava em grande parte delas. Agora, gostava que mostrasse o quadro deste momento. Talvez se virar a folha ao contrário consiga colocar o seu clube à frente. É esse que tem de ser o nosso orgulho e o nosso trabalho. Não somos o Sporting de Lisboa. Nem sei por que razão, durante décadas, permitimos que os nossos dirigentes deixassem aquilo que é o nosso nome ser abandalhado como Sporting de Lisboa. Nós somos o Sporting, Clube de Portugal. Esse é um dos grandes orgulhos deste Clube e foi para isso que foi feito.

Não falo dos bastidores. O Sporting CP não preciso disso. Não precisa de andar nos meandros dos emails, de ser apanhado em escutas. Desde há cinco que, de uma forma sistemática, não tem medo e diz aquilo que se passa no desporto e no futebol. Vamos continuar a fazê-lo. Cuidado que sabemos muito e muito mais. Muito tem dito o Presidente, mas muito tem guardado. Vou, com alguma paciência, revelando quando acho que é o momento certo. Que não tenham dúvida que não vão poder continuar a dar a resposta que ‘é assim porque sim’. Somos 35 por cento da população portuguesa. Somos milhões espalhados pelo Mundo. Tem mais de 400 infra-estruturas activas no Mundo e na sociedade em que estão inseridas. Que trabalham, que têm modalidades, responsabilidade social. Fomos o único clube que na Taça de Portugal teve a coragem de ir a Oleiros, onde realmente era o jogo e fazer uma homenagem às populações e aos bombeiros. Agora é bonito falar de bombeiros e fazer jogos de caridade, mas bonito mesmo é ir às populações, estar e conviver com elas e não ter medo daqueles que sofrem e merecem o nosso apoio. É essas, também, a nossas diferença: nós fazemos, outros fazem filosofia e hipocrisia.

Quero então, nesta altura, e porque estamos perto do Natal, pedir a todos vocês – sendo que me irrita solenemente que uma marca de refrigerantes tenha mudado a cor original do pai natal, tendo ficado muito mais feio –, que gastem dinheiro no nosso Gift Card. Não se esqueçam que temos à venda um cartão pré-pago, de Sócio, que serve para oferecer a familiares e amigos. Investir dinheiro naquele que é o vosso amor, deve ser a prioridade dos Sportinguistas nesta quadra natalícia. Ofereçam a possibilidade se pertencer a esta família de corpo e alma. Ofereçam a possibilidade de apostarmos cada vez mais nas nossas modalidades e conquistarmos títulos nacionais e europeus.

Neste momento, desde que chegamos, apesar de nunca termos estado no top 10 de número de associados, estamos prestes a atingir o top 3. Também nos títulos europeus, quero passar o mais rapidamente para segundo lugar. É por isso que digo que o 2.º é sempre o 1.º dos últimos. Não me interessa ser ‘vice’ de nada e que me perdoem os meus ‘vices’ da Direcção, que são muito importantes. Quem estiver no Sporting CP para comemorar segundos lugares não está no clube certo. Como treinador, atleta ou adepto. Aqui, comemoram-se primeiros lugares, a superação, a atitude, a garra. Somos leões e nascemos para sermos os primeiros, os reis. É isso que temos de exigir e ser. Temos de acordar todos os dias e pensar: ser bom não basta, temos de ser os melhores. E já não é tão grandes quanto os maiores da Europa. Felizmente, neste momento, somos tão grandes quanto os maiores do Mundo e nas modalidades não há ninguém no Mundo que nos ultrapasse. Os nossos fundadores estarão certamente com muito orgulho destes 111 anos de história.

Obrigado a todos vocês que nestes 25 anos têm feito parte, de corpo e alma, do Sporting Clube de Portugal. É, para mim, uma honra já ter entregado os emblemas de 75 e 50 anos. É uma honra presidir e liderar um Clube onde se vê tanta juventude em todos os campos e pavilhões. É uma honra e um privilégio ver pais e avós com o orgulho de manter os filhos e netos Sportinguistas. É, de facto, um clube onde a vitória é o apanágio, mas onde o orgulho de ser verde e branco é uma marca que nos define, que nos orienta e nos torna tão diferentes.

Não somos diferentes por sermos mais ricos ou bonitos, mais nobres. Somos diferentes por sermos o clube que representa Portugal. Somos diferentes porque abraçamos todos, por sermos o clube com mais modalidades paralímpicas do Mundo. Até aí somos uma referencia na Europa e no Mundo. Diferentes porque somos o clube onde os associados fazem a camisola alternativa, que vejo por aqui. Não apenas desenhada pelos Sócios mas também em braile para que todos se sintam juntos e unidos nesta família.

É um prazer cada vez maior trabalhar para e com vocês. Foi um prazer ter retirado o n.º 13 das camisolas de todas as modalidades e ter dado o números aos Sócios e adeptos.  Não quero um clube de accionistas, parecido com o clube de ténis ou bridge. Quero um clube do povo e para o povo, de Assembleias Gerais onde os Sócios digam o que querem, onde todos se sintam bem e que tenham prazer e honra de vir receber o seu emblema. Quero que todos sintam a vibração do que é ser do Sporting Clube de Portugal. Já fomos o clube crónico e vamos recuperá-lo. Outros inventam datas de nascimento, nomes e cognomes, o crónico sempre fomos nós. Aqueles que sempre deram o exemplo, aqueles que deram 10 dos 14 elementos que foram campeões europeus de futebol sénior.

Não é o Sporting CP que está a ficar com o ADN de Bruno de Carvalho, é o Bruno de Carvalho que teve a sorte de nascer com o ADN do Sporting CP. Nunca endeusem aqueles que vos servem. Todo o trabalho que fizemos e nos orgulhamos, devemo-lo a vocês. Era impossível, fosse o que fosse, inclusive este Pavilhão, se não fosse esta paixão que não tem igual no Mundo, estes adeptos que não têm comparação com quaisquer outros. Somos apenas um veículo. Apenas temos a sorte, o privilégio e a honra de servir esta tão nobre instituição. Aqueles que realmente importam, que têm de estar sempre unidos e coesos e nunca se deixar desestabilizar são vocês. Nós só vos servimos.

Viva o Sporting Clube de Portugal!