Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Histórica entrega de emblemas de 25 anos de Sócio

Por Jornal Sporting
12 Nov, 2017

Mais de 750 Sócios presentes na maior cerimónia de entrega de emblemas da história do Clube, com perto de um milhar de acompanhantes nas bancadas do Pavilhão João Rocha

O Presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho, entregou durante a tarde deste domingo, os emblemas referentes aos 25 anos de Sócio a mais de 750 memebros da família que se deslocaram ao Pavilhão João Rocha, no mais participado evento do género da história do Clube. Isto sem contar com os perto de mil acompanhantes que ocuparam a bancada principal da nova casa das modalidades.

A cerimónia distinguiu todos aqueles (de um universo de 1663 associados) que, entre Janeiro de 1991 e Junho de 1992, viram a sua vida mudada por terem passado a pertencer oficialmente à família verde e branca. No palco, para além da presença dos membros do Conselho Directivo Carlos Vieira (vice), Rui Caiero, José Quintela, Luís Gestas e Luís Loureiro, estiveram também outros nomes do universo leonino para a entrega. Entre eles, elementos da equipa vencedora da Taça das Taças (1964) como Carvalho, Alexandre Baptista, Hilário, Manuel Pedro Gomes, Perides, Mário Lino, bem como Fernando Mamede e Cátia Azevedo.

Entre os homenageados, alguns funcionários e dirigentes do Clube, como é o caso de Gilberto Borges, director da secção de hóquei em patins: "Só tenho 15 anos de dirigente mas é tudo uma questão de paixão, dedicação e devoção. Sobretudo, conseguir transmitir estes ideais aos filhos e aos netos, todos Sócios. No mesmo dia em que me fiz Sócio, também fiz o meu filho Pedro e a minha filha Inês, pelo que vimos os três receber hoje o emblema. O neto vem já para seguir as pisadas. É preciso ver o que ganhámos no futebol nestes últimos 25 anos. O meu neto Vicente, por exemplo, tem no seu jogador prefertido o Gelson Martins. E tem dois anos. Já vai crescer assim".

Bruno Jacinto, Oficial de Ligação aos Adeptos dos leões, também foi outra das figuras distinguidas: "Fui Sócio aos 15 anos porque era jogador de andebol. Mantive o pagamento das quotas, o que trouxe até hoje, aqui. É um sentimento sempre especial porque 25 anos de Sócio não é todos os dias. Estando a trabalhar para o Sporting CP confere-me mais responsabilidade mas também o orgulho. Tudo misturado, faz-me querer estar cá daqui a 25 anos com a mesma força e energia para ver o Sporting a triunfar. A minha filha Matilde, de seis anos, já é Sócio há quatro. Espero estar aqui com ela quando for a sua vez de receber o emblema".

O secretário técnico da equipa profissional de futebol, Vasco Fernandes, foi também outros nomes que subiu ao palco para receber o seu emblema: "São 25 anos de decidação ao meu clube do coração, um marco especial e só espero cá estar para receber o de 50 anos. Foi o meu pai que me fez Sócio quando eu tinha 10 anos. Sempre houve um sentimento especial lá em casa por este clube. Se o plantel profissional sabe? Não, nem imaginam, mas estou para o que for preciso amanhã, no regresso à Academia", disse enre sorrisos.

Rui Regueiro, Sócio sempre bastante activo nas Assembleias Gerais, foi outro dos nomes distinguidos este ano. "É uma ligação tão especial quanto sentimental. A minha paixão por este Clube vem desde que me lembro de ser pessoa, de ter consciência do que queria e não queria. Fui Sócio mais tarde por motivos de orgulho: queria que acontecesse só quando eu tivesse possibilidade de o assegurar por mim. Algo que me arrependo hoje, pois gostava de ter começado mais cedo e ter hoje mais anos de ligação. Este é muito mais do que um clube. Convém que esta paixão seja regada com títulos, mas no fundo consigo ultrapassar essa questão. Já assiti a vários e de várias modalidades, a base do nosso ecletismo. Aliás, não há qualquer espécie de comparação nos últimos anos, antes e depois da entrada deste Conselho Directivo".

Nuno Barbado, do Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Elvas, é também do pelouro do desporto da câmara municipal da sua cidade e hoje até teve de faltar à chegada da corrida internacional que liga Elvas a Badajoz – só esteve na partida –, para poder estar presente no Pavilhão João Rocha. "14 de Janeiro de 1992 foi a data que mudou a minha vida. Aquilo que se mistura na minha vida é a família e o Sporting CP, sendo que o Clube foi a família que escolhi aos 12 anos. Nesse dia, o meu pai Joaquim fez-me esta surpresa (também ele se fez Sócio no mesmo momento) e tenho todos os meus cartões de Sócio guardados. Aliás, cinco dias depois vim ver o meu primeiro jogo ao vivo: Sporting CP-FC Porto".

Também Fernando Fernandes (kickboxing) e Ricardo Guerreiro (departamento de núcleos e expansão) receberam as suas distinções.

No final das mais de quatro horas de cerimónia – na qual o Presidente posou juntamente com todos aqueles que não quiseram perder a oportunidade de registar o momento com o líder máximo –, Bruno de Carvalho chamou ao palco todos os se mantiveram até ao final para a foto de família.