Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

"Rumo não muda com a saída de Keizer"

Por Sporting CP
04 Set, 2019

Frederico Varandas explica aposta em Leonel Pontes e perfil do novo treinador

O presidente do Sporting Clube de Portugal, Frederico Varandas, falou sobre as mudanças no comando técnico da equipa principal de futebol e do mercado de transferências numa entrevista à Sporting TV.

Saída de Marcel Keizer
“Entendemos que o ciclo se fechou, mas é importante – e justo –, relembrar como o Clube estava em Novembro de 2018. Nenhum treinador quer vir para um clube se não sentir estabilidade, mas Keizer aceitou vir e cumpriu a missão. Venceu dois títulos importantes. Tínhamos a expectativa que a equipa de Keizer continuasse a crescer no Sporting CP, mas a Supertaça marcou-nos muito e sentimos que a confiança de Keizer baixou e que isso passou para o grupo. A sensação que tínhamos é que, independentemente da qualidade do adversário, a equipa podia fazer um jogo muito bom ou muito mau. Não sentíamos a equipa com confiança e, por isso, achámos que era altura de mudar o ciclo. Nada teve a ver com o jogo com o Rio Ave FC. Muita gente diz que devia ter saído no final da época, mas eu pergunto se alguém despediria um treinador que tinha acabado de vencer uma Taça da Liga e uma Taça de Portugal naquelas condições. Tenho a certeza que não.”

“Não abdicamos da estratégia e do rumo desportivo deste Clube e isso jamais pode mudar com a saída do treinador. A estratégia e o rumo são exactamente os mesmos que estavam com Keizer: uma aposta forte na formação com o recurso a contratações cirúrgicas. Esta é a nossa linha, que aposta muito na formação, e isso não muda. A estrutura está montada, é altamente profissional e com objectivo que tem rumo e estratégia.”

Aposta em Leonel Pontes
“Leonel Pontes não tem prazo, tem uma tarefa. E depois cá estaremos para tomarmos as decisões que tivermos de tomar. Não foi escolhido para treinador dos sub-23 por acaso, tem muitos anos de formação do Sporting CP, conhece muito bem o futebol português e a realidade e a estrutura do Clube. É um homem da casa, conhece a Unidade de Performance, o Gabinete de Observação e o Departamento médico e, acima de tudo, é um treinador português. Isso é importante e em Novembro também era, mas, mais uma vez, volto a dizer que muitas vezes a falta de estabilidade afasta projectos que gostaríamos de ter.”

Perfil do novo treinador
“Não pode ter medo de apostar na formação porque este vai ser o futuro do Sporting CP. Não vou dizer que vamos viver em exclusivo da formação, mas essa será a nossa principal aposta. Tem de ser um treinador competente, que aposte na formação e que, obviamente, tenha resultados.”