Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Museu Sporting integrado na Rede Portuguesa de Museus

Por Sporting CP
21 Nov, 2022

Credenciação reconhece competência na gestão do património desportivo nacional

O Museu Sporting tornou-se o primeiro museu nacional de desporto a integrar a Rede Portuguesa de Museus (RPM). O anúncio foi feito esta tarde no Centro Cultural de Belém, à margem do encontro de museus da RPM, que contou com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, e do director-geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos.
 
Esta credenciação, que foi entregue a um total de nove instituições museológicas, vem premiar a competência e responsabilidade demonstradas pelo Museu Sporting na gestão do património desportivo ao longo dos últimos 18 anos, bem como a sua valorização, protecção e divulgação.  
 
“É um momento muito importante de reconhecimento dos padrões de qualidade do Museu Sporting e de como estamos a trabalhar bem e a desenvolver boas práticas que são reconhecidas entre pares. Significa ainda o reforço do papel do Sporting CP na defesa do património desportivo nacional, o contributo do Clube através do seu Museu e de todo o trabalho que desenvolve com a comunidade Sportinguista”, começou por sublinhar Isabel Victor, directora do Museu Sporting que esteve presente na cerimónia, em declarações prestadas à Sporting TV.  
 
“É a afirmação de que desporto é cultura, talento, arte e ciência, porque agora fazemos parte de uma rede que congrega 165 museus. O Museu Sporting é inovador, pois é o primeiro museu de clubes a fazer parte desta rede, o único de temática desportiva. Abre-se agora uma nova etapa e para nós é uma valorização muito grande. Além disso, estamos muito gratos ao Sporting CP e a esta direcção pela compreensão demonstrada, pela liberdade que nos tem dado para trabalhar e pelo reconhecimento que tem do papel do Museu, que é cada vez maior”, reforçou.
 
 
Também André Bernardo, vice-presidente do Conselho Directivo do emblema verde e branco, esteve presente na cerimónia e fez questão de endereçar os “parabéns” a todos os envolvidos.
 
“Este é um certificado que credencia o óptimo trabalho que a equipa do Museu Sporting tem feito. É uma marca e um passo muito importante para o Sporting CP e para o desporto nacional, pois é o primeiro e único museu de clubes a entrar na RPM. É um motivo de orgulho e um marco importante também para o projecto e ambição que queremos que o Museu tenha nos próximos anos dentro do universo Sporting CP”, afirmou o responsável, destacando o trabalho realizado.
 
“Estamos a fazer um investimento importante em termos de capital humano e fica aqui o compromisso de que o Museu Sporting faz parte da estratégia nuclear do Sporting CP. Temos um projecto de Cidade Sporting que é desenhado segundo o conceito de um museu e faz parte do nosso património, história e capacidade de transmitir às diferentes gerações aquilo que o Sporting CP foi, é e o que queremos que seja. O Museu é fundamental no papel de revisitar a memória colectiva e de projectar a nossa imaginação para o que queremos que seja o futuro”.
 
De referir que a Rede Portuguesa de Museus tem como objectivos a valorização e a qualificação da realidade museológica nacional, a cooperação institucional e a articulação entre museus, a descentralização de recursos, o planeamento e a racionalização dos investimentos públicos decorrentes da aplicação de fundos comunitários em museus e, ainda, a difusão da informação.