Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Atletas Leoninos elaboram e entregam cabazes no Lumiar

Por Sporting CP
26 Mar, 2024

Acção de responsabilidade social na Junta de Freguesia

Os futebolistas Fátima Pinto, Luís Neto e Iván Fresneda e o futsalista Rafa Félix estiveram, nesta terça-feira, na Junta de Freguesia do Lumiar (JFL) a ajudar na elaboração e entrega de cabazes alimentares a habitantes desta freguesia, em mais uma acção de responsabilidade social promovida pelo Sporting Clube de Portugal e pela Fundação Sporting.

Este género de acções têm sido realizadas mensalmente junto de parceiros sociais do Clube e da Fundação e, neste mês de Março, a escolha recaiu na freguesia, em particular na Junta de Freguesia, na qual a sede do Sporting CP está inserida, aproveitando o facto de a JFL ser uma freguesia diversificada e se estar a celebrar a Semana para a Eliminação da Discriminação Racial.

Assim, assente na ideologia de promover uma sociedade mais equitativa e combater a discriminação racial, reduzindo as desigualdades sociais e alimentares, os atletas Leoninos arregaçaram as mangas e fizeram eles próprios os cabazes e depois entregaram-nos aos lumiarenses que foram aparecendo naquela faixa horária.

Actualmente a JFL ajuda 115 famílias, entregando-lhes bens alimentares e produtos de higiene, e esse trabalho é feito quer por colaboradores da JFL, quer por voluntários.

O processo é simples e acaba por fazer uma grande diferença junto de pessoas mais carenciadas e como a Fundação Sporting está sempre atenta a causas assim, entregando inclusivamente bens alimentares e produtos de higiene à JFL, desta vez quis ir mais além, ajudando presencialmente no apoio a estas famílias.

Luís Neto aplaudiu esta acção, que o fez sair da ‘bolha’ onde, por norma, estão os desportistas. “Claramente que o nosso foco está no futebol, sobretudo quando jogamos de três em três dias, e, por isso, por vezes, escapa-nos um bocadinho este tipo de realidade, mas é muito bom estarmos aqui e sermos colocados com os pés bem assentes na terra, percebendo que existe mundo para lá daquele em que nós vivemos, que é essencialmente desportivo, ao mesmo tempo que ganhamos uma certa humanidade”, afirmou.

Iván Fresneda partilhou das ideias do experiente central, referindo: “Nós atletas profissionais acabamos por ser uns privilegiados, porque não temos este tipo de problemas, por isso acho que é importante para nós vir a este tipo de acções porque, quanto mais não seja, ajuda-nos a perceber que há outras realidades e ao mesmo tempo a dar visibilidade a estas iniciativas”.

Por sua vez, Fátima Pinto, que esteve praticamente o tempo todo desta acção a fazer os cabazes na companhia do pequeno Pedro, atleta dos trampolins do Sporting CP que é filho de uma colaboradora da JFL, além de dar conta da importância destas acções, mostrou-se inclusive disponível para o fazer a título particular.

“Foi giro perceber como é que funciona tudo e como é que eles se organizam aqui, assim como é sempre bom poder ajudar outras pessoas. Quero dar os meus parabéns à JFL pelo trabalho que faz e, como gosto de ajudar, também me disponibilizei para dar uma mãozinha sempre que quiserem”, disse a atleta verde e branca, com Rafa Félix a elogiar também o trabalho da Junta da freguesia na qual reside, assim como o Sporting CP: “É sempre bom fazer o bem e perceber que todos nós podemos ajudar as pessoas mais necessitadas. Vivo nesta freguesia e por isso gostei ainda mais de estar aqui. Senti-me bem a ajudar os ‘meus’ e também é muito bom perceber que faço parte de um clube que preza tanto a ajuda ao próximo”.

“Esta iniciativa realizou-se no âmbito da Semana para a Eliminação da Discriminação Racial e aquilo que nós quisemos, além de ajudar no trabalho que aqui é feito, foi contribuir para a redução das desigualdades sociais, bem como, no caso, alimentares. Lançámos o desafio aos atletas e eles aqui estiveram a ajudar, não só na distribuição, como na elaboração dos cabazes”, começou por dizer, Inês Maia Sêco, directora-executiva da Fundação Sporting. “Estamos inseridos nesta freguesia, somos parceiros de longa data, temos realizado várias acções e esta foi mais uma que gostámos muito de fazer. Sentimo-nos sempre em casa aqui e, sabendo que o desporto em si tem esta mais-valia de mover multidões, queremos continuar a realizar este género de acções”, acrescentou, com o presidente da JFL a manifestar-se igualmente muito satisfeito com a colaboração do Sporting CP.

“Para nós é muito importante contar com o Sporting CP e a sua Fundação nas nossas iniciativas. É uma parceria de há muito tempo e que nós, naturalmente, acarinhamos. Hoje a colaboração fez-se nesta acção de distribuição de bens de primeira necessidade às pessoas mais carenciadas e acabou também por ser importante para lá disso, porque foi como um reconhecimento para o trabalho destas pessoas”, disse Ricardo Mexia, referindo que a JFL conta com a Fundação Sporting e vários cidadãos anónimos para conseguir estes bens, que depois entrega, e que essa ajuda pode ser feita por todos: “Seja na oferta de bens, seja na elaboração e distribuição dos cabazes, todos aqueles que tenham disponibilidade, tempo e interesse em colaborar para estas múltiplas iniciativas são, naturalmente, bem-vindos”.