Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

André Pinto e Bragança visitam escola de Alcochete

Por Jornal Sporting
18 Out, 2018

Atletas partilharam a sua experiência com os mais novos

Para as crianças da Escola Básica El Rei D. Manuel I, em Alcochete, esta quinta-feira não foi um dia de aulas normal. De visita estavam André Pinto e Daniel Bragança, jogadores do Sporting CP, que marcaram presença num espaço em que muitos atletas leoninos fazem a formação escolar – incluindo o próprio médio dos sub-23.  A conciliação da vida de futebolista com os estudos foi um dos temas em destaque, mas não faltaram as perguntas sobre a realidade do Clube. Com a pureza habitual das crianças, todos queriam saber quantas vezes treinavam, quando começaram a jogar e até quando tiveram o primeiro patrocínio.



Daniel Bragança e André Pinto raramente discordaram, reforçando a necessidade de ir atrás dos sonhos. “É uma iniciativa de louvar. Para os miúdos é uma alegria e para nós foi um gosto estar aqui, com a particularidade de ser em Alcochete, onde os jovens atletas do Sporting CP estudam. Esperamos que tenham gostado e que sirva para continuarem a estudar”, deseja o central. De regresso a uma casa que bem conhece, o médio mostrou-se orgulhoso por poder contar o seu percurso aos alunos. “Acho que é muito importante esta proximidade do Clube com estes miúdos. Já estive do lado deles e gostava muito. Para mim, é um privilégio estar deste lado e passar algumas mensagens”, admitiu. Daniel Bragança é mesmo um caso de sucesso, tanto no futebol como na escola. “A mensagem que quis passar é que, apesar das adversidades para conciliar a escola e o futebol, nunca desisti. Consegui acabar o 12.º ano e agora penso em inscrever-me na universidade”, revelou.

João Paulo, professor do gabinete pedagógico da Academia Sporting, esteve presente na sessão de questões e acredita que este tipo de acções pode mudar o pensamento dos jovens. “Esta iniciativa, que não fica só por aqui, tem o patrocínio do Presidente Frederico Varandas. No fundo, insere-se numa filosofia nossa, que passa por trazer o mundo do futebol à escola. Na escola têm a ideia de que o futebol é o que leem nos jornais e às vezes não é isso. Aproximarmos os atletas dos miúdos desmistifica essa ideia”, explicou.



A Escola Básica El Rei D. Manuel I é um aliado de longa data do Sporting CP, pela forma como contribui para a evolução pessoal dos jogadores. “Temos este trabalho desde o início, que é sermos quase como um só com a escola. Temos casos de atletas que chegam a estar dois meses sem frequentar as aulas e a escola faz um esforço para os ajudar a compensar esse tempo perdido. Todas as iniciativas que nos aproximem são boas”, assumiu.

Neste momento, o Clube verde e branco tem 55 atletas nesta escola, trabalhando para colher os frutos mais tarde. “Há dias estávamos a assistir a um jogo da equipa de sub-23 e sete jogadores eram da formação do Sporting CP. Desses sete havia cinco que têm o 12.º ano ou que estão na universidade. Há vários que têm essa aspiração. Continuam a fazer a sua formação pessoal, independentemente do êxito no futebol”, rematou. Mais tarde, quando a carreira terminar, a aplicação de Daniel Bragança e de muitos outros pode ser fundamental para uma nova etapa.